top of page
GERAL
  • w-googleplus
  • w-tbird
  • w-facebook
Revista Fanzine - Dia da Consciência Negra

11.2016

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil 

 

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.

 

A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães.

 

A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga.

O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.

 

Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas.

 

Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam.

 

As casas dos escravos eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas dos barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades de suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os índios durante o período de colonização.

 

Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade.

 

Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade.

 

O grande problema dessa libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho, continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a tão esperada liberdade não chegou por completo.

 

As oportunidades de vida que tiveram eram limitadas apenas aos trabalhos pesados, como não haviam estudado e não aprenderam outros ofícios além dos braçais, porém, alguns conseguiram emprego no comércio.

 

O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.

 

 

 

Revista Fanzine - Dia dos Namorados

06.2015

Minha Namorada

Poesia de Vinícius de Moraes é perfeita receita pro Dia dos Namorados

 

Se você quer ser minha namorada
Ah, que linda namorada
Você poderia ser
Se quiser ser somente minha
Exatamente essa coisinha

Essa coisa toda minha
Que ninguém mais pode ser

Você tem que me fazer um juramento
De só ter um pensamento
Ser só minha até morrer
E também de não perder esse jeitinho
De falar devagarinho
Essas histórias de você
E de repente me fazer muito carinho
E chorar bem de mansinho
Sem ninguém saber por quê

Porém, se mais do que minha namorada
Você quer ser minha amada
Minha amada, mas amada pra valer
Aquela amada pelo amor predestinada
Sem a qual a vida é nada
Sem a qual se quer morrer

Você tem que vir comigo em meu caminho
E talvez o meu caminho seja triste pra você
Os seus olhos têm que ser só dos meus olhos
Os seus braços o meu ninho
No silêncio de depois
E você tem que ser a estrela derradeira
Minha amiga e companheira
No infinito de nós dois

 

 

Vinícius de Moraes

 

 

05.2015

Eu Sou Minha Mãe

Reflexões da escritora feminista mexicana Marcela Lagarde traduzidas por Beatriz Cannabrava e dedicadas a todas as mães

 

Eu sou minha mãe.
Cada vez que me encarrego de mim mesma. 
Quando não me abandono.
Eu sou minha mãe cada vez que me valorizo.
Quando creio em mim mesma. 
Eu sou minha mãe quando não permito que me firam, 
quando cuido de mim.
Quando não me dou por vencida, quando me estimulo, quando confio em mim. 
Eu sou minha mãe, quando aceito quem sou. 
Quando construo cada dia. 
Quando gozo minha solidão.
Quando partilho minha vida. 
* *
Sou minha mãe, cada vez que me ocupo de mim mesma.
Quando não espero que se ocupem de mim.
Quando não dependo vitalmente de outros.
Quando trabalho.
Quando satisfaço minhas necessidades. 
Sou mãe ao ser consciente. Quanto tenho limites. 
Quando me apresso a realizar meus desejos. 
Quando amadureço, gozo e amo.
* *
Sou minha mãe quando sou o centro. Quando compartilho meu mundo. 
Quando sou solidária.
Quando amplio minhas possibilidades. 
Quando sou criativa.
Quando sou livre.

 

Marcela Lagarde

Versão em português: Beatriz Cannabrava

 

Revista Fanzine - Dia Das Mães
Revista Fanzine - ONG Paz Sem Fronteiras

04.2015

Paz Sem Fronteiras

Conheça a ONG brasileira que vem contribuindo para a construção da cultura de paz

no planeta Terra

 

Fundada em 15 de dezembro de 2012 a ONG Paz Sem Fronteiras é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos. Criada com o propósito é estabelecer um diálogo criativo com as mais variadas vertentes do conhecimento humano, a fim de contribuir com a construção da paz no planeta Terra.

 

Idealizada pela dramaturga Ana Vitoria Vieira Monteiro e amigos, a ONG já conta com mais de 200 participantes voluntários, todos bastante empenhados em propagar a paz incondicional por meio da ética e da arte.

