top of page
CULTURA
  • w-googleplus
  • w-tbird
  • w-facebook
Revista Fanzine - Roberto Freire

11.2016

Roberto Freire assume o Ministério da Cultura

Roberto Freire assume a Cultura com promessa de aumento de recursos

 

Presidente do PPS, Roberto Freire, que já havia flertado com a cadeira no início do governo do peemedebista, confirmou que será o novo ministro da Cultura. Ele disse à reportagem que ficou “impactado” com o convite. O deputado informou que ainda não conversou com o presidente e que pretende falar também com  Calero. O novo ministro afirmou começa com uma boa notícia para o setor que é a disposição de Temer em injetar mais recursos para políticas da área.
 

“Para você pode não ter sido uma surpresa, mas fiquei impactado (com o convite). É preciso calma nessa hora. Não falei com o presidente ainda. Mas aceitei o convite porque é responsabilidade nossa, nós que participamos do impeachment (de Dilma Rousseff), contribuir com este governo, fruto de nossa ação no Congresso”, disse Freire.O novo ministro comentou o que deve encontrar na pasta: “O que posso dizer é que temos boas notícias. O próprio presidente já falou que há uma previsão de aumento de recursos para a área de cultura, no orçamento. Já é um sinal importante.

 

Estamos vivendo um momento um processo de reformas. A sociedade exige isso. Na cultura também temos que discutir alguns entraves. Posso dizer que serei mais um integrado na equipe e trabalhando para ver esse governo encaminhar bem sua transição (para 2018), na maior normalidade institucional”.Perguntado se por ter origem num estado – Pernambuco – de ricas manifestações culturais seria um fator favorável, respondeu: “Um pernambucano paulista, minha representação na política. Mas sou nacional. Sempre fui. Desde o velho partidão (PCB)”.

 
Carta de demissão do Ministro da Cultura, Marcelo Calero

O Ministro da Cultura, Marcelo Calero, entregou sua carta de demissão ao Presidente da República Michel Temer.

 

Brasília, 17 de Novembro de 2016.

 

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República Michel Temer,

 

Agradeço a honra a mim concedida com o convite para ser Ministro de Estado da Cultura do Brasil de seu governo.

 

Venho solicitar minha demissão em caráter irrevogável por razão de ordem pessoal.

 

Durante os últimos seis meses, empreguei o melhor dos meus esforços, apoiado por uma equipe de extrema qualidade para pensar a política cultural brasileira.

 

Saio do Ministério da Cultura com a tranquilidade de quem fez tudo o que era possível fazer, frente os desafios e limitações com os quais me defrontei. E que o fez de maneira correta e proba. 

 

 

Respeitosamente,

Marcelo Calero Faria Garcia

Revista Fanzine - Paraty em Foco

09.2015

Paraty em Foco

O  11º Festival Internacional da Fotografia acontece nos dias 23 a 27 de setembro

 

O surgimento da fotografia revolucionou o regime de representação vigente na sociedade oitocentista. Dentre as principais “enfermidades” que acometeram os “adoradores do Deus Sol”, nas palavras do poeta Baudelaire, destaca-se a “febre do retrato”. O que era privilégio de uma elite endinheirada logo tornou-se acessível às massas. Multidões de narcisos lançaram-se na busca de ver seus traços registrados para a posteridade na superfície de um papel fotossensível.

 

Até bem pouco tempo atrás, para obter um bom retrato era preciso dirigir-se a um fotógrafo, em uma espécie de ritual alquímico, durante o qual colocávamos nas mãos de outrem a missão de construir uma imagem idealizada de nós mesmos. Hoje em dia, no extremo oposto, um turista através de um selfie não apenas faz seu próprio retrato como registra sua geolocalização, ávido por gravar vestígios que extrapolem a vida corriqueira nas timelinesdas redes sociais.

 

Na era dos dispositivos eletrônicos e da comunicação em rede, cada qual comanda seu próprio espetáculo. Em tese, o indivíduo hoje é dono da construção completa de sua imagem, como se cada um de nós tivesse uma agência de marketing à nossa disposição.

 

E o fotógrafo? Somos da teoria que, num mundo onde todos fotografam, fotógrafo é aquele que edita, que constrói as narrativas, nos aproximando cada vez mais de uma fotografia com origens na história oral. A memória do futuro depende essencialmente desses contadores de histórias.

 

Fotógrafos – tanto os de artes quanto os de ofício – têm encontrado no retrato um instrumento criativo para tratar de seus temas. Se, por um lado, o pau de selfie resolve uma questão de afirmação de identidade e de pertencimento, por outro lado, o retrato também tem sido ferramenta para que fotógrafos e artistas contemporâneos construam narrativas cada vez mais elaboradas.

 

Há exatos 10 anos o Paraty em Foco vem se encarregando de fomentar discussões contemporâneas acerca da imagem. Em sua 11a edição, o Festival propõe um debate sobre a representação e a autorrepresentação na era dos dispositivos eletrônicos. Traga seus gadgets, imagens, ideias, conceitos e preconceitos e venha debater com fotógrafos, pensadores e outros grandes profissionais deste campo, vindos dos quatro cantos do mundo.

 

 

Veja o programação completa no site do evento.

 
 
Revista Fanzine - Virada Cultural Paulista

06.2015

Virada Cultural Paulista 2015

Dias 21 e 22 de Junho São Paulo se agita com grandes nomes da música 

 

Um dos maiores eventos culturais do mundo, a Virada Cultural chega a sua 11ª edição nos dias 20 e 21 de junho. Refletindo o espírito da “cidade que nunca dorme”, a Virada oferece, durante 24h, atrações gratuitas nos mais variados gêneros artísticos.

 

“A Virada é um evento democrático de convivência e ocupação da cidade, que convida a população a se apropriar de espaços públicos por meio da arte, da música, da dança, das manifestações populares”, afirma Nabil Bonduki, secretário municipal de Cultura.

 

Com o objetivo de descentralizar sua grade de programação e estar ao alcance de um número maior de pessoas, a Virada deste ano acontece em várias regiões de São Paulo. Bairros como Campo Limpo, Penha, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Heliópolis, Cidade Tiradentes, Jaraguá, Santana, Belém, Pinheiros, Interlagos e Pompéia, receberão música, saraus, afoxés e apresentações nos CEUs, SESCs e equipamentos da Secretaria de Cultura.

 

Também preocupada em ampliar o leque de linguagens artísticas presentes no evento, a Virada reforçou a multidisciplinaridade da curadoria colegiada e conta com representantes de áreas diversas, como Alex Atala em gastronomia; Martinho Lutero, maestro do Coral Paulistano Mário de Andrade, em música erudita; Thomas Haferlach, criador do coletivo Voodoohop, na consultoria das festas de rua; e Henrique Rubin, que atua na Gerência de Ação Cultural do Sesc-SP, representando a instituição que promove todos os anos diversas atrações da Virada. Pela primeira vez, a programação de cinema será coordenada pela Spcine, empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo.

 

 
Abertura Junina

 

A Praça da República recebe o “Arraial da Inezita Barroso”, que homenageia a cantora, compositora e pesquisadora cultural popular que faleceu em março deste ano. Celebrando a música caipira e de raiz, o palco recebe a abertura oficial da virada, realizada pela Orquestra Paulistana de Viola Caipira, regida pelo maestro Rui Torneze. A dupla mineira Zé Mulato e Cassiano, os paulistas Pedro Bento e Zé Estrada, e os grupos Matuto Moderno – acompanhado do violeiro índio Cachoeira – e Os Favoritos da Catira se apresentam no local. Na praça também poderão ser encontradas diversas opções de comidas típicas das festas juninas, entre elas, milho, canjica, quentão, vinho quente e churrasco.

 

Jovem Guarda

 

Os 50 anos da Jovem Guarda, símbolo do rock nacional que influenciou a música, moda e comportamento da juventude das décadas de 1960 e 1970, serão homenageados em palco montado na Av. São João. Durante 24h, integrantes do movimento como Jerry Adriani, Leno e Lilian, Golden Boys, Paulo Cesar Barros, Martinha, Vanusa, Wanderléa e Erasmo Carlos cantam seus maiores sucessos.

 

 
Viradinha
 

A “Viradinha” se concentra no entorno da Praça Rotary, onde se localiza a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, e acontece em parceria com o programa São Paulo Carinhosa. A atração reúne atividades para toda a família, como oficinas de produtos recicláveis, horta, grafiti e músicas e sensações para bebês; shows de grupos como o grupo Palavra Cantada, Grupo Tri e Trupe Pé de História; espaço de dança e bate-papo para mães; feira gastronômica de alimentação saudável e diversas brincadeiras.

 

Nos CEUs também haverá programação voltada ao público infantil, que poderá participar de contação de histórias, teatro e espetáculos circenses.

