top of page

TURISMO

  • w-googleplus
  • w-tbird
  • w-facebook
Revista Fanzine - Festival de Inverno de Monte Verde

06.2015​

Terceiro Festival de Inverno em Monte Verde

04 a 25 de julho acontece a terceira edição do Festival de Inverno de Monte Verde

 

Em julho acontece a terceira edição do Festival de Inverno de Monte Verde, distrito localizado em Camanducaia, no sul de Minas Gerais. O evento contará com uma programação repleta de apresentações de cameratas, orquestras de violas, danças folclóricas e shows de música popular brasileira.

 

De acordo com Gustavo Arrais, Presidente da AHPMV – Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde, a novidade deste ano será as atividades itinerantes ao longo da Avenida Monte Verde e por tradicionais pontos turísticos da vila. “Estamos muito entusiasmados com essa terceira edição do Festival. Além das apresentações musicais, o público poderá participar de oficinas culturais de dança e de artes plásticas, tudo gratuitamente”, comentou.

 

A Orquestra Filarmônica Caieiras Melhoramentos, regida pelo maestro Luiz Crema, fará um concerto-tributo em homenagem a Raul Seixas será a responsável pela abertura do festival. Durante a programação do evento haverá a presença inédita do grupo letão Tarkšķi, que toca instrumentos musicais como viola, kokle, flauta, íitaras, bandolim e gaita. “É uma homenagem ao fundador de Monte Verde, Verner Grinberg, que veio da Letônia para o Brasil em 1913”, lembra o presidente da AHPMV.

 

Com apresentação da Companhia Melhoramentos, o Festival de Inverno de Monte Verde é realizado pela Prefeitura Municipal de Camanducaia, Subprefeitura de Monte Verde e Secretaria Municipal de Turismo, e apoiado pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), Associação Comercial de Monte Verde (ACMV), Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV) e Comissão Comunitária de Eventos de Monte Verde.

 

Confira a programação completa do Festival de Inverno de Monte Verde:

 

04/07 Orquestra Filarmônica Melhoramentos Caieiras (Caieras)

04/07 Grupo Tarkšķi (Letônia)

 

05/07 Workshop de música e dança com Grupo Tarkšķi (Letônia)

 

09/07 Apresentação de dança da ABMV e Violinos de Monte Verde

 

11/07 Orquestra de Violas, Grupo Ponteio (Pouso Alegre)

11/07 Banda de Gaita de Folis Brasil Calidônia (São Paulo)

 

12/07 Oficina de artes com Paula Bars “Vasos Anti-Dengue com Garrafa PET”

 

18/07 Chico Ceará (Sanfoneiro de Pouso Alegre)

18/07 Mari Salvaterra e Banda (São Paulo)

 

19/07 Oficina com Tiago Mentor “Pintura com Terra”

 

25/07 Banda da PM de Minas Gerais

25/07Francis Rosa (São Paulo)

 

 

Revista Fanzine - São Pedro Adventure

Foto: Patricia Oliveira

03.2015​

Aldeia Tehuhungu 

Visite a Aldeia Pedra e se encante com  a cultura nativa e as belezas do Alto do Xingu

 

A Aldeia Pedra ou Aldeia Tehuhungu, na língua caribe, está localizada no alto Xingu, nas imediações de um dos braços do Rio Xingu, o rio Kuluenne.

 

Há nesta e nas aldeias vizinhas muitos índios que ainda não falam o português. Em aldeias maiores, podemos encontrar escolas onde as crianças são alfabetizadas em português, porém, os mais velhos quase não falam nossa língua. De maneira geral, cada etnia preserva sua língua e alguns dialetos ainda em sua forma original e pura.

 

A região, de fauna e flora muito ricas, possui várias espécies de peixes, como a pirarara, piranha, arraias e outros animais como, tartarugas e jacarés, etc… O índio do Xingu tem como base da sua alimentação, a mandioca, que é consumida em forma de mingau como bebida; tapioca e farinha de mandioca que acompanham o peixe. Em outras ocasiões, eles também caçam  animais nativos.

 

O visitante fará os mais belos passeios de barco ao longo do Rio Xingu onde poderá observar maravilhosas paisagens, flora e fauna locais; o nascer e o pôr do sol e toda a magia e riquezas que o rio oferece. Ele terá também a rara oportunidade de vivenciar o dia a dia numa aldeia indígena, observar sua cultura, artesanatos, culinária, cultos e cerimônias, sua mitologia em todo o seu esplendor.

 

A vida na Aldeia Tehuhungu decorre de maneira tranquila. O dia começa ao raiar do sol e as índias logo  dão início às rotinas diárias, seja colhendo mandioca ou preparando a mandioca já colhida anteriormente. Elas passam o tempo trabalhando com artesanato e preparando a comida do dia. Há também  as danças comemorativas, de agradecimento, festividades e lutas, e dependendo do motivo da dança ou da festividade, os nativos passam o dia se preparando para ela.

 

Sendo uma honraria tradicional aos visitantes das aldeias, eles recebem as pinturas típicas de cada etnia. A tinta usada é derivada da fruta do jenipapo e do urucum e são preparadas na hora.

 

Os homens das tribos são os responsáveis pela caça e pesca e o fazem pela manhã ou ao final da tarde. A caça do dia é compartilhada entre as famílias e a mandioca se faz muito presente entre eles, pois além de ser a base da alimentação indígena, é também é usada como um regalo por ocasião de visitas, como a tapioca (beiju). A bebida em forma de mingau de mandioca é oferecida aos visitantes nas diversas aldeias como uma oferenda de boas vindas e se houver rejeição por parte do visitante, isto é considerada uma grande ofensa à tribo.