 

O movimento Paz Sem Fronteiras se norteia por princípios fundamentais para a construção de uma Cultura de Paz. Considera que a paz é um valor universal, pré-condição e consequência do desfrute dos direitos humanos fundamentais por todos os seres humanos, e entende que a cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e visão de mundo baseados no amor e na liberdade.

 

A iniciativa se consolida por meio da organização não-governamental Associação Paz Sem Fronteiras, que é inclusiva, abarca todas as raças, etnias, gêneros, credos religiosos ou convicções político-partidárias. Sua forma de ação é o amor, a fraternidade, a liberdade, a arte, a beleza, a ética, a eficácia e a independência.

 

A ONG Paz Sem Fronteiras reconhece que, conforme o Preâmbulo da Constituição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura: “posto que as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens onde devem erigir-se os baluartes da paz”.

 

Em sintonia com estes princípios, a Paz Sem Fronteiras:

 

. Busca um estado de convivência coletiva justa, ética, criativa e libertária;

 

. Valoriza a diversidade;

 

. Atua de modo coletivo e cooperativo;

 

. Rejeita a violência e contribui para a sua prevenção, lidando com as situações de conflito de modo ativo, dialógico e pacífico;

 

. Contrapõe-se a qualquer situação de dominação, de exploração humana, de escravidão ou de poder “sobre o outro”;

 

. Incentiva o diálogo entre as tradições culturais e espirituais e os diversos saberes;

 

. Apóia ações de economia solidária, mediação, justiça restaurativa, educação inclusiva e todos os movimentos que estejam embasados nos princípios da Cultura da Paz.

 

Conheça o site da Paz Sem Fronteirase participe você também desta iniciativade Paz!

 

 

 

Revista Fanzine - Feliz 2015

02.2015

Samuca é pentacampeã na Capital da Alegria

Com 179,5 pontos a Samuca é pentacampeã do carnaval Rio-Clarense

 

Samuca - Grêmio Recreativo Cultural Beneficente Escola de Samba é pentacampeã do carnaval Rio-clarense.

 

Casamba e a UVA empataram com 178,7 pontos cada, mas, pelo critério de desempate, Casamba ficou com o segundo lugar. A Grasifs ficou em quatro com 117,9 pontos. A apuração das notas aconteceu no Ginásio dos Esportes Felipe Karam, nesta segunda-feira (16).

 

As notas variaram de 7 a 10, mas a escola a UVA teve uma "nota zero". “Um dos jurados, em um dos quesitos, fez um elogio aos quesitos, mas esqueceu de dar a nota. Não deu nota 0, simplesmente não deu nota. Nesse caso aplica-se o regulamento e segue-se as notas dos outros jurados”, afirmou Japyr Pimentel, membro da comissão organizadora.

 

“Quando tudo parecia perdido, quando as forças já acabavam, e os problemas se acumulavam, tiramos força de onde? De nosso querido pavilhão. É por ele que fazemos o que fazemos, e por ele que fazemos tão bem feito! É triste ver familiares de diretores, ou até próprios diretores, que se preocupam mais em provocar e tirar sarro do que se preocupam com a própria escola.

 

Entendam, aqui somos uma família. Uma família movida à paixão pelo carnaval, não movida à vingança. Olhamos para a frente, não para os lados.

 

Para a alegria de muitos que pediam, e até para nós, a chuva veio sim. Veio para limpar a avenida, veio para nos abençoar, e porque não, veio para encher a Cantareira.

 

Mais uma vez fizemos história e somos a primeira escola pentacampeã, e isso ninguém tira de nós.

 

Parabéns a cada um de vocês que ajudaram, seja desfilando, seja confeccionando fantasias, alegorias, organizando, limpando a quadra e empurrando carros. Esse título é de cada um de vocês. Esse título é nosso!

 

Vamos comemorar os 40 anos com o título inédito para a Samuca. Deixamos escapar um ano, mas esse ano não tinha como. Era questão de honra a gente conseguir isso, de tanto que os outros falavam", ressaltou presidente da Samuca, Welson Camargo.