 

Gastronomia

 

Nesta edição da Virada Cultural, mais uma vez, a Gastronomia ganhou atenção especial. Além do “Galinhódromo”, espaço onde restaurantes apresentam suas receitas de galinhada, que funcionará na Praça Roosevelt, o evento terá diversas opções para o público recarregar as energias durante as 24 horas do evento.

 

Na região da Luz, a nova tendência de comida de rua, os “bike foods”, ocuparão as ruas com opções de comidas brasileiras, peruana, japonesa, vegetariana, cachorro quente, paletas mexicanas, bolos e waffles, entre outras. Já no Largo São Francisco estará a feira gastronômica que é uma das principais responsáveis pela popularização da comida de rua, o Chefs na Rua.

 

Para as crianças, além das comidinhas saudáveis que vão estar à disposição na região da Rua General Jardim, próximo da Biblioteca Monteiro Lobato, onde deve ficar concentrada a “Viradinha”, haverá uma novidade, que ocupará o Pátio do Colégio: pela primeira vez, a Virada Cultural recebe a Feira Gastronômica da Magali, em homenagem aos 50 anos da personagem, comemorados neste ano. O cardápio foi preparado especialmente para a ocasião, inspirado nos pratos preferidos dos personagens da Turma da Mônica. Cada barraca faz alusão a um personagem diferente, e serão servidas comidas brasileira e italiana, espetinhos e barraquinhas especializadas em comida saudável.

 

Piano na Praça

 

Atração tradicional da Virada, a Praça Dom José Gaspar recebe o projeto “Piano na Praça” com Nelson Ayres, Clara Sverner e Adilson Godoy ao longo do evento que tocam desde músicas eruditas até populares.

 

Palco Júlio Prestes

 

O palco localizado na Praça Júlio Prestes terá como programação de abertura a cantora Daniela Mercury, às 21h, que faz uma homenagem aos 30 anos do axé. O cantor Fábio Jr. traz seu repertório romântico pela primeira vez ao evento, às 3h. No domingo, às 15h, Emicida comanda uma apresentação com diversos convidados.

 

200 corais em toda a cidade

 

Nesta edição, pela primeira vez, a Virada Cultural contará com uma programação especial de corais. O Coral Paulistano Mário de Andrade, corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, se apresenta em diversos espaços, como o Cemitério da Consolação, Palácio da Justiça e Sala do Conservatório da Praça das Artes. O Coral “A Tempo” se apresenta no Mosteiro de São Bento e na Igreja do Pátio do Colégio. Ao todo, cerca de 2000 vozes irão compor o programa dos corais.

 

Theatro Municipal

 

O palco do Theatro Municipal mais uma vez recebe atividades durante as 24h do evento. A abertura será realizada pela Orquestra Sinfônica Municipal sob a regência do maestro John Neschling. O trio Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo e Nenê também se apresentam no local. O já tradicional projeto Discos do Municipal, que acontece desde 2007, recebe artistas como Alaíde Costa, Laércio de Freitas e Diana Pequeno.

 

Teatro, musicais e circos

 

O teatro será fortemente representado no evento pelo palco instalado na Rua Araújo, onde se localiza o Copan, e por intervenções de rua.

 

O palco Princesa Isabel, por sua vez, recebe diversas peças musicais. Tiago Abravanel canta Tim Maia, Rita Lee Mora ao Lado e Mundo Mágico de Oz são algumas das opções no local.

 

Já o Largo do Paissandu, a Ladeira da Memória, a Praça Júlio Prestes e o Centro de Memória do Circo receberão atividades circenses como oficinas, espetáculos, jogos e competições.

 

Festivais na Virada

 

Parcerias da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, democratizam e ampliam o alcance da Virada Cultural deste ano.Ação conjunta com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo dá origem ao evento “Experimenta Portugal”, que celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas por meio de ações de gastronomia, música, literatura, cinema e turismo no Parque Ibirapuera e no Pavilhão de Cultura Brasileira (PACUBRA).

 

Já o Cultura Inglesa Festival traz a São Paulo o melhor da cultura britânica, com exposições, leituras dinâmicas e shows de Johnny Marr, dos irlandeses The Strypes e de Gaby Amarantos cantando as Divas Britânicas.

 

O Dia da Música, evento que acontece simultaneamente em mais de 700 cidades de 100 diferentes países, também se une à Virada Cultural. No centro da cidade serão montados dois palcos onde irá acontecer shows das bandas mais votadas pelo público na Fan Page do evento. Na região da Paulista se apresentarão diversos grupos do cenário independente.

 

Programação Territorializada

 

Unidades do CEU também farão parte da programação oficial da Virada Cultural 2015. Através delas, o evento torna-se mais democrático e chega a outras regiões além do centro da cidade.

 

A programação promove o encontro de artistas locais e outros de grande visibilidade, que ocorrem dentro e fora dos CEUs, além das atividades infantis.

 

Destaque para as participações de Ludmila, Planta e Raiz, Sampagode com participação especial de Leci Brandão e Batalha do Passinho.

 

Vale do Anhangabaú

 

No Vale do Anhangabaú, o público também poderá conferir shows de artistas ligados à cultura de rua, como o Rapper Dexter, a Banda Opalas com Sandra de Sá, Milton Salles, um dos precursores do Hip Hop, ex-produtor dos Racionais MCs e criador do MH2O (Movimento Hip Hop Organizado), Pepeu, Thaíde, Posse Mente Zulu (Rappin Hood), Duckjam.

 

Encerramento

 

Para fechar com chave de ouro a Virada Cultural 2015, Caetano Veloso se apresenta no palco Júlio Prestes no domingo, 21, às 18h, fazendo um bis de sua performance do Abraçaço.

 

Infraestrutura

 

A São Paulo Turismo – SPTuris, empresa de turismo e eventos ligada à Prefeitura de São Paulo – é responsável por praticamente toda infraestrutura da Virada Cultural. Montagem dos palcos, equipamentos de som, postos médicos, ambulâncias, distribuição de totens de sinalização, banheiros químicos, grades e outras estruturas são planejadas pela empresa com antecedência.

 

Algumas estruturas começam a ser montadas a partir de terça-feira (16 de junho) e continuam durante a semana, sem interferir na rotina da região central, para que tudo esteja pronto no fim de semana do evento. Há contratação de equipes de segurança, carregadores, de limpeza, produção de eventos e outros, totalizando cerca de 2,5 mil pessoas.

 

Revista Fanzine - Festival de Literatura de Florianópolis

05.2015

Festival de Leitura de Florianópolis

25 a 27 de maio no Hotel Quinta da Bica d’Água

 

Florianópolis sedia o Festival da Leitura, com debates, oficinas e palestras - e presenças de nomes consagrados da literatura nacional, de 25 a 27 de maio, no hotel Quinta da Bica d’Água. O escritor Zuenir Ventura (recentemente incorporado à Academia Brasileira de Letras), a autora infantojuvenil Eliane Debus, o jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto, os filósofos Juliano Garcia Pessanha e Elton Luiz Souza, e a poeta Alice Sant’Anna estão entre os destaques do evento, iniciativa do Instituto Parati, realização da organização Cidade Futura, apoio da Fundação Catarinense de Cultura, Prefeitura de Florianópolis e de outras instituições ligadas ao livro e à leitura.

 

“O Festival terá uma programação diversificada, com as estações Bom de Ler, as oficinas de leitura, saraus de histórias e a série Bom de Ler Filosofia, Prosa e Poesia”, relata José Paulo Teixeira, diretor-executivo do Instituto Parati.

 

No dia 28, no Centro Integrado de Cultura (CIC), a Plataforma Bom de Ler reunirá escritores, artistas e professores que contribuem para a formação da nova geração de leitores no Brasil, em um momento de produção, invenção e criação. “Queremos despertar o olhar para a literatura, a poesia e a filosofia, como também para o desenvolvimento da imaginação, da inteligência e da paixão pela vida, pela paz e pela cultura”, explica Teixeira.III FÓRUM DO LIVRO E DA LEITURAA apresentação do diagnóstico e a entrega do Plano Catarinense do Livro e da Leitura, com a composição da Câmara Setorial, marcarão o III Fórum do Livro e da Leitura, no dia 29 de maio, no Cinema do CIC. Estarão presentes José Miguel Wisnik, músico e doutor em teoria literária, e Affonso Romano de Sant’Anna, poeta, escritor e presidente da Biblioteca Nacional entre 1990-1996.

 

As atividades do Fórum Catarinense do Livro e da Leitura começaram em 2013 e desde então mobiliza agentes e gestores públicos, privados e não governamentais na elaboração de sugestões que possam assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento das cadeias criativas e produtivas. “Reuniremos todas as instituições que participam desde o início da elaboração do documento. Teremos representantes de quase todas as regiões do estado para a apresentação do plano, um momento marcante para o Fórum e a cultura do estado”, observa Teixeira.