 

O principal meio de comunicação entre aldeias indígenas é o rádio amadorismo e cada aldeia possui um desses equipamentos. É comum usarem o equipamento para se manterem informados das notícias da região. Para isso, ligam o rádio para ouvir as intercomunicações entre aldeias.

 

Os homens se comunicam com pequenos gritos, que passam um ar de alegria, podendo ser pela manhã, indicando que tal família está acordada, ou a qualquer hora do dia para quebrar o silêncio. As crianças correm soltas e gostam muito de brincar. Os índios se banham no mínimo 3 vezes ao dia no rio e as índias mesmo sem shampoo e condicionador têm os cabelos lindos, brilhantes e sedosos!

 

Ao escurecer, as famílias se recolhem e começam o preparo do jantar, que pode ser numa grelha improvisada ao ar livre ou dependendo do tempo, dentro da própria oca.

 

Alguns hábitos do homem branco já estão fortemente incorporados à rotina do Índio. Um deles é o futebol. Existe até um campeonato profissional entre as aldeias e já faz parte do cotidiano jogar uma pelada, chamando o pessoal de aldeias vizinhas pelo radio.

 

Entre utensílios típicos do homem branco que já estão incorporados na vida indígena temos o barco a motor, o sabonete, o anzol, lâminas de barbear (gilete), lanterna e materiais para artesanato, que eles adoram receber como presente. É comum a troca de presentes e ao final da visita cada família presenteia o visitante com uma lembrança feita por eles. Pedimos aos visitantes que tragam materiais biodegradáveis e que todo o lixo não biodegradável produzido seja levado de volta e descartado adequadamente na próxima cidade. Uma vez que o Índio tem o hábito de queimar o próprio lixo, detritos não biodegradáveis irão poluir o ambiente.

 

O visitante fará os mais belos passeios de barco ao longo do Rio Xingu onde poderá observar maravilhosas paisagens, flora e fauna locais; o nascer e o pôr do sol e toda a magia e riquezas que o rio oferece. Ele terá também a rara oportunidade de vivenciar o dia a dia numa aldeia indígena, observar sua cultura, artesanatos, culinária, cultos e cerimônias, sua mitologia em todo o seu esplendor.

 

Acesse o site da aldeia entre em contato com os nativos para agendar uma visita e desfrutar desta experiencia única de conviver com os povos da nossa sagrada terra.

 

aldeiatehuhungu.com.br

 

 

 

 

Revista Fanzine - São Pedro Adventure

08.2014​

São Pedro Adventure promete muita ação 

Esse evento inicia de 29 de agosto e envolve diversas modalidades esportivas 

 

Numa parceria entre a Prefeitura municipal, o Rotary Club São Pedro, hotel Fazenda São João e Unimed Piracicaba, começa na próxima sexta-feira, 29 de agosto o São Pedro Adventure.

Para marcar a abertura, na praça da Matriz, shows musicais, slackline, balonismo e escalada abrem o circuito. Cerca de 1.200 competidores devem participar dos campeonatos. 

Segundo a Secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Clarissa Quiararia, o São Pedro Adventure é um projeto idealizado pelo Rotary Club São Pedro que foi carinhosamente analisado e apoiado pela prefeitura desde 2013. “Foram mais de três meses de reunião e discussões para definirmos cada detalhe e modalidade de competição deste ano. Nossa cidade tem uma enorme vocação para esse segmento de turismo de aventura. Além disso, a estrutura hoteleira e gastronômica, atende todas as necessidades exigidas para o evento”, declarou.

 

Programação do São Pedro adventure

29/08 - Abertura – Praça Matriz – Paredão Escalada – Slackline – Balão - Show Musical 

30 e 31/08 – 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Indoor Off-Road – Centro de Exposições e Eventos “Jacinto José Favaro”

06 e 07/09 – 1ª. Copa Independência de Motocross – Centro de Exposições e Eventos “Jacinto José Favaro” 09 

14/09 – 5ª Etapa Copa Interior de Triathlon e Duathlon – Parque Maria Angélica

20/09 e 21/09 – Apresentações de Highline, Longline, Waterline e Trickline com oficinas de Slackline para iniciantes – Parque Maria Angélica

21/09 – Mountain Bike – 1º GP São Pedro de MTB “Mega Rachão” – Parque Marcelo Golinelli 

27 e 28/09 – SkateBrothers Downhill Classic , etapa do mundial – Descida da Rua Maestro Benedito Quintino (em frente ao São Pedrão)

27/09 – Final do Circuito Paulista de Canoagem Slalom Dual em Água Parada – Parque Maria Angélica

Revista Fanzine - Monte Verde

07.2014​

Geada muda paisagem de Monte Verde 

Distrito do sul de Minas recebe turistas no inverno em busca de romance

e esportes de aventura

 

O distrito de Monte Verde, cercado pela Serra da Mantiqueira, no sul de Minas, amanheceu coberto por uma fina camada de gelo nesta sexta-feira (1 de agosto). Os termômetros marcaram 3°C durante a madrugada, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

 

Monte Verde é um destino bastante procurado no inverno por causa das baixas temperaturas, principalmente por casais, por conta do clima romântico. Os campos ficaram cobertos de branco nesta manhã e surpreenderam moradores e turistas.