 

Com o samba enredo “No encanto e na magia, Samuca 40 anos de alegria!”, a escola pode mostrar durante 75 minutos a produção feita para festa este ano, no desfile das campeãs.

 

 

A Revista Fanzine Parabeniza a Samuca!!!

 

Revista Fanzine - Feliz 2015

12.2014

Feliz 2015

Que o ano que se inicia seja repleto de realizações... e que venha 2015

 

A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos derrotasou nossas conquistas!

 

 

O importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.

 

 

O nosso caminho é feito Pelos nossos próprios passos... Mas a beleza da caminhada... Depende dos que vão conosco! Assim, neste novo ano que se inicia possamos caminhar mais e mais juntos... O ano se finda e tão logo o outro se inicia... E neste ciclo do "ir" e "vir" o tempo passa... e como passa! Os anos se esvaem...

 

 

E nem sempre estamos atentos ao que realmente importa. Deixe a vida fluir e perceba entre tantas exigências do cotidiano, o que é indispensável para você! Ponha de lado o passado e até mesmo o presente! E crie uma nova vida... um novo dia... Um novo ano que ora se inicia!

 

 

Crie um novo quadro para você!

 

 

Crie, parte por parte... em sua mente... Até que tenha um quadro perfeito para o futuro... Que está logo além do presente. E assim dê início a uma nova jornada! Que o levará a uma nova vida, a um novo lar... E aos novos progressos na vida!

 

Que o Ano Novo renove nossas esperanças, e que a estrela crística resplandeça em nossas vidas e o fulgor dos nossos corações unidos intensifique a manifestação de um Ano Novo repleto de vitórias!

 

 

A todos vocês que estiveram conosco, que apostaram em nós, e aqueles que não, nós desejamos um Ano Novo de sucesso, saúde, paz, amor e prosperidade. Deixamos aqui o nosso muito obrigado e nos vemos em 2015...

 

 
Feliz Ano Novo!

 

 

Revista Fanzine - Rosas de Ouro apresenta logo do Carnaval 2015 assinado pela Y&R

09.2014

Rosas de Ouro apresenta logo do Carnaval 2015

Agência Y&R assina a identidade visual do enredo 2015 da escola de samba

 

A Sociedade Rosas de Ouro inova mais uma vez ao apresentar seu novo logo temático, uma elaborada ilustração que retrata e sintetiza o enredo do Carnaval 2015. Com o objetivo de ser uma imagem inspiradora para tudo o que envolver a produção do próximo desfile, a nova identidade visual foi desenvolvida pela Y&R baseada no tema deste ano: “Depois da Tempestade, o Encanto”. O enredo traz para o mundo da fantasia um fato real da história da própria escola, um momento de adversidade em que a força de seus integrantes transformou-se em magia e alegria.  


“É a primeira vez que temos um logo tão elaborado, envolvendo até uma produção em 3D e criado por grandes designers e ilustradores. Esse é um dos maiores presentes que a Rosas de Ouro já ganhou”, enfatiza a presidente Angelina Basílio. “Até agora usamos soluções caseiras para criar a nossa marca. A Rosas de Ouro foi umas das primeiras escolas a ter um logotipo no carnaval e isso vem desde a gestão do ex-presidente Eduardo Basílio. Hoje temos um dos melhores produtos já feitos para o carnaval de São Paulo”, completa a presidente.

O tema “Depois da Tempestade, o Encanto” conta o momento vivido pela agremiação, quando na concentração pré-desfile foi surpreendida por uma forte chuva de granizo. O enredo ilustra a história de superação por meio de contos de fadas clássicos, como Peter Pan e a Terra do Nunca, Alice no País das Maravilhas, A Bela e a Fera e o Mágico de Oz. 