 

“A sociedade precisa compreender a importância da leitura para o desenvolvimento da cidadania e a promoção da qualidade de vida. Só conseguiremos elevar os índices no país com a construção de diretrizes, estratégias, metas e ações que possibilitem isso", finaliza Teixeira.


Programação:

Festival da Leitura de Florianópolis
Data: 25 a 27 de maio
Locais: Hotel Quinta da Bica d’Água

Plataforma Bom de Ler
Data: 28 de maio
Locais: CIC

III Fórum Catarinense do Livro e da Leitura
Data: 29 de maio
Local: CIC

Programas
III Fórum da Leitura
Câmara Setorial
Convite para Pensar
Estação Bom de Ler
Oficina da Leitura
Sessão Academia Bom de Ler

Filosofia, Prosa & Poesia
Apresentações, fóruns, debates, oficinas e muito mais. Programação para crianças, professores, mediadores e leitores em geral.

 

Serviço
Festival da Leitura de Florianópolis
Data: 25 a 27 de maio
Local: Hotel Quinta da Bica d’Água

Site: www.bomdeler.org.br/festival/
 

 

 

 

Revista Fanzine - Nova edição do projeto Entrando em Cena no Mundo está com inscrições abertas

03.2015

Zezé Motta celebra o Dia Internacional da Mulher

O espetáculo Negra Melodia sobe ao palco da Caixa Cultural São Paulo 

 

Zezé Motta se apresenta na CAIXA Cultural em São Paulo nos dias 6, 7 e 8 de março, às 19h15, com o show Negra Melodia, nome de seu mais recente disco. O novo álbum faz um mergulho na obra de Luiz Melodia e Jards Macalé, além de outros compositores. O espetáculo é gratuito e patrocinado pela Caixa Econômica Federal. Ingressos devem ser retirados na bilheteria a partir da 12 horas no dia de cada show.

 

Acompanhada pelos violonistas Pedro Braga e Zeppa Souza, o repertório mescla obras primas de Luiz Melodia ("Magrelinha", "Fadas" e "Estácio, Holly Estácio") e Jards Macalé ("Negra Melodia", "Pano Pra Manga" e "Soluços") com algumas músicas que marcaram a carreira da intérprete, como "Senhora Liberdade" (Wilson Moreira e Ney Lopes), "Muito Prazer Zezé" (Rita Lee e Roberto de Carvalho) e "Rita Baiana" (John Neschling e Geraldo Carneiro).

 

Outras canções completam o roteiro, entre elas: "O Sangue Não Nega" (Luis Melodia e Ricardo Augusto), "Anjo Exterminado" (Jards Macalé e Waly Salomão), "Começar pelo Recomeço" (L. Melodia e Torquato Neto), "Decisão" (L. Melodia e Sergio Mello), "Mal Secreto" (J. Macalé e Waly Salomão), "The Archaic Lonely Star Blues" (J. Macalé e Duda), "Vale Quanto Pesa" (L. Melodia) e "Divina Criatura" (L. Melodia e Papa Kid).

 

Zezé Motta é atriz de talento inquestionável, considerada por muitos como a rainha negra do Brasil. Seu ofício a levou aos grandes palcos, com inúmeras montagens teatrais e musicais, e aos melhores filmes (foram mais de 40 desde o antológico Xica da Silva, de Carlos Diegues, em 1976, que a projetou internacionalmente).  Ela fez história também na televisão, onde atuou em novela e programas especiais. Atualmente, está no ar em Boogie Oogie, novela da Rede Globo, vivendo Sebastiana, uma doméstica que ostenta o talento de saber cantar.

 

Zezé mudou-se com a família para o Rio de Janeiro quando tinha dois anos. Começou a carreira de atriz em 1967, estrelando a peça Roda-viva, de Chico Buarque. Em 1969, atuou em Fígaro, Arena Canta Zumbi e A vida Escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato. Em 1972, participou de Orfeu Negro e, em 1974, atuou emGodspell. A carreira de cantora teve inicio, em 1971, em casas noturnas paulistas. Entre 1975 e 1979, ela lançou três LPs, seguidos por outros três, na década de 80. Os mais recentes são: Chave dos Segredos (1995), Divina Saudade (2000) e Negra Melodia (2011). Outros nove compactos integram sua discografia.

 

Nesse primeiro momento da carreira, compositores do porte de Rita Lee e Moraes Moreira lhe cederam canções inéditas para gravar. Com sua voz forte e interpretação peculiar, Zezé imortalizou os clássicos "Trocando em Miúdos", de Chico Buarque e Francis Hime, e "Pecado Original", de Caetano Veloso, entre vários outros. Nesse momento também surgiu Luiz Melodia em sua vida musical, uma parceria que se mantém vibrante até hoje. Alguns anos mais tarde, Zezé lançou uma canção de Jards Macalé e Duda, chamada "Sem Essa", que se tornou um marco em sua discografia.

 

Zezé Motta explica que os motivos para gravar o disco Negra Melodia, e mostrá-lo pelo Brasil, existem há muito tempo. "São canções de amor e fé, de guerra e paz, porque Melodia e Macalé são dois compositores dotados de personalidade ímpar".

 

Serviço:

Show: Zezé Motta - Negra Melodia

Temporada: 06 a 08 de março de 2015 (sexta-feira a domingo)

Horário: 19h15Local: CAIXA Cultural São Paulo

Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP

Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria a partir do meio-dia)

Capacidade: 80 lugares  Duração: 60 minutos 

Classificação etária: livre 

Informações: (11) 3321-4400 Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

 

 

 

Revista Fanzine - Nova edição do projeto Entrando em Cena no Mundo está com inscrições abertas

02.2015

Entrando em Cena no Mundo

Nova edição do projeto Entrando em Cena no Mundo está com inscrições abertas 

 

De volta à Bragança, o Instituto Entrando em Cena abre inscrições para a nova edição do Entrando em Cena no Mundo, projeto de empreendedorismo sociocultural, que oferece oficinas semanais de criação, desenvolvimento e gestão de projetos socioculturais. As oficinas têm duração de quatro meses e acontecem entre março e junho, sempre aos sábados, das 14h às 18h30. Após as oficinas, os projetos criados pelos participantes poderão se inscrever para o Prêmio Entrando em Cena no Mundo, que dará apoio financeiro e técnico para os três melhores projetos saírem do papel.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de março, quinta feira, pelo site do Instituto Entrando em Cena (http://www.entrandoemcena.org.br/) ou presencialmente nos seguintes locais: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Centro Cultural do Matadouro (Geraldo Pereira), de segunda à sexta, das 9h às 17h.  Jovens a partir de 15 anos podem participar.

 

O Entrando em Cena no Mundo visa formar agentes multiplicadores capazes de realizar ações transformadoras. Para isso, os participantes serão estimulados a identificar seus potenciais através das próprias histórias de vida, identificar e avaliar criticamente as insatisfações sociais, criar projetos capazes de promover transformações nas comunidades em que vivem, além de serem instrumentalizados para desenvolver e gerir tais projetos, buscando alternativas para uma vida plena de cidadania cultural em uma sociedade democrática de fato.

 

A segunda edição do projeto Entrando em Cena no Mundo em Bragança tem realização do Instituto Entrando em Cena, patrocínio da TE Connectivity, por meio da Lei Rouanet e a apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Bragança Paulista.

 

Para mais informações, acesse:

www.entrandoemcena.org.br

www.facebook.com/institutoentrandoemcena

 

Serviço:

“Entrando em Cena No Mundo” - 2º edição

Público-alvo: jovens a partir de 15 anos

Inscrições até 05 de março

Inscrições: Pelo site www.entrandoemcena.org.br

Pessoalmente: de segunda à sexta, das 9h às 17h

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Bragança Paulista

Av. Alpheu Grimello, 981 – Taboão)

Centro Cultural do Matadouro (Geraldo Pereira)

Praça Cel. Jacinto Osório, 26 – Matadouro.

 

 

Revista Fanzine - En Trânsito

112014

En Trânsito

A Praia da Joaquina recebe exposição de obras plásticas no Hotel Cris   

 

Artistas se reúnem para mostrar um pouco de sua trajetória em umas das praias mais conhecidas da "Ilha da Magia", ícone dos anos 70, a Praia da Joaquina.

 

Hugo Rubilar, Paulo Gouvêa, Davi Scobar e Kuke Castineiras são grandes artistas plásticos residentes em Florianópolis- SC, exibem a exposição "En Trânsito" em uma Galeria no Hotel Cris, um dos locais mais antigos da "Joaca".