 

A previsão aponta que a próxima noite também pode ter temperaturas perto de zero: são esperadas temperaturas oscilando no sábado (2); e 22º (máxima) e 8º C (mínima), no domingo (3).

 

Monte Verde possui 180 hotéis e pousadas em ambiente aconchegante e também é destino para ecoturismo e a prática de esportes ao ar livre.A culinária mineira é outra atração de Monte Verde, quando o inverno favorece o consumo de pratos quentes.

 

Um dos hotéis que vale a pena conhecer é o Cabeça de Boi. Uma parada obrigatória para quem visita Monte Verde. Os hóspedes se deliciam com pista de patinação, paintball, piscinas coberta e aquecida, trenzinho turístico, pedalinho, mini fazenda e muito mais! O Hotel Cabeça de Boi fica na Rua da Mantiqueira, 1237, Centro, Monte Verde. Informações: (35) 3438-1311.

 

Outro lugar imperdível é a Fazenda Radical para fazer o passeio da Mega Tirolesa, administrada pelo casal Roberth e Eliana. São duas tirolesas, que proporcionam minutos de intensa adrenalina, com gostinho de “quero mais”. Méritos aos administradores: os que topam a aventura da tirolesa assinam termos de responsabilidade, são obrigados a colocar os equipamentos de segurança – todos muito bem testados – e de higiene. São detalhes que fazem toda a diferença!

 

Monte Verde é viver uma série de experiências: respirar o ar puro das montanhas, usufruir um contato muito próximo da natureza, provar sabores sofisticados e lançar-se em aventuras repletas de emoção. Tudo isso fica ainda muito melhor com o friozinho das montanhas, o crepitar da lareira e, principalmente, uma boa companhia. Assim, fica difícil resistir.

 

Aproveite a volta do friozinho... visite Monte Verde! Encante-se, aventure-se... apaixone-se!

Revista Fanzine - Monte Verde

05.2014​

Friozinho de volta... que tal Monte Verde?

Entre montanhas e boa comida, este é um dos destinos mais procurados nos dias frios

 

Na época mais romântica e aconchegante do ano, muitos casais procuram lugares tranquilos e longe da correria das grandes cidades para curtir o inverno de uma maneira especial. Serras e montanhas são muito procuradas, não só pelo friozinho, mas também pela gastronomia que fica ainda mais elaborada nesta época do ano.

 

Próxima às grandes capitais do sudeste e em plena Serra da Mantiqueira, Monte Verde é uma cidade que recebe casais apaixonados o ano todo. O clima de paixão não está somente na arquitetura inspirada nas frias cidades europeias, mas também nas diversas pousadas da cidade, que oferecem serviços exclusivos, como lareiras e banheiras de hidromassagem em quase todos os quartos. O pequeno distrito de Camanducaia, a apenas 27 quilômetros de distância, também acolhe os casais aventureiros, com atividades radicais como tirolesa, boia-cross e passeios de avião e a cavalo.

 

Monte Verde é ideal para passar um fim de semana ou um feriado prolongado, mas o tom hospitaleiro típico do povo mineiro faz o turista ir para casa com a promessa de voltar logo, quem sabe para ficar uma semana ou então passar as férias. Afinal, há muito para se ver: morros, pedras, picos e belíssimas casas em estilo europeu. E sem falar na gastronomia, entre tantas opções de queijos e vinhos, além de pratos tradicionais do local, como o fondue, a truta e a própria comida mineira.

 

Um dos hotéis que vale a pena conhecer é o Cabeça de Boi. Uma parada obrigatória para quem visita Monte Verde. Os hóspedes se deliciam com pista de patinação, paintball, piscinas coberta e aquecida, trenzinho turístico, pedalinho, mini fazenda e muito mais! O Hotel Cabeça de Boi fica na Rua da Mantiqueira, 1237, Centro, Monte Verde. Informações: (35) 3438-1311.

 

Outro lugar imperdível é a Fazenda Radical para fazer o passeio da Mega Tirolesa, administrada pelo casal Roberth e Eliana. São duas tirolesas, que proporcionam minutos de intensa adrenalina, com gostinho de “quero mais”. Méritos aos administradores: os que topam a aventura da tirolesa assinam termos de responsabilidade, são obrigados a colocar os equipamentos de segurança – todos muito bem testados – e de higiene. São detalhes que fazem toda a diferença!

 

Monte Verde é viver uma série de experiências: respirar o ar puro das montanhas, usufruir um contato muito próximo da natureza, provar sabores sofisticados e lançar-se em aventuras repletas de emoção. Tudo isso fica ainda muito melhor com o friozinho das montanhas, o crepitar da lareira e, principalmente, uma boa companhia. Assim, fica difícil resistir.

 

 

Aproveite a volta do friozinho... visite Monte Verde! Encante-se, aventure-se... apaixone-se!
Revista Fanzine - Cidade de São Paulo é eleita melhor opção de viagem do Brasil no Travelers’ Choice Destinos

04.2014​

Capital paulista no topo!

Cidade de São Paulo é eleita melhor opção de viagem no Travelers’ Choice Destinos

 

São Paulo é o melhor destino brasileiro de viagem de 2014, segundo ranking divulgado hoje, dia 8 de abril, pelo portal mundial de viagens TripAdvisor. A capital paulista conquistou o primeiro lugar na sexta edição do prêmio Travelers’ Choice Destinos, posição até então ocupada pelo Rio de Janeiro, cidade que desta vez ficou com a segunda colocação, seguida por Gramado, que ocupou o terceiro lugar.