 

Criado a quatro mãos pela Y&R e pela Rosas de Ouro, todos esses elementos se encontram em um tabuleiro de jogo de xadrez, o próprio tabuleiro da vida. No centro desse cenário estão nossos personagens, personificados pelos próprios carnavalescos, dividindo o lado sombrio e o lado iluminado das grandes fábulas. De acordo com Jorge Iervolino, diretor de Criação da Y&R, os opostos se completam nesta criação. “O centro desse cenário, onde colocamos a presidente Angelina Basílio, a diretora Ana Paltrinieri e o carnavalesco Jorge Freitas incorporando personagens de contos de fadas, representa a própria essência do que somos, resultado do lado bom e mau da vida ao nosso redor”.

Para criar essa imagem foram usadas técnicas diversas, envolvendo talentosos parceiros da Y&R: uma ilustração hiper-realista em 3D, criada pelo Studio Malagueta, transformou em real esse mundo fantástico. O fotógrafo Lúcio Cunha foi o responsável pelas fotos dos carnavalescos, posteriormente inseridas no cenário em computação gráfica.

Tradicionalmente, a escola de samba apresenta seus carnavais com um logotipo que acompanha toda identidade visual do tema escolhido. De 1998 a 2007, o carnavalesco Raul Diniz, que também era artista plástico, desenvolveu o selo oficial do carnaval. Depois disso, Jorge Freitas, que assumiu esse cargo, herdou também a responsabilidade dessa criação. A parceria inédita na concepção da identidade visual do Carnaval 2015 é fruto de uma relação que se iniciou em 2012, quando a Rosas de Ouro homenageou o publicitário e CEO do Grupo Newcomm, Roberto Justus. “Fiquei muito emocionado e extremamente honrado por ser homenageado por uma das maiores escolas de samba do País”, conta Justus. “Fizemos um dos desfiles mais lindos e grandiosos já realizados pela Rosas de Ouro. Já na apresentação do enredo ‘O Reino do Justus’, sentimos que seria um carnaval que marcaria a história da nossa agremiação e foi o que aconteceu”, relembra Darlan Alves, intérprete oficial.
 
Desde então, criou-se uma relação de carinho e respeito entre a escola e o empresário. Em 2014, a Rosas apresentou o enredo “Inesquecível”, que contava a vida de uma pessoa com 50 anos, desde o seu nascimento, e homenageou todas as referências de música, desenho, personalidades, esportistas e programas infantis de sua vida. Roberto Justus foi um dos homenageados como personalidade “Inesquecível” da escola durante um ensaio na quadra. 

 

Sobre o enredo “Depois da Tempestade, o Encanto”

 

Criado pelo carnavalesco Jorge Freitas e pelo intérprete oficial Darlan Alves, "Depois da Tempestade, o Encanto" contará a saga de Rosa que, ao ser surpreendida por uma tempestade de gelo enquanto estava na concentração antes do desfile, foi magicamente transportada para o mundo encantado dos contos de fadas. Nesse mundo, Rosa encontrará personagens da Terra do Nunca, do País das Maravilhas e Oz e passará pelo castelo da Bela e a Fera. “Estávamos com a escola montada para entrar na avenida quando o céu desabou. Nesse momento, vendo as fantasias molhadas, os carros encharcados, as pessoas correndo para se proteger, gente chorando, que imaginei esse tema”, explica o carnavalesco, Jorge Freitas.

 

Sobre a Sociedade Rosas de Ouro

 

Fundada em 1971, na Brasilândia, bairro da zona norte de São Paulo, a Sociedade Rosas de Outro manteve sua sede naquele endereço até o final dos anos 70, quando se mudou para a quadra da Freguesia do Ó, onde permanece até hoje. Campeã do carnaval de São Paulo por sete vezes, a Rosas de Ouro é umas das mais tradicionais agremiações da cidade. O último título conquistado foi em 2010 com o enredo “Cacau é Show”. Neste ano, a escola ficou em segundo lugar com o tema “Inesquecível”. Há onze anos, Angelina Basílio está na presidência da escola, após seu pai e um dos fundadores, Eduardo Basílio, falecer em 2003.