 

A idéia dos artístas é chamar a atenção para um dos locais que mais marcaram época na historia de Floripa. Foi lá na Joaquina que surgiram movimentos ligados ao Surf, as primeiras musas e diversas bandas de Rock. A praia é uma importante referência e há uma aura nostálgica de muitos acontecimentos em torno dela. O que instigou os quatro artístas a promoverem esta exposição.

 

A mostra se inicia dia 21 de dezembro a partis das 19:00 horas reunindo obra dos quatro artistas que exibem obras com aspectos muito particulares da pintura e as suas diveras linguagens.

 

Paulo Rubila: é o curador da mostra. Artista Chileno, reside na Ilha há mais de vinte anos e trabalha uma nova figuração, onde mistura desenhos extremamente gráficos com um olhar particular de seu cotidiano. Sua obra tem um apelo Pop Art e circula pro diversos lugares dos mundo. Com diversos tipos de mídia e materiais participou de diversas exposições no Brasil e no exterior.

 

Paulo Gouvêa: artista Paulista, que reside na em Floripa há mais de quinze anos. Muralista e Grafiteiro, sua obra percorre diversos lugares do mundo, com destaque para Barcelona e Nova York. Sua linguegem utiliza de elementos de Pop Art e tem um sentido de Crônica, evidenciando o comportamento social com um olhar para o cotidiano.Com diversas exposições em seu curriculo, tem suas obras em diversos campos de aplicação de mídia, inclusive em produtos.

 

Davi Scobar: artista residente em Florianopolis, além de artista plástico é tatuador profissional. Sua obra reúne uma iconografia muito ligada a Tatoo Art. Seu trabalho transita em linguagens de Grafite, interagindo com desenhos muitos singulares, num mix de tatoagem e pintura. Seus trabalhos estão atualmente sendo expostos em Berlim.

 

Kuke Castiñeiras: é uma artista Argentina, reside na ilha há mais de dez anos. Sua obra é rebuscada e de olhar cotidiano, e também, de experiências particulares. Com iconografia Pop Art. A artista plástica tem em seu curriculo diversas exposiçoes Latino-Americanas e Europeias. Seu trabalho também esta muito ligado a performances e é extremamente reconhecido em seu páis de origem.

 

Serviço:

Exposição de Artes Plásticas: "En Trânsito"

Local: Hotel Cris - Praia da Joaquina - Florianópolis -SC

Data: 21 de dezembro de 2014

Horário: 19:00 horas

Artistas: Davi Scobar, Hugo Rubilar, Paulo Gouvêa e Kuke Castiñerias

Dj: Doctor T Imaginarium

 

 

 

Revista Fanzine - EPTV 35 anos

10.2014

Concertos Comemorativos EPTV 35 anos

Em comemoração quarteto de cordas apresentam peças de Mozart e Tchaikovsky 

 

Em comemoração aos 35 anos da EPTV, uma série de concertos está sendo realizada em cidades que integram a área de cobertura da emissora. As primeiras apresentações aconteceram em Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto e Franca. Agora, um conjunto formado por músicos destacados no cenário brasileiro e internacional, se apresentará em Rio Claro (30/10) e São Carlos (31/10).

As apresentações serão realizadas por um quarteto de cordas formado pelos franceses Régis Pasquier (violino) e Emmanuel Strosser (piano), e os brasileiros Renato Bandel (viola) e Roberto Ring (violoncelo). 

 

O programa dos concertos terá duas das principais peças para conjuntos de câmara – o Quarteto para piano nº 1 em sol menor K. 478 do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, considerada a primeira obra importante composta para esta formação; e o Trio para piano em lá menor Op. 50, “em memória de um grande artista”, do russo Piotr Ilich Tchaikovsky.

 

 

Revista Fanzine - I Festival de Poesia da Cidade de São Paulo

09.2014

I Festival de Poesia da Cidade
de São Paulo

Inscrições abertas até dia 30 de setembro no site do Correspondência Poética 

 

O coletivo Correspondência Poética tem como principal objetivo pesquisar e difundir a poesia produzida nas periferias do Brasil e se ultiliza de plataformas que variam de web sites a papel artesanalmente reciclado para realizar a difusão do material coletado.

 

 

Em 2014, o grupo está realizando o "Primeiro Festival de Poesia da Cidade de São Paulo" no qual premiará 13 poetas da Zona Metropolitana de São Paulo, visando com isso laurear e difundir o movimento literário que vem acontecendo nas periferias da cidade.

 

 

 

Constitui objeto deste concurso a realização do I Festival de Poesia da Cidade de São Paulo, na modalidade competitiva, visando fomentar a produção poética e valorizar as suas formas de expressão, assim como premiar finaceiramente 13 poemas produzidos por poetas da Cidade de São Paulo.

 

 

O prêmio será distribuído da seguinte forma:

 

1 – Primeiro Lugar = R$3.000,00

 

2– Segundo lugar = R$2.000,00

 

3 – Terceiro lugar = R$1.000,00

 

4 – Os outros 10 selecionados receberão menção honrosa e o prêmio de R$100,00 reais cada um.

 

As inscrições estarão abertas de 01 de agosto a 30 de setembro no site

 

Acesse e confira nosso regulamento.

 

 

Revista Fanzine - Virada Sustentável

08.2014

Virada Sustentável

De 28 a 31 de Agosto reúne centenas de  atividades ligadas aos temas da sustentabilidade

 

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade do Brasil.

 

Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população.

 

Com feições de agito cultural e indo para sua quarta edição em São Paulo, a Virada Sustentável reúne centenas de atrações, atividades e conteúdos ligados aos temas da sustentabilidade (biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana, mudanças climáticas, economia verde etc.), realizadas simultaneamente em parques e espaços públicos, equipamentos culturais, universidades e escolas, todas gratuitas e abertas ao público.

 

Missão:

 

Educar e mobilizar diferentes atores sociais para a sustentabilidade, a partir de uma abordagem lúdica e positiva, inspirando as pessoas a enxergarem no tema um valor universal.

 

Visão:

 

Acreditamos que a sustentabilidade pode ser alegre e inspiradora. E que essa abordagem representa um apelo importante para que pessoas, organizações e instituições atuem na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

 

Valores:

 

 

Respeito à diversidade local.Apartidária e independente de grupos políticos, religiosos ou interesses econômicos.Transparência.Horizontalidade: estimulo à participação coletiva inclusive na criação de conteúdo e definição das ações/transversalidade.Democratização e acessibilidade.Qualidade: no formato, nos conteúdos apresentados, na produção executiva, no planejamento.Propósito.

 

Serviço:

 

Virada Sustentável

viradasustentavel.com

 

 

 

Revista Fanzine - Feira da Vila Madalena

08.2014

37ª Feira da Vila

Um dos mais consagrados eventos de rua da capital paulista vai completar 37 anos 

 

A Feira da Vila, um dos mais tradicionais eventos de rua de São Paulo, acontece no próximo dia 24 de agosto, a partir das 9h.

 

Reservar o domingo para passear entre mais de 500 barracas de expositores de arte, moda e desing é tanto uma opção de lazer, quanto uma oportunidade de apreciar diferentes expressões culturais.


Em sua 37ª edição, a Feira de Artes da Vila Madalena ocupará novamente as principais ruas do bairro. 

 

Na rua Fradique Coutinho e Wisard, serão 4 palcos espalhados pelos 4 quarteirões do evento, com shows de diferentes bandas, cantores e estilos musicais.


Os pequenos continuam com seu espaço garantido na Felipe de Alcaçova, que abriga a “Rua das Crianças” com brincadeiras e atividades lúdicas. 


A “Praça de Alimentação”, conta com mais de 70 opções diferentes de gastronomia, incluindo as deliciosas “comidas de rua”, que têm atraído cada vez mais a atenção do público. 


O projeto é realizado desde 1978 pelo Centro Cultural Vila Madalena, em parceria com a Subprefeitura, os 454 anos do bairro de Pinheiros também serão comemorados no evento.

 

Serviço:

37ª Feira da Vila Madalena

www.centroculturalvilamadalena.com.br

 

Revista Fanzine - Festival de Inverno de Rio Claro

08.2014

Festival de Inverno de Rio Claro

termina com Rock and Roll

O Festival de Música de Inverno, em seu último dia, domingo (3), tem apresentações de manhã e à noite

 

A partir das 11 horas tem recital de flauta e violão e, à noite, a 19 horas, a Noite do Rock and Roll marca o encerramento

 

O recital será apresentado por Marcelo Fernandes Pereira, no violão, e Myriam Hidber Dickinson (Suíça), tocando flauta. No repertório estão obras brasileiras e europeias.