 

Para Wilson Poit, secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), que receberá o prêmio pessoalmente nesta quinta-feira (10), na sede da SPTuris, esse tipo de reconhecimento mostra que as ações de promoção e estruturação do turismo na cidade estão no caminho certo. "É uma excelente notícia para São Paulo, uma cidade que tem seus desafios como qualquer grande metrópole, mas que é criativa e cheia de atrativos, como sua gastronomia, sua oferta cultural e sua cena noturna badalada. Estamos trabalhando para mostrar cada vez mais essas facetas da capital", diz.

 

A fim de elaborar a lista, o site se baseou em milhões de opiniões e avaliações de usuários sobre atrações turísticas, hotéis e restaurantes realizadas nos últimos 12 meses. Além de ocupar o topo do ranking brasileiro, São Paulo também se saiu bem na disputa com as demais cidades da América do Sul, ficando com a terceira posição.

 

Confira a abaixo quais os melhores destinos brasileiros em 2014, e conheça também os representantes nacionais na lista latino-americana de lugares para se visitar:

 

1 – São Paulo

2 – Rio de Janeiro

3 – Gramado

4 – Salvador

5 – Florianópolis

6 – Curitiba

7 – Fortaleza

8 – Natal

9 – Trancoso

10 – Jericoacoara

 

Cidades brasileiras vencedoras do Travelers’ Choice Destinos América do Sul:

 

3 – São Paulo

4 – Rio de Janeiro

10 – Gramado

11 – Salvador

13 – Florianópolis

14 – Curitiba

17 – Fortaleza

19 – Natal

20 – Trancoso

21 – Jericoacoara

22 – Belo Horizonte

23 – Búzios

 

Revista Fanzine - SPTuris

03.2014​

SPTuris lança Dicionário de Paulistanês

De olho na receptividade dos turistas durante a Copa do Mundo,

São Paulo cria guia com gírias e expressões

 

Faltando pouco mais de quatro meses para o início da Copa do Mundo de Futebol no Brasil e com o objetivo de melhorar ainda mais a receptividade dos turistas que vêm para a capital paulista, a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos que dá suporte à Secretaria Especial para Assuntos de Turismo da Prefeitura de São Paulo) acaba de lançar o Dicionário de Paulistanês.

 

Trata-se de um compilado bem-humorado e descontraído de palavras, gírias e expressões faladas na cidade de São Paulo, que servirá como guia para turistas, visitantes e até mesmo para moradores.

 

Ao todo, o Dicionário de Paulistanês possui mais de 150 palavras acompanhadas de foto, além de tradução em inglês e áudio, típicas da fala do paulistano. Em cada verbete também há exemplos de uso em situações do cotidiano informal.A maioria dos vocabulários do paulistano é proveniente da diversidade cultural e de costumes encontrados na cidade, conhecida pela característica cosmopolita. Há influência dos quatro cantos do Brasil e do mundo, como o “bafão” originário do francês “basfond”, o “best” do inglês “best-friend” ou o “C” do português “vossa mercê”.

 

Balaio linguísticoAssim como em outras cidades brasileiras a “carne seca” é chamada de “charque” ou “jabá”, em São Paulo é possível aprender o significado de palavras como “sinal”, que vira “farol” para indicar a sinalização de trânsito, o “meio-fio” ou também “guia” da calçada, e o “totó”, clássico jogo de futebol de mesa apelidado de “Pebolim” em paulistanês, entre muitas outras.Na seção de “Gastronomia”, os curiosos poderão descobrir como é chamado, em São Paulo, uma bergamota, um pão com manteiga ou assado no forno. O público vai saborear o significado de “geladinho” (o chupe-chupe) e compreender o que é comer um “virado à paulista”, uma “mistura” ou tomar um “pingado”.

 

Além de um glossário completo da linguagem “paulistânica” e de um rico cardápio gastronômico, há também algumas regras ortográficas e fonéticas em “Mania de Paulistano”. Um exemplo é o fenômeno da supressão do “r” em verbos no infinitivo, como “eliminá” em vez de “eliminar”, ou ainda expressões tradicionais com discordância verbal, como visto na célebre frase “Um chopps e dois pastel”.

 

Os diferentes sotaques de São Paulo, como o italiano do bairro do Bixiga, o sírio-libanês da região da Rua 25 de Março, o coreano do Bom Retiro ou o boliviano do Pari, entre outros, não poderiam estar de fora e podem ser encontrados em “Dialetos da Cidade”.

 

Por fim, conversas corriqueiras do dia a dia, que a princípio parecem complicadas de serem compreendidas por quem é de fora, são facilmente explicadas em “Traduções”. Ficou curioso? Então, não fique “boiando” e corra para Dicionário de Paulistanês. E aproveite porque está “na faixa”.

 

Os interessados também podem contribuir e enviar sugestões de novas palavras, gírias e expressões para que o conteúdo do glossário seja colaborativo e o mais completo possível.

 

O Dicionário de Paulistanês está disponível em: cidadedesaopaulo.com/paulistanes

 

Revista Fanzine - Conheça os destinos mais procurados para curtir o feriado de Carnaval

02.2014

Rasgando a fantasia!