 

 

 

Revista Fanzine - Dia das Crianças

10.2014

Dia das Crianças

Dia 12 de outubro também se comemora a Nossa Senhora da Aparecida 

 

O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.

 

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

 

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

 

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

 

 

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

 

No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.

 

Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma.

 

Segundo estas fontes, em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba, na época chamado de rio Itaguaçu. Ou melhor, tentavam pescar, pois toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede uma vez mais, um pouco abaixo do ponto onde haviam pescado a santa, pescaram, desta vez, a cabeça que faltava à imagem e as redes, até então vazias, passaram a voltar ao barco repletas de peixes. Esse é considerado o primeiro milagre da santa. Eles limparam a imagem apanhada no rio e notaram que se tratava da imagem de Nossa Senhora da Conceição, de cor escura.

 

Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior. Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.

 

Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.

 

A construção da atual Basílica iniciou-se em 1946, com projeto assinado pelo Engenheiro Benedito Calixto de Jesus. A inauguração aconteceu em 1967, por ocasião da comemoração do 250.º Aniversário do encontro milagroso da imagem, ainda com o templo inacabado. O Papa Paulo VI ofertou à santa uma rosa de ouro, símbolo de amor e confiança pelas inúmeras bênçãos e graças por ela concedidas. A partir de 1950 já se pensava na construção de um novo templo mariano devido ao crescente número de romarias. O majestoso templo foi consagrado pelo Papa, após mais de vinte e cinco anos de construção, no dia 4 de julho de 1980, na primeira visita de João Paulo II ao Brasil.

 

A data comemorativa à Nossa Senhora Aparecida (aniversário do aparecimento da imagem no Rio) foi fixada pela Santa Sé em 1954, como sendo 12 de outubro, embora as informações sobre tal data sejam controversas. É nesta época do ano que a Basílica registra a presença de uma multidão incontável de fiéis, embora eles marquem presença notável durante todo ano.

 

A imagem encontrada e até hoje reverenciada é de terracota e mede 40 cm de altura. A cor original foi certamente afetada pelo tempo em que a imagem esteve mergulhada na água do rio, bem como pela fumaça das velas e dos candeeiros que durante tantos anos foram os símbolos da devoção dos fiéis à santa.

 

Em 1978, após o atentado que a reduziu a quase 200 pedaços, ela foi reconstituída pela artista plástica Maria Helena Chartuni, na época, restauradora do Museu de Arte de São Paulo. Peritos afirmam que ela foi moldada com argila da região, pelo monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, embora esta autoria seja de difícil comprovação.

 

Seja qual for a autoria da imagem ou a história de sua origem, a esta altura ela pouco importa, pois as graças alcançadas por seu intermédio têm trazido esperança e alento a um sem número de pessoas.

 

 

Revista Fanzine - Dia da Independência do Brasil

07.09.2014

Dia da Independência do Brasil

7 de setembro é uma ótima data cívica para exercitarmos nosso patriotismo

 

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

 

O Dia 7 de setembro de 1822 é comemorado até os dias atuais, pois foi nesta data que o príncipe regente Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil. Desta forma, ficou oficializado o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil tinha com relação a Portugal.

 

Dom Pedro vinha sofrendo forte pressão das cortes portuguesas para retornar para Portugal. A metrópole percebia que estava perdendo, aos poucos, o controle político do Brasil. As cortes portuguesas demonstravam forte interesse em recolonizar o Brasil, eliminando focos de resistência. A presença de Dom Pedro no Brasil atrapalhava estes interesses portugueses, porém o príncipe regente também sofria pressões da elite brasileira que estava ávida pela independência do país.

 

Na tarde do dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro estava em São Paulo, nas proximidades do riacho do Ipiranga, após retornar de uma viagem a Santos. Neste local, o príncipe regente recebeu uma carta de um mensageiro. Nesta carta, as corte portuguesas exigiam obediência às ordens portuguesas e seu retornou imediato a Portugal. 

 

Foi neste momento que Dom Pedro proclamou a independência do Brasil, com o famoso grito: “Independência ou Morte!”. O fato histórico ficou conhecido nacionalmente como “O Grito do Ipiranga”.