 

Às 19 horas começa a Noite do Rock and Roll que contará com duas atrações: Abrindo a noite, temas acústicos serão interpretados por João Rodrigo (voz e violão) e Vitor Bortolin (voz e violão).

 

Em seguida, às 20 horas, sobe ao palco do Casarão da Cultura a Banda Stratocaster, composta por Luciano Kruger (vocal), Clecinho (guitarra), Felipe Gianei (baixo) e Fernando Gonçalves (bateria).

 

O evento é uma realização da Prefeitura por intermédio da Secretaria de Cultura em parceria com a Orquestra Filarmônica de Rio Claro. O patrocínio é da Elétrica Garcia. O evento tem ainda o apoio de Balaio de Gato, Beta-Plan, Espaço Cozinha Restaurante, Fricock, Jog Music, Mundo Color, projeto Música em Cena, Restaurante Jangada e Soul Singer’s Escola de Canto.

 

Revista Fanzine - Festival de Inverno de Atibaia

07.2014

Festival de Inverno 2014 

Atibaia contará com stand up de Oscar Filho e Maurício Meireles 

 

No mês de julho, a Prefeitura de Atibaia promoverá mais uma edição do Festival de Inverno, que neste ano contará com uma programação diversificada, repleta de atrações culturais de qualidade. Entre os dias 14 e 27 de julho, a população poderá conferir shows musicais, mostras de filmes, apresentações teatrais e espetáculos de dança, todos com entrada franca.

A cantora de MPB Adriana Calcanhotto será uma das grandes atrações do festival. Conhecida por sua voz marcante e pelos sucessos “Esquadros”, “Mentiras”, “Devolva-Me” e “Fico Assim Sem Você”, Adriana Calcanhotto se apresentará no dia 19 (sábado), às 20h, na Praça da Matriz.

A programação contará ainda com outras apresentações de artistas consagrados, como o tenor Jean William, que em 2013 se apresentou para o Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro; além dos integrantes do programa “Custe o Que Custar”, o “CQC”, Oscar Filho e Maurício Meireles, que farão shows de stand-up comedy (humor).

 

 

Confira a programação completa  

 

Segunda-Feira, 14/07

15h – Mostra de Curta Infantil e Oficinas de Stop Motion – Difusão Cultural (Rua Dr. Osvaldo Urioste, 41, Centro)

20h – Show: Ana Brasil e Ronaldo Perez – Praça da Matriz

 

Terça-Feira, 15/07

20h – Coral Belcanto – Praça da Matriz

21h – Tenor Jean William – Praça da Matriz

 

Quarta-Feira, 16/07

10h – A Vaca Lelé (Teatro Infantil) – Praça da Matriz

15h – A Vaca Lelé (Teatro Infantil) – Praça da Matriz

20h – FAMA / Banda Sinfônica e Banda de Percussão da FAMA – Praça da Matriz

 

Quinta-Feira, 17/07

20h – Show: João Paulo Amaral Trio – Praça da Matriz

Sexta-Feira, 18/07

20h – Show: Mariana Avena, Tributo a Mercedes Sosa – Praça da Matriz

 

Sábado, 19/07

17h – Panorama Linguagens da Dança “Jogo da Velha” – Instituto de Arte e Cultura Garatuja (Rua Esmeraldo Tarquinio, 346, Jardim Tapajós)

20h – Show: Adriana Calcanhotto – Praça da Matriz

 

Domingo, 20/07

16h – Pinta Som (Teatro Infantil) – Praça da Matriz

17h – Panorama Linguagens da Dança “Maris” – Instituto de Arte e Cultura Garatuja (Rua Esmeraldo Tarquinio, 346, Jardim Tapajós)

17h30 – Panorama Linguagens da Dança “Erudito e Popular Uma Conta de Chegar” – Instituto de Arte e Cultura Garatuja (Rua Esmeraldo Tarquinio, 346, Jardim Tapajós)

20h – Stand Up: Oscar Filho + Lançamento do livro “Autobiografia Não Autorizada” – Praça da Matriz

 

Segunda-Feira, 21/07

15h – Mostra de Curta Infantil e Oficinas de Stop Motion – Difusão Cultural (Rua Dr. Osvaldo Urioste, 41, Centro)

20h – Mecânicos Paraguaios – Praça da Matriz

 

Terça, 22/07

20h – Coral AMICRI / Coral Sol e Terra / Eudóxia de Barros – Praça da Matriz

 

Quarta, 23/07

10h – Teatro: Os Palhaços Saem de Férias – Praça da Matriz

15h – Teatro: Os Palhaços Saem de Férias – Praça da Matriz

20h – Combo Big Band – Praça da Matriz

 

Quinta-Feira, 24/07

20h – Show: Rafael Cardoso Convida – Praça da Matriz

 

Sexta-Feira, 25/07

20h – Show: Conversa Ribeira, Água Memórias – Praça da Matriz

 

Sábado, 26/07

14h às 18h – Master Class de Violão e Contrabaixo com Rafael Cardoso e Pedro Macedo – Centro Cultural Reginaldo Ângelo Ferreira (Av. Dr. Joviano Alvim, 1322 – Sede da Fama)

17h – Panorama Linguagens da Dança “3D” – Instituto de Arte e Cultura Garatuja (Rua Esmeraldo Tarquinio, 346, Jardim Tapajós)

20h – Rafael Cardoso e Pedro Macedo – Centro Cultural Reginaldo Ângelo Ferreira (Av. Dr. Joviano Alvim, 1322 – Sede da Fama)

 

Domingo, 27/07

9h às 16h – Encontro de Automóveis Antigos e Especiais – Praça da Matriz

16h – Peter Pan (Teatro Infantil) – Praça da Matriz

17h – Panorama Linguagens da Dança “A Rosa de Istambul” – Instituto de Arte e Cultura Garatuja (Rua Esmeraldo Tarquinio, 346, Jardim Tapajós)

17h45 – Panorama Linguagens da Dança “Roda de Conversa” – Instituto de Arte e Cultura Garatuja (Rua Esmeraldo Tarquinio, 346, Jardim Tapajós)

20h – Stand Up: Maurício Meireles – Praça da Matriz

 

Revista Fanzine - Virada Cultural 2014

05.2014

Virada Cultural 2014

Evento ocorre nos dias 17 e 18 de maio, das 18h às 18h em São Paulo  
 

A Virada Cultural 2014 terá atrações como a banda de rock Ira!, os cantores Baby do Brasil, Vanessa da Mata, Pepeu Gomes e Luiz Melodia no palco Júlio Prestes, no Centro de São Paulo.

 

O Ira! abrirá a Virada, que ocorre nos dias 17 e 18 de maio, das 18h às 18h.

 

O palco montado no Largo do Arouche receberá a funkeira carioca Valesca Popozuda, Penininha, Rosanah, Tati Quebra Barraco, Falcão, Roberta Miranda, entre outros.

 

Segundo a Prefeitura de São Paulo, restaurantes vão aderir à Virada deste ano e funcionarão 24 horas.

 

Ainda não foram divulgados os nomes dos restaurantes.Os usuários de droga atendidos pelo programa Braços Abertos, da Prefeitura de São Paulo, terão um palco temático no Largo Coração de Jesus e devem participar de atividades.

 

No Palco República, a cantora Fernanda Abreu e União Black se apresentarão.No Vale do Anhagabaú, a dançarina Ana Botafogo apresentará o espetáculo "Cisne".

 

Na Luz, o samba e o pagode serão representados por Martnália, Sombrinha, Almir Guineto e Eliana de Lima.A praça Rossevelt vai receber a "Viradinha" para as crianças com shows, teatro gastronomia e outros.

 

Serão montadas mais de 100 tendas, haverá 1.500 seguranças particulares, 220 bombeiros e 1.200 pessoas que trabalham com montagem, produção e limpeza.

 

A partir de domingo de manhã, as feiras gastronômicas começam a funcionar. Os chefs de cozinha vão apresentar seus pratos no Minhocão.!

 

Revista Fanzine - Mostra de Tiradentes

03.2014

São Paulo em sintonia com a

Mostra de Tiradentes 2014

Cinesesc apresenta filmes do festival mineiro, uma das mais importantes plataformas do cinema independente do país
 

A Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, um dos mais importantes eventos do cinema independente brasileiro terá sua segunda edição em São Paulo. O CineSesc exibirá, de 24 a 30 março, 14 longas e 25 curtas da 17 ª edição da Mostra Tiradentes, que aconteceu em janeiro desse ano. O festival é uma parceria entre a Universo Produção de Belo Horizonte e o SESC São Paulo.

 

A entrada é franca.A sessão de abertura da Mostra de Tiradentes no CineSesc, que acontece na noite da segunda-feira, dia 24 de março, às 20h30, terá a exibição do filme “A Vizinhança do Tigre” de Affonso Uchoa. O longa foi o vencedor do prêmio de melhor filme da Mostra Aurora da 17ª Mostra de Tiradentes.