O feriado de Carnaval é o mais esperado por nove em cada dez brasileiros. Então nada mais justo que escolher o lugar da folia com muito critério

 

A praia tem um visual bonito, mas a vida noturna é fraca? Tô fora!

 

O local é agitado, mas os restaurantes deixam a desejar? Nem pensar! 

 

Estrutura de primeira e praias de segunda? Já foi cortado da lista!

 

Pensando em cada detalhe importante para o seu Carnaval, separamos os melhores lugares para você curtir esse feriadão numa boa:O Rio de Janeiro é de longe um dos destinos mais procurados neste feriado.

 

Além dos desfiles das escolas de samba mais famosas do país, a capital fluminense tem suas ruas tomadas por foliões no Carnaval, com mais de 400 blocos no agito.

 

Salvador (BA) tem um dos carnavais mais tradicionais do país.

 

Em média, são mais de 2 milhões de foliões, espalhados em 25 quilômetros de avenidas, ruas e praças da cidade.

 

Recife(PE)... ah que terra linda!

 

Muito frevo e agitação na capital pernambucana, com os mais de 20 trios elétricos que fazem a folia no Carnaval.

 

Recife também é terra do maior e mais famoso bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada. E Olinda? Nada de axé e samba por lá!

 

Os ritmos que embalam a festa de Olinda são o frevo e o maracatu.

 

A cidade pernambucana também é conhecida pelos bonecos gigantes, vestidos com as mais diferentes e criativas fantasias.

 

Ouro Preto (MG) tem como foco o público universitário, já que eles têm lugar cativo na festa de rua de lá. Os blocos dos estudantes sambam no embalo do axé pelas ruas da cidade mineira.

 

Diamantina (MG), mesmo com suas ruas estreitas e casarões antigos da cidade, a multidão dança e canta o Carnaval.

 

De dia o destaque são os blocos caricatos, e à noite quem comanda a batucada toma conta com mais grupos agitando a galera.

 

Florianópolis (SC) fica tomada pelos blocos de Carnaval de Rua.

 

Para aqueles que preferem ambientes fechados, os clubes da cidade também realizam festas temáticas do feriado, ao embalo de sambas-enredo, marchinhas e ritmos nordestinos como frevo e axé.

 

Balneário Camboriú (SC) organiza uma festa de Carnaval grande todos os anos, com diversos shows e eventos na beira da praia.Porto Seguro (BA) tem cerca de trinta costas diferentes.

 

Essa é a quantidade, aproximada, de praias que o município, ou seria praia, de Porto Seguro oferece aos seus turistas.

 

Fora as praias, tem uma farta opção de coisas para fazer como esportes radicais e visitação a centros históricos, além de uma forte vida noturna.

 

Em Fortaleza (CE) a agitação toma conta das ruas, com muita animação junto aos milhares de foliões que visitam esse lugar mágico!

 

 

 

 

Revista Fanzine - Gaia - Pelos Caminhos dos Deuses

09.2013​

Gaia um grande exemplo de vida  

Conheça a história de Miragaia, de 80 anos, de rodou mais de 150 países de motocicleta

 

"Eu não tenho medo de nada. O medo trava as pessoas. Tenho 80 anos e percorri mais de dois milhões de quilômetros por 150 países com uma moto. e esse ano ainda percorro a África. De moto". Essas foram as palavras do grande Miragaia, que estava presente no Monte Verde Bike Fest, autografando seus livros e ensinando às pessoas o quanto é bom viver! 

 

E a redação da Revista Fanzine teve a honra de entrevistar esse grande aventureiro. Para nós, foi um prazer, pois as situações por ele vividas são interessantíssimas, provenientes de lugares selvagens, desde as regiões árticas ao norte do Alasca até as últimas terras austrais do continente sul-americano, ao sul de Ushuaia, em La Pataya, como também em todo o Continente Asiático, nos principais países Oceânicos e em toda Europa.

 

Toda a aventura de Miragaia começou quando tinha 17 anos. "Moto é uma paixão. percorri todos esses quilômetros e aconselho as pessoas a sempre fazerem o que gostam. Sem medo, porque o medo trava as pessoas". 

 

Miragaia René Angelino, ou simplesmente Gaia, é advogado, jornalista, publicitário, empresário, palestrante e escritor. Não bastasse este monte de profissões, ele já percorreu mais de dois milhões de quilômetros de estradas (e outros caminhos) do mundo com sua moto. Sua meta é contornar, isto mesmo, contornar todos os continentes da terra, tendo ou não estrada para fazê-lo. 

 

"Não há um lugar melhor ou pior, não há o preferido. Todos os lugares que conheci... cada um tem sua magia e o seu encanto. O segredo do aventureiro é conviver com as diferenças e pra isso tem que ser uma pessoa humilde. Quantas vezes as pessoas falavam pra mim: 'Você é louco! Vai sozinho atravessar a selva amazônica? Os índios vão te comer vivo'. Mas eu digo e repito: foram eles que me tiraram da selva quando me perdi; fiquei 22 dias perdidos e eles que me salvaram! Sabe, você acaba acreditando na bondade humana. Quantas vezes me perdi no deserto e quem me salvou? As pessoas mais humildes... elas que me salvaram a vida", explica Gaia. 

 

Questionado sobre o posicionamento da família nessas aventuras, ele comenta: "Quando meus filhos eram pequenos, eu fazia viagem mais rápida; mas quando eles cresceram e passaram a cuidar dos negócios eu fui me aventurar". E por falar em aventura, Gaia não titubeia e revela que pretende, ainda este ano, viajar para a África. "Sabe, eu, com 80 anos, não posso deixar o tempo passar mais. Tenho que pensar rápido. Então... pretendo ir pra África ainda esse ano sim. 

 

 

Para finalizar, Gaia deixa um exemplo de vida para todos nós. "Não importa a idade que tenha. A alma e o espírito têm que ser jovens. Eu brinco que daqui há 30 anos, eu vou morrer com 18 anos de idade. Pessoal, invista em si mesmo". É isso aí! 

 

Revista Fanzine - MD Gestão

05.2013​

Evento da MD Gestão é sucesso em Atibaia

I Master Series Hotelaria, gastronomia e alimentação fora do lar

reuniu grande público

 

Entre os dias 27 e 28 de maio, o Hotel Fazenda Hípica Atibaia foi sede de um grande evento: o I Master Series Hotelaria, gastronomia e alimentação fora do lar, promovido pela MD Gestão, empresa prestadora de serviços voltada para a gestão empresarial.



A abertura do evento, dia 27, contou com a palestra de Claudio Ramirez, professor, escritor, consultor de gestão empresarial e atua há mais de 20 anos na educação e 17 anos como palestrante. Com uma dinâmica incrível, conduziu a palestra de forma leve e divertida, fazendo com que os participantes interagissem no momento em que aprendiam como conquistar o seu cliente.



Após a palestras, os participantes puderam degustar de um delicioso coquetel preparado especialmente pelo renomado chef Luciano Macri, colaborador da TV Gazeta e TV Bandeirantes como chef executivo.

A presença de Osmar Santos com sua vernissage também foi um espetáculo à parte do evento. Palmas aos organizadores.



O ciclo de palestras continuou na terça-feira, dia 28, com dinâmicas dirigidas pelo chef Luciano Macri, que tratou de efeitos da sazonalidade; João José Correia, com a palestra sobre vendas; Caio Diniz e Adriano Silva com o evento o sucesso de seu negócio e Mauro Kaluf, que falou sobre recursos humanos no século 21.



Segundo Diego Henrique Pastro, sócio diretor comercial e consultor de Gestão empresarial da MD Gestão, esse foi um evento corporativo, voltado para interessados pelo setor hoteleiro e A&B (Alimentos e Bebidas). "Tivemos o objetivo de levar conhecimento, informações, tendências e técnicas de gestão e operacionais para profissionalização e desenvolvimento do mercado", finalizou.

Parabéns aos organizadores do evento.

 

Revista Fanzine - Zooparque Itatiba
05.2013
Zooparque Itatiba:
espetáculo de fauna e flora

Local é propício para o lazer e contato direto com a natureza

 

São 500 mil metros quadrados de fauna e flora. Seguindo uma trilha de três quilômetros – ora de terra batida – ora de paralelepípedos, não tem como não se encantar com tanta beleza.

Esse é o Zooparque de Itatiba, um dos maiores zoológicos do Brasil, que conta com cerca de mil animais oriundos do Brasil, da África, Eurásia e Austrália.


Logo na chegada, o visitante pode conferir um viveiro de cerca de 1400 m2. Entre as espécies, destaque para a arara azul gigante, tucanos, ararajuba, entre outras.

Depara-se com riachos e ilhas de mata preservada, mostrando recintos excepcionais como as “Savanas Africanas”, que conta com o maior grupo de rinocerontes do Brasil, que convive pacificamente com grous coroado, calaus corvo e avestruzes.


Os visitantes também podem ver elefantes, búfalos, hipopótamos, girafas, além de tigres de bengala, lobo guará, tamanduá bandeira, entre outros. 

Os macacos são também umas das grandes atrações. Na “lagoa do Taím” é possível observar  com cisnes, marrecos e antas; o “bosque australiano”  de pinheiros australianos abriga emús e cisnes negros.


Papagaios, Águias, Tucanos, Avestruzes, Elefantes, Girafas, Tigres, Rinocerontes, Antílopes, Lobos, Lontras e Jacarés vivem em regime de semiliberdade em diversos recintos que reproduzem ecossistemas como o Cerrado, Bosque de Pinheiros Australianos, entre outros.


É um passeio encantador, que permite ao visitante o real contato com a natureza, podendo conhecer um pouco mais da história de cada animal, ver de perto a riqueza da nossa fauna e flora.

O parque oferece programas e cursos de educação ambiental  voltados a crianças, estudantes e professores, que visam conscientizar a todos da necessidade da preservação da flora, fauna e do meio ambiente.


O parque


O Zooparque Itatiba abriu as portas ao público em fevereiro de 1994 sob o nome “Paraíso das Aves”, mostrando, na época, em torno de 1000 aves oriundas do mundo todo.

Com o passar do tempo e adaptando-se às preferências do público, diversificou seu plantel de animais com mamíferos, répteis, peixes e anfíbios.

Sempre, porém, perseguiu sua meta inicial – eminentemente educativa - de mostrar os animais de forma mais livre possível e dentro de amplos recintos que reproduzem seu habitat natural, incluindo a flora típica do local.