 

Entre os demais destaques da Mostra Tiradentes em São Paulo estão os longas ‘Amador, de Cristiano Burlan, ‘Aliança’, de Gabriel Martins, João Toledo e Leonardo Amaral, ‘Branco Sai, Preto Fica’, de Adirley Queirós, ‘A Mulher que Amou o Vento’, de Ana Moravi, ‘Amor, Plástico e Barulho’, de Renata Pinheiro, ‘O Bagre Africano de Ataléia’, de Aline X e Gustavo Jardim e ‘Batguano’, de Tavinho Teixeira.Entre os curtas, destaque para ‘Quinze’, de Maurílio Martins, ‘Sandra Espera’, de Leonardo Amaral, ‘Marina Não Vai à Praia’, de Cássio Pereira dos Santos, ‘Jardim Tókio’, de Rodrigo Grota e ‘Ouça o Ciclone’, de Lucas Camargo de Barros.

 

A Mostra de Tiradentes no CineSesc terá dois debates e uma oficina. O primeiro debate tem como tema O Ator em Processo e acontece no sábado, dia 29, às 14h30. Com mediação de Pedro Maciel Guimarães, curador e crítico de cinema, o debate conta com a participação da atriz Sabrina Greve, de Everaldo Pontes e Renan Rovida. No domingo, dia 30, também às 14h30, acontece o segundo debate, com o tema Os Processos Pelos Seus Criadores. A mediação será do professor, pesquisador e curador Cléber Eduardo. Participam os cineastas Adirley Queirós, Renata Pinheiro, Ricardo Miranda e Murillo Sales.

 

Completa a programação paralela da Mostra de Tiradentes no CineSesc, o Cinema da Vela (encontro mensal realizado no CineSesc), que no dia 26 de março abordará o tema Modos de Criação. Com mediação do curador, crítico e pesquisador de cinema Francis Vogner dos Reis, o encontro traz o professor, escritor e pesquisador da ECA/USP Jean Claude Bernardet e os cineastas Cristiano Burlan e Taciano Valério.

 

Com 17 edições já realizadas em Minas Gerais, a Mostra de Tiradentes se consolidou no cenário cultural brasileiro como um espaço enriquecedor de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo que, a cada edição, coloca em debate novos paradigmas e apresenta a multiplicidade do audiovisual nacional.

 

Revista Fanzine - Conheça o Museu que guarda a história da Medicina

03.2014

Conheça o Museu que guarda a história

da Medicina

Com um acervo de cerca de mil peças expostas, também conta com painéis mostrando a história da medicina e de instituições médicas
 

Localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo, o Museu de História da Medicina foi construído com o intuito de valorizar o patrimônio histórico da Medicina, no apoio à pesquisa e à difusão cultural.

 

Possui em seu acervo registros sobre a profissão no Brasil e no mundo, tais como documentos históricos, livros raros, equipamentos cirúrgicos, louças com representações de eventos médicos, bustos, estatuetas de grandes nomes da medicina e da ciência, medalhas, fotografias, entre outros.

 

O local está aberto a visitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, na sede da APM – Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 – 5º andar – com entrada gratuita. Para crescer, o museu recebe apoio dos médicos por meio de doações de materiais, fotos, aparelhos, instrumentos, mobiliários ou qualquer objeto que auxilie na reconstituição da história da Medicina. Quem tiver interesse, pode ajudar a ampliar o acervo fazendo a sua doação. 

 

Um pouco da história do museu O Museu da APM foi implantado em abril de 2000 e inaugurado em 18 de outubro de 2002, sob a curadoria de doze anos do Prof. Dr. Jorge Michalany (1916-2012), que doou grande parte de seu acervo.

 

Desde a sua fundação, o estoque vem sendo ampliado e recebendo importantes doações dos médicos, de hospitais, empresas, entre outros, formando um expressivo acervo bibliográfico, de peças e de obras de valor histórico.

 

Hoje, conta com um acervo de cerca de mil peças, tais como documentos, livros raros, equipamentos cirúrgicos, louças com representações de eventos médicos, bustos, estatuetas de grandes nomes da medicina e da ciência, medalhas, fotografias, entre outros. Além disso, também expõe painéis que contam a história da medicina e de instituições médicas.

 

 

Serviço:

Museu da História da Medicina da Associação Paulista de Medicina

End.: Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 278 – Bela Vista – Centro – São Paulo.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h3.

Grátis.

Tel.: (11) 3188-4303.www.apm.org.br/museu-da-medicina.aspx

Revista Fanzine - Expo Noivas traz novidades para o mercado de casamentos

02.2014

Expo Noivas traz novidades para o mercado

de casamentos

Aluguel de carros especiais, noite de núpcias no iate, drone para filmagens aéreas,

coquetel com ouro foram algumas das novidades  
 

A indústria bilionária do casamento, do aluguel de carros especiais para a chegada triunfal da noiva à igreja até a fotografia feita com aviões sem piloto, os chamados drones, tudo isso pôde ser encontrado na Expo Noivas 2014, evento que aconteceu entre os dias 06 e 09 de fevereiro no Centro de Exposições Imigrantes.

Mais de 120 expositores estiveram apresentando suas novidades para os visitantes. Na passarela da Expo Noivas os visitantes puderam apreciar desfiles de vestidos de noivas, trajes para noivos, roupas para daminhas... tudo realmente impecável!

Entre as inúmeras novidades do evento, algo que chamou a atenção dos visitantes foi a noite de núpcias em um deslumbrante iate.. “Estamos há sete anos no mercado e realizamos mais de mil noite de núpcias... o momento se torna realmente inesquecível”, comentou o capitão Carlos, que, a caráter, explicava com simpatia aos noivos que o sonho pode sim virar realidade.

Segundo Ana Carla Archina, da Papyrus Brasil, a feira é uma excelente novidade para negócios. “Nossa gráfica está há onze anos no mercado e temos 180 modelos de convites... personalizamos o sonho!”,  comenta, mostrando o diferencial em todos os seus convites de casamento.

Entre as novidades da feira destacaram-se também coquetel de luxo com bolinhas de ouro, toalhas umedecidas refrescantes, bem casados de blueberry (ou mirtilo) e drone para filmagens aéreas do casamento.. tudo perfeito!

 

Revista Fanzine - São Paulo sedia Expo Noivas & Festas

02.2014

São Paulo sedia Expo Noivas & Festas

Maior evento do gênero no Brasil acontece de 06 a 09 de fevereiro

no Centro de Exposições Imigrantes  
 

Está planejando casar em 2014? Ou fazer "aquela" festa de debutante? Entáo você não pode deixar de visitar a Expo Noivas & Festas 2014, o maior evento do gênero no Brasil, que acontece em São Paulo, entre os dias 6 e 9 de fevereiro, no Centro de Exposições Imigrantes. A feira, que completa 20 anos no mercado, reúne 120 empresas expositoras entre todos os segmentos para quem vai organizar a festa: comidinhas, convites, fotografia, lembrancinhas e decorações.

Entre as novidades que serão apresentadas estão o buquê de chocolate, convite luminária, minimaçãs do amor e plaquinhas divertidas para que as daminhas levem na entrada da igreja.

A Expo Noivas & Festas é o maior evento de casamentos e festas do Brasil. Tradicional, atrai milhares de noivos, debutantes, famílias, profissionais e pessoas que estão organizando festas e recepções em geral. Contando com a participação de empresas e profissionais especializados, o evento reúne os melhores produtos e serviços disponíveis no mercado.

Serviço:

Local: Imigrantes Exhibition & Convention Center (Centro de Exposições Imigrantes)
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - São Paulo – SP
Data: 06 a 09 de fevereiro de 2014
Horário: 14h às 22h
Ingressos: Individual (R$ 15) / Maiores de 60 anos (R$ 7) / Crianças até 10 anos (Grátis)

 

Revista Fanzine - Atibaia Flores e Morangos

​09.2013

Atibaia se enfeita de flores e morangos...

Tradicional festa tem início dia 06 e segue até 29 de setembro,

movimentando o turismo local

 

Setembro. Mês marcado pelo início da primavera, a estação mais colorida do ano, onde as flores enfeitam os jardins e enchem nossos olhos de beleza. É o mês em que Atibaia recebe turista dos quatro cantos do país com um único objetivo: encantar-se com a beleza e o perfume das flores e morangos da cidade.

 

O Parque Edmundo Zanoni é palco de mais uma edição da Tradicional Festa das Flores e Morangos de Atibaia, evento que tem início no dia 06 de setembro e segue até o dia 29 do mesmo mês. Simultaneamente a este evento, a cidade também recebe o Festival Gastronômico “Sabores de Atibaia”, onde o principal ingrediente do prato é o morango.

 

Pessoas com etnias diferentes visitam a Festa e apreciam a beleza, o sabor que a natureza e os produtores oferecem, a cultura, os costumes e as tradições de todas as pessoas envolvidas.

O local mais cobiçado pelos turistas é o pavilhão de exposições, pois a decoração exposta remete ao título da Festa e demonstra a riqueza existente entre a união da natureza e a criatividade e sensibilidade humana. São 1.000 m² com inúmeras variedades de plantas, flores e hortifrutigranjeiros.

 

A praça de alimentação é outro espaço muito requisitado, pois oferece culinária diversificada, para todos os paladares e críticos de gastronomia.

 

Desde 2011 a Festa é realizada em quatro finais de semana, conforme solicitado pelo público. A programação é variada, com apresentações de grupos folclóricos de diversos países, grupos interativos, brincadeiras educacionais, exposição e venda de flores e morangos produzidos na região.

 

A dança típica japonesa Bon Odori, que é um agradecimento pela boa colheita, sempre inicia o circuito cultural que traz grupos folclóricos, com hábitos diferenciados que agregam valores ao povo brasileiro.

 

Serviço:

Festa das Flores e Morangos de Atibaia

De 06 a 09 de setembro / às sextas, sábados e domingos

Das 09h às 18h 

 

 

 

www.festadasfloresdeatibaia.com.br

Revista Fanzine - Exposição apresenta ao público os ‘Realismos Mágicos’

07.2013​

Exposição apresenta ao público
os ‘Realismos Mágicos’

Itatiba abre Mostra sobre "o presente que vivemos"
 

A partir deste sábado, dia 3 de agosto, o Museu Municipal 'Padre Lima' apresenta ao público a exposição ‘Realismos Mágicos’ de Nestor Lampros e Yndiara Macedo. A mostra segue até o dia 25 de agosto. O Museu Histórico 'Padre Francisco de Paula Lima' fica na Praça da Bandeira, 122 – Centro. Informações pelo telefone 4524-1264. Horário de funcionamento: de terça à sexta-feira das 9h às 18h, sábados, domingos e feriados das 9h às 17h.

 

 

Através de 'Realismos Mágicos', Yndiara Macedo - com seus textos - e Nestor Lampros - com suas pinturas - nos devolvem, observadores curiosos, a parcela dos ‘realismos’ que a realidade nos priva. Restituição claramente afirmativa da Vida em suas facetas, formas, cores e metáforas invencíveis, abrindo a nós a realização da Vida neste presente que é o Presente em que vivemos.

 

O nosso Presente nesta exposição. 

 

‘Realismos Mágicos’ contempla o realismo não lógico, não o realismo que estamos acostumados em ver e consumir passivamente. Este realismo mágico se refere a uma forma onde impera a vazão do lirismo, do ilogismo, da poesia. Poesia que confere à normal visão, tão doentia como uma doença na necessidade de estarmos sempre anestesiados, e/ou neutros, a proposta de reorganizar as realidades sob uma ótica do sonho e das associações diferenciadas, da reconstrução do real pelo viés da memória.

 

Autores

 

Nestor Lampros é artista plástico, escritor, quadrinhista, cartunista, dramaturgo e arte-educador. Formado em Letras e pós-graduado em Arte-Educação. Mais informações no site do artista: www.nestorlampros.com.br

 

Yndiara Macedo é escritora - vencedora do Mapa Cultural Paulista em 2010, com o conto ‘A morte e o funcionalismo público’. Professora, oficineira, graduada em Letras pela UFRJ. Mais sobre ela no blog: mimesesealquimias.blogspot.com

 

Serviço:

Realismos Mágicos’De 3 a 25 de agostoLocal: Museu Histórico 'Padre Francisco de Paula Lima'De terça à sexta-feira das 9h às 18h, sábados, domingos e feriados das 9h às 17hAberto ao público

Revista Fanzine - Conjunto Miramar abre Festival de Inverno

07.2013​

Conjunto Miramar abre Festival de Inverno
em Atibaia 

Quarteto conta com uma integrante ilustre para a cidade e reuniu grande público na igreja da Matriz 
 

O Festival de Inverno de Atibaia teve início nesta quinta-feira, 04 de julho, com a apresentação do Conjunto Miramar, de Porto Rico, na Igreja da Matriz. O evento reuniu pessoas de todas as idades, que foram prestigiar o quarteto, em principalmente, rever uma integrante especial: Ana Cecília Guzzi, que é de Atibaia. 

 

"É uma emoção muito grande. Bateu aquela saudade daqui. Sabe como posso resumir esse momento? Emoção, saudade, e responsabilidade, declarou Ana Cecília Guzzi à revista Fanzine, visivelmente emocionada por se apresentar em Atibaia, com a ilustre presença de sua mãe, "a sempre professora de música" Vilma Guzzi. 

 

Ana Cecília iniciou seus estudos de oboé na Universidade Livre de Música em São Paulo, e mais tarde passou a Universidade de Campinas como aluna especial. Foi primeira oboísta na Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, e co-fundadora da Camerata Ethos e do Quinteto de Sopros de Atibaia. Atualmente mora em Porto Rico, onde tem colaborado em varias agrupações musicais: Banda e Orquestra da Universidade de Porto Rico, Banda Municipal de Caguas, Camerata Filarmônica, e Orquestra Filarmônica de Porto Rico. Além de suas atividades musicais, Ana é professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia da Universidade de Porto Rico.

 

 

Confira a programação do Festival para esse final de semana 

 

 

Dia 5

Praça da Matriz

20h – Música Instrumental – Duo Léo Ferrarini e Paulinho Cardoso

 

Dia 6

Praça da Matriz

20h – Espetáculo de Música “Sampa Final”

 

Dia 7

Praça da Matriz

15h – Musical Brasil

 

Dia 8

Difusão Cultural

Curta a Segunda

15h – CineCurta Livre

19h – CineCurta Adulto

13h às 15h – Stopmotion

Praça da Matriz

20h – Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia

Fórum Cidadania

18h – Workshop de viola

 

Dia 9

Igreja do Rosário

20h – Coral Terceira Idade – Declamação

Praça da Matriz

16h – Teatro Infantil de Mamulengo

20h – Espetáculo de música “Pé de Pássaro”

Difusão Cultural

13h às 15h – Stopmotion

Fórum Cidadania

18h – Workshop de viola

 

 

 

Revista Fanzine - Itatiba sedia espetáculo internacional

06.2013​

Itatiba sedia espetáculo internacional 

"De Porto Rico ao Brasil", apresentação do Conjunto Miramar encantou o público 
 

A cidade de Itatiba vem investindo na área e cultural. E acertando. Mais uma prova disso foi a apresentação do Conjunto Miramar, com o espetáculo "De Porto Rico ao Brasil". O evento aconteceu nesta sexta-feira, dia 28, no Teatro Ralino Zambotto. 

 

"Variedade e qualidade são as características principais da programação cultural oferecida em Itatiba. São espetáculos belíssimos que vão do local ao internacional, dos premiados aos famosos", lembra o Prefeito João Fattori.

 

De Porto Rico ao Brasil reúne o viola solista da Orquestra Sinfônica de Porto Rico, Emanuel Olivieri e professores do Conservatório de Música de Porto Rico interpretando músicas eruditas e do repertório popular brasileiro e porto-riquenho. Emanuel Olivieri é chefe de naipe das violas na Orquestra Sinfônica de Porto Rico, e professor de viola no Conservatório de Música. Estudou com os professores Guillermo Figueroa, Emanuel Vardi, Jean Dane, Lillian Fuchs, Abraham Skernick e Leonard Davis na Manhattan School of Music. Fez cursos adicionais de pedagogia Suzuki, interpretação de música barroca (Oberlin Baroque Institute) e jazz (Turtle Island String Quartet).

 

Tem regido orquestras em Porto Rico, Panamá e México, produzindo concertos educativos e de música popular. Tem realizado três gravações de música erudita porto-riquenha. Completam o Conjunto Miramar Ana Cecília Guzzi, Sheila Ortiz e Rafael Sueiras.

 

Ana Cecília iniciou seus estudos de oboé na Universidade Livre de Música em São Paulo, e mais tarde passou a Universidade de Campinas como aluna especial. Foi primeira oboísta na Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, e co-fundadora da Camerata Ethos e do Quinteto de Sopros de Atibaia. Atualmente mora em Porto Rico, onde tem colaborado em varias agrupações musicais: Banda e Orquestra da Universidade de Porto Rico, Banda Municipal de Caguas, Camerata Filarmônica, e Orquestra Filarmônica de Porto Rico. Além de suas atividades musicais, Ana é professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia da Universidade de Porto Rico.