Serviço:
Zooparque Itatiba
Sítio Paraíso das Aves s/nº -Rodovia D. Pedro I, Km 95, Bairro Paraíso das Aves, Itatiba – SP
Funcionamento: diariamente das 9h às 17h
Informações: (11) 3323-6215 e www.zooparque.com.br

Todo o charme de uma “Suíça Mineira”
05.2013
Todo o charme de uma “Suíça Mineira”

Frio das montanhas, clima hospitaleiro e natureza exuberante marcam a romântica

e charmosa Monte Verde

 

Um pedacinho da Suíça no Estado de Minas Gerais. É assim que os turistas definem a pequena vila de Monte Verde, situada a 170 km de São Paulo.


Cercada por montanhas de todos os lados, Monte Verde é um distrito de Camanducaia, criado em 1950. Conquista os turistas instantaneamente graças ao seu “ar europeu”, caracterizado por baixas temperaturas, paisagens exuberantes e clima romântico

.
A principal fonte de economia é o turismo. Na avenida principal, bares e restaurantes garantem a gastronomia de qualidade, mesclando a comida mineira tradicional após cardápios internacionais, principalmente o alemão e o italiano. Para quem gosta de esportes, lá também é a boa pedida: não faltam as tradicionais trilhas para caminhada, mountain bike e cavalgada, além do montanhismo, rapel, trilha de quadriciclo e a famosa Mega Tirolesa.


Monte Verde é ideal para passar um fim de semana ou um feriado prolongado, mas o tom hospitaleiro típico do povo mineiro faz o turista ir para casa com a promessa de voltar logo, quem sabe para ficar uma semana ou então passar as férias. Afinal, há muito para se ver: morros, pedras, picos e belíssimas casas em estilo europeu. E sem falar na gastronomia, entre tantas opções de queijos e vinhos, além de pratos tradicionais do local, como o fondue, a truta e a própria comida mineira.


O comércio também sustenta a economia da vila. O artesanato é uma das principais riquezas de Monte Verde; os artesãos são verdadeiros artistas plásticos, como é o caso da proprietária da “Arte na Serra”, Vitória, que desenvolve trabalhos ricos em madeira que viram verdadeiras obras de arte. Destaque também para as luminárias artísticas do Augustus Al Ra, feitas em fibras vegetais, sem contar as tradicionais “tricoteiras” de Monte Verde que desenvolvem trabalhos espetaculares de blusas de tricô feitas a mão, que encantam os turistas de todos os locais.


Monte Verde possui um aeroporto, considerado um dos mais altos do país (a 1.600 m de altitude), que é próprio para pouso de pequenos aviões. Do mirante do aeroporto pode-se enxergar toda a extensão da vila, cercada de muita vegetação, que cobre as montanhas, chamadas Pedra Partida, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo e Pico do Selado, este um dos pontos mais altos da serra da Mantiqueira, com 2.083 m. A reportagem da Revista Fanzine sobrevoou a vila com o conhecido piloto Rogério, que proporciona passeios deslumbrantes aos turistas, para todos os gostos e “bolsos”.  As fotos aéreas, como você pode conferir foram feitas pelo diretor da Revista Fanzine e fotógrafo Calebe Pimentel. “A vista é indescritível e o passeio imperdível”, contou.


Monte Verde é viver uma série de experiências: respirar o ar puro das montanhas, usufruir um contato muito próximo da natureza, provar sabores sofisticados e lançar-se em aventuras repletas de emoção. Tudo isso fica ainda muito melhor com o friozinho das montanhas, o crepitar da lareira e, principalmente, uma boa companhia. Assim, fica difícil resistir.



Passeios


A reportagem da Revista Fanzine esteve em Monte Verde entre os dias 26 e 28 de abril. A equipe ficou hospedada no “Chalés Tucano”, um lugar aconchegante, com um atendimento de primeira qualidade. Os hóspedes surpreendem-se com o contato direito da Natureza naquele local e deslumbra-se com o atendimento, a segurança e a decoração dos chalés. Sem contar com o delicioso café da manhã, preparado carinhosamente pela atenciosa Regina.


Aplausos também para o piloto Rogério, que atendeu a reportagem da Revista Fanzine com muita paciência, explicando – durante o vôo – cada local específico de Monte Verde e contando um pouco da história da Vila.


O passeio de quadriciclo foi sensacional, proporcionado pela empresa “Cláudio Passeios”. Pelas trilhas da Fazenda, a reportagem encantou-se com tanta beleza.


Não dá para fazer o passeio na Fazenda Esperança sem dar uma paradinha na Mega Tirolesa, administrada pelo casal Roberth e Eliana. São duas tirolesas, que proporcionam minutos de intensa adrenalina, com gostinho de “quero mais”. Méritos aos administradores: os que topam a aventura da tirolesa assinam termos de responsabilidade, são  obrigados a colocar os equipamentos de segurança – todos muito bem testados – e de higiene. São detalhes que fazem toda a diferença!


A reportagem da REVISTA FANZINE agradece aos comerciantes e parabeniza todos os proprietários dos locais pelo qual passou! Agora, você turista, aproveite essas dicas e renda-se aos encantos de Monte Verde!

Revista Fanzine - Pedra Grande Atibaia
03.2013
Pedra Grande: o céu é o limite!

Com uma área rochosa de 18 km, o local atrai amantes do parapente e de belas paisagens

 

A 1.450 metros de altitude, na serra do Itapetinga, a Pedra Grande é a principal atração turística de Atibaia. Praticantes de esportes radicais e pessoas que buscam equilíbrio físico, emocional e mental, pois acreditam no poder terapêutico do local, são os frequentadores mais assíduos daquele ponto turístico.