 

Sheila Ortiz é professora de solfejo no Conservatório de Música de Porto Rico. Começou os seus estudos musicais no Instituto Juan Morel Campos com o violoncelista Orlando Guillot, fez o bacharelado no Conservatório com Joaquín Vidaechea, e logo o mestrado na Universidade de Miami, estudando com Eugene Eicher. Realizou cursos especiais de pedagogia musical com Violeta Hensi, María del Pilar Arenas, Marisa Fonterrada, Iramar Rodrigues, Murray Schafer e David Elliot. Professora certificada no método Suzuki, é ademais violoncelista no grupo de câmara Horned Dorset Players há três anos.

 

Rafael Sueiras é pianista acompanhante no Conservatório de Música de Porto Rico há mais de quinze anos, onde tem a seu cargo os alunos de clarinete, violino e saxofone, entre outros. Também colabora com várias companhias de ópera e ballet como Culturarte, Ballet Concierto, Ópera de Porto Rico, Teatro da Ópera, e a Fundação Porto-riquenha de Zarzuela e Opereta. Estudou com os professores Cecília Talavera, Jesús María Sanromá, Héctor Tosar, Amaury Veray e Héctor Campos Parsi. Além disso, realizou estudos doutorais de psicologia na Universidade Carlos Albizu.

Revista Fanzine - Orquestra Oficina de Cordas no Sesi Campinas

06.2013​

Orquestra Oficina de Cordas

no Sesi Campinas

Público se emocionou com o espetáculo "Oficina toca Radamés";

evento aconteceu no último sábado
 

A Orquestra Oficina de Cordas de Campinas emocionou o público presente no último sábado, dia 08, no teatro do Sesi. Em sua mais recente produção, o conjunto apresentou o espetáculo "Oficina toca Radamés". 

 

O público teve a oportunidade de conhecer o resultado de uma pesquisa minuciosa sobre a interpretação de músicas brasileiras em instrumentos de cordas. O repertório incluiu obras dos compositores Radamés Gnattali (1906-1988), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Alberto Nepomuceno (1864-1920) e Hermeto Pascoal.

 

A apresentação contou com a participação do violonista Rafael Thomas executando o Concerto Nº 4 para Violão e Orquestra. Formado por jovens músicos, o conjunto é reconhecido em Campinas e região como um laboratório para novos talentos. 

 

O grupo traz desde elementos da forma sonata até as harmonias, o romantismo e a improvisação do jazz, sem perder de vista os traços melódicos e o vigor rítmico da música brasileira.

A apresentação integrou a temporada 2013 do projeto Sesi Música Erudita.

 

Revista Fanzine - "É Pra Jazz" encanta público em Itatiba

06.2013​

"É Pra Jazz" encanta público em Itatiba

Edição da noite Jazz / MPB reuniu amantes da boa música 
 

Na última sexta-feira, dia 07 de junho, o Conservatório Alba Panzarin Degani foi palco de mais uma edição da noite Jazz/MPB com o "É Pra Jazz". Amantes da boa música se encantaram com o evento, que é uma realização da Prefeitura de Atibaia.

 

Os músicos se reúnem no local toda primeira sexta-feira do mês. "O projeto é bem bacana e reúne um público seleto, amantes desse gênero", comenta Fernando Telles, guitarrista da banda.

 

Em entrevista à revista Fanzine, o músico explicou que o "É Pra Jazz"  conta com um repertório variado, passando pelas diferentes vertentes da música instrumental, do jazz ao blue, além da música brasileira, da bossa nova ao baião. "Para quem gosta e conhece, relembramos temas de John Coltrane, Tom Jobim e vários artistas do gênero". O grupo é formado por Fernando Telles (guitarra); Rodrigo Guzzo (sax); Ebert Durães (piano) e Renato Trevisone (bateria).

 

Revista Fanzine - Virada Cultural Campinas

05.2013​

Virada Cultural de Campinas

atrai cerca de 38 mil

Evento foi marcado por muitas atrações e nenhuma ocorrência grave foi registrada

 

A quinta edição da Virada Cultural de Campinas foi de festa, com espaço apenas para comemorações, e nenhuma ocorrência grave foi registrada. Com tranquilidade e sem tumultos, os cinco pontos principais com manifestações artísticas espalhados pela região central do município receberam, nos dois dias, cerca de 38 mil pessoas, que puderam conferir uma programação variada e atrativa.



Segundo o secretário de Cultura de Campinas, Ney Carrasco, o evento foi considerado um sucesso. "Tivemos espetáculos ótimos, as pessoas tiveram conforto, além de segurança, e eu espero que nas próximas vezes venha mais gente”. Para ele, é preciso trazer cada vez mais o povo para a rua porque esse é o histórico do município. “Temos que tirar as pessoas de casa, porque queremos devolver a cidade para o campineiro. Essa é a grande lição que levamos deste ano. Do resto, todas as classes sociais conviveram bem, até os moradores de rua tiveram um envolvimento muito bacana. Portanto, que nos próximos anos mais pessoas participem com a gente”, completa.



A abertura da Virada Cultural de Campinas 2013 contou com a apresentação do stand up Comedy "Humor de salto alto", na Estação Cultura e atraiu muita gente, apesar do frio. Já no domingo, o rapper Emicida encerrou o evento, sendo o responsável por atrair o maior número de público de todos os shows da virada Cultural Campinas 2013.

Revista Fanzine- Arnaldo Antunes
04.2013
Arnaldo Antunes agita público em Campinas

Em show acústico, cantor relembrou grandes sucessos, comemorando 30 anos de carreira

 

Na última quinta-feira, dia 18 de abril, o cantor Arnaldo Antunes apresentou-se no Campinas Shopping, dentro do projeto “Show Cultural”. Em seu “Acústico MTV”, o artista –comemorando 30 anos de carreira - relembrou grandes sucessos, com repertório bem variado.
Arnaldo Antunes fez o público vibrar relembrando sucessos de quando fazia parte do grupo Titãs (que integrou até 1992); também músicas do projeto Tribalistas (parceria com Marisa Monte e Carlinhos Brown) e canções de sua carreira solo.
O evento, totalmente gratuito, lotou o shopping, e o show durou pouco mais de uma hora. Destaque para o respeito com o público, que não ficou esperando o artista entrar no palco. Arnaldo Antunes iniciou seu show às 20h, horário marcado para início de sua apresentação.
Som de primeira, segurança adequada, organização  e simpatia dos músicos deixaram o público bem satisfeito. Público este bem variado: desde crianças cantando os novos sucessos de Arnaldo Antunes, até idosos, emocionando-se com antigos sucessos.
Arnaldo Antunes, em todos os shows, é o responsável por unir gerações. Avós, pais, filhos e netos no mesmo ambiente, familiar e cultural. E essa é a intenção do Projeto Cultural do Campinas Shopping.


Os eventos seguem até 05 de maio com a seguinte programação:



 

Programação:


20/04 – Jair Oliveira
21/04 – Jair Oliveira
25/04 – Luciana Mello
27/04 – Ciência em Show
28/04 – Ciência em Show
02/05 – Maurício Manieri
04/05 – Marionetes Guarujá
05/05 – Marionetes Guarujá

Revista Fanzine- Clube da Música
03.2013
Clube da Música ilumina noite atibaiense

Projeto cultural tem como princípio a integração musical e cultural

de diversas vertentes

O Clube da Música de Atibaia encanta o público por onde passa. O projeto, criado em 2000, e idealizado por Wilson Matuoka, é um contraponto à música veiculada e explorada fugaz e comercialmente pela mídia, e traz em seu bojo, o intento de privilegiar - através da espontaneidade, da qualidade e do estudo - a contemporaneidade nas releituras de novos e antigos repertórios, muitas vezes relegados a uma importância menor, mas que, na verdade, representam exatamente o inverso.



Com isso, o Clube da Música Atibaia também fomenta a criação de composições originais desvinculadas das pressões mercadológicas, contribuindo para a livre expressão musical.

Além da criatividade, o Clube da Música tem o objetivo de incentivar e fomentar a fraternidade entre seus integrantes e músicos convidados, promovendo um diálogo cultural constante, derrubando barreiras sociais, econômicas, políticas e geográficas.



Onde o Clube da Música se apresenta, a interação “músicos – público” é imediata e fraterna. O público, formado por várias gerações, evidencia que a transferência cultural é uma necessidade e, além disso, passível de se realizar.

É um projeto cultural itinerante e sempre em busca de novas parcerias para promover encontros onde os músicos possam se expressar livremente, sem pressões do mercado fonográfico ou mídia, e também fomentar o intercâmbio e cultura musical entre os participantes e públicos, sem barreiras geográficas, contribuindo com o constante diálogo entre culturas.

bottom of page