A Pedra Grande é considerada pelos praticantes de esportes radicais como a maior rampa natural de vôo livre do país. No local também são praticados o paraglider, o rapel e a escalada em montanha. A Pedra Rachada, que fica no topo da Pedra Grande, é considerada pelos turistas como o principal símbolo de Atibaia.


A Pedra Grande é a principal atração turística por ter uma maravilhosa paisagem e uma rampa natural de decolagem. Excelente local também para a prática de escalada e um magnífico mirante que proporciona uma das mais belas visões da região, onde é possível avistar sete cidades em dias de boa visibilidade.

A Pedra Grande também oferece uma trilha para caminhada, que mantem momentos de contemplação da natureza e a chance de conhecer lugares inusitados e pessoas diferentes. O passeio pelos seus belos recantos, além de saudável e prazeroso, auxilia na estabilidade física, mental e espiritual.


Quem conhece a Pedra Grande, sabe que ela, além de ser o cartão postal da cidade, é símbolo do esporte de aventura. Nesse quesito, Atibaia conta com um atraente roteiro. À disposição estão voos de asa delta, paraglider, tracking, rappel, trilhas, arborismo, motocross, bicicross, enduro a pé, balonismo, quadriciclo e jipe.


Alinhado ao turismo de aventura está o ecológico, que visa principalmente utilizar o patrimônio natural e cultural de forma sustentável. Neste sentido, há trabalhos de incentivo à conservação e que buscam a formação de uma consciência ambientalista, promovendo sempre o bem-estar das comunidades locais.





Revista Fanzine - A tradição da Festa de Flores e Morangos​
03.2013
A tradição da Festa de Flores e Morangos

Evento reúne turistas de todo o Brasil por aliar a beleza e criatividade​​



Falar em Atibaia é lembrar da tradicional Festa das Flores e Morangos. Esse evento, que entra em sua 33ª edição em 2013, alia beleza e criatividade, com uma fusão de gastronomia que agrada a todos os paladares. 


A Festa de Flores e Morangos de Atibaia oferece um pavilhão onde há exposição e outro de comercialização de uma imensa variedade de flores e plantas ornamentais.

Grande parte dos produtores do município colabora para enriquecer a Festa trazendo para o evento suas novidades. Esse trabalho tem o apoio da Pró-Flor e da Associação Hortolândia, organizadora do evento.



Existem aproximadamente 15 classificações de flores e plantas e cerca de mil variedades que fazem parte desse rol de belezas naturais. As flores de vaso são as mais procuradas pelos visitantes.

Entretanto, além da exposição de espécies, os turistas encontram adubos, substratos, forração e acessórios em geral. Todos os produtos vendidos são de extrema qualidade e bom gosto.


O que chama muito a atenção são as miniaturas de flores e plantas ornamentais, o colorido, que variam desde as tradicionais cores rosa, amarela e branca até as mais exuberantes e os cheiros que chegam a convidar o visitante a ter as flores em casa. Assim, a natureza e o conhecimento dos produtores tornam essa Festa cada vez mais visitada e maravilhosa.


Atibaia é a maior produtora de morangos de todo o Estado de São Paulo. São aproximadamente 500 produtores da fruta, sendo 30 somente em Atibaia. Com 100 hectares de terra, serão cerca de cinco milhões de pés de morango para colheita entre junho e dezembro deste ano.


Existem mais de 200 variedades de morangos, porém em Atibaia são produzidos aproximadamente seis: osso grande, festival, camino real, albiun e camarosa, aleluia. Esses são os mais tradicionais e com maior volume de comercialização.

Na Festa, os visitantes têm a oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais a respeito da saborosa fruta que pode ser transformada em geleia, sorvete, merengue, fondue.


Os tamanhos, cores e cheiro chamam a atenção dos turistas, que chegam a comprar mais de quatro caixas, tanto para presente como para consumo próprio.


E programe-se: a tradicional Festa das Flores e Morangos de Atibaia já tem data marcada para esse ano: de 06 a 29 de setembro. Imperdível!





Revista Fanzine - Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual
03.2013
Atibaia é palco do Festival Internacional
do Audiovisual

Evento mobiliza setor turístico e cultural da região bragantina



Por sete anos consecutivos, Atibaia sedia o FAIA – Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual,  considerado o “Festival dos Festivais”, por ser um dos mais importantes espaços de reflexão e debate sobre os rumos do audiovisual brasileiro.


Um dos objetivos do FAIA é o fomento do público audiovisual na cidade de Atibaia e região, além de democratizar o acesso à cultura, apresentando os melhores curtas- metragens brasileiros produzidos no ano anterior, e que se destacaram nos principais festivais de cinema do circuito brasileiro.


É um evento anual que reúne milhares de pessoas de todo o mundo, entre profissionais do meio, artistas e interessados em conhecer mais sobre universo do cinema brasileiro.

Além da apresentação dos curtas, mostra competitiva,  o evento também tem atividades paralelas como oficinas e palestras.

Em todos os anos, os organizadores homenageiam uma personalidade de destaque, como aconteceu na sexta edição, que um dos homenageados de destaque foi  o cineasta Carlos Reichenbach, (falecido em 2012) que dirigiu 22 filmes, além de muitos outros que atuou e foi o responsável pelo roteiro e fotografia. 

 
Sem dúvidas o Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual é um dos principais eventos da região e o mais esperado em todo o ano!



bottom of page