 

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

 

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

 

 

O Dia da indepêndencia é um momento muito importante em que representamos civicamente o nosso país. Uma ótima oportunidade de reforçarmos nosso amor a pátria!

 

Revista Fanzine - Folclore

08.2014

Agosto: Mês do Folclore

Vamos alimentar a cultura brasileira com  curiosidades e histórias da memória popular 

 

Nós já comentamos aqui sobre as superstições relacionadas ao mês de agosto. Mesmo sendo associado a grandes tragédias, pode-se dizer que agosto traz consigo boas superstições e crenças. Entre elas, as riquezas culturais do país como o folclore nacional, cujas festividades são comemoradas em 22 de agosto.

 

O folclore (do inglês folk que é gente ou povo e lore que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições,crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças,

artesanato,jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

 

O que é Folclore

 

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior doBrasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

 

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.


Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

 

Lendas, mitos e contos folclóricos do Brasil:

 

Boitatá

Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

 

Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

 

Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

 

Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

 

Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

 

Corpo-seco
É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

 

Pisadeira
É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

 

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

 

Mãe-de-ouro
Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

 

Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

 

Comadre Florzinha
É uma fada pequena que vive nas florestas do Brasil. Vaidosa e maliciosa possui cabelos compridos e enfeitados com flores coloridas. Vive para proteger a fauna e a flora. Junto com suas irmãs, vivem aplicando sustos e travessuras nos caçadores e pessoas que tentam desmatar a floresta.

 

Bicho Papão
Monstro grande, peludo, feio e comilão que assusta as crianças teimosas e desobedientes durante a noite. De acordo com o folclore, ele fica nos telhados das casas, esperando o momento certo de atacar. Esta lenda foi muito usada pelos pais do passado, como "recurso educativo" para ensinar as crianças, através do medo, a importância de respeitar e obedecer aos pais.

 

Curiosidades:

- É comemorado com eventos e festas, no dia 22 de Agosto, aqui no Brasil, o Dia do Folclore.

- Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro. Festas folclóricas ocorrem nesta data em homenagem a este personagem. A data, recém criada, concorre com a forte influência norte-americana em nossa cultura, representanda pela festa do Halloween - Dia das Bruxas.

- A palavra folclore é de origem inglesa. O termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura.

- Muitas festas populares, que ocorrem no mês de Agosto, possuem temas folclóricos como destaque e também fazem parte da cultura popular.

 

 

Revista Fanzine - Dia dos Pais - Meu pai meu Herói - Calebe Augusto Pimentel - João Baptista Pimentel Neto

​10.08.2014

Meu Pai, Meu Herói

Dia dos Pais uma data linda, não podemos negar, o pai é uma pessoa muito importante na vida de todos, e para eles tinha que ter mesmo essa data especial

 

O Dia dos Pais tem uma origem semelhante ao Dia das Mães e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram vida! 

 

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. 

 

A maioria já sabe que a data Dia dos Pais é comemorada sempre no segundo domingo do mês de agosto. Então veja a data certinha que vai cair para o ano de 2014:

 

10 de agosto  Domingo

 

Para essa data você pode procurar varias coisas, grande parte gosta de reunir mais a família para ficarem próximos, mas tem outras maneiras de você fazer isso ficar mais especial também. Entenda que hoje em dia temos muitos e muitos feriados e datas importantes, mas essa como cai em um domingo ela não é considerada feriado, então você pode programar mesmo assim, por que no domingo as pessoas não costumam fazer quase nada mesmo, então é uma oportunidade para reunir a família. O dia dos pais é mais um momento familiar mesmo.

 

Se você ainda tem o privilégio de ter seu paizão, seu herói por perto, aproveite:

abrace-o, diga o quanto o ama! Faça isso todos os dias com o seu grande herói! 

 

Feliz dia dos Pais!
Revista Fanzine - Rodeio de Americana

07.2014

Rodeio de Americana

28ª edição da festa foi sucesso absoluto 

 


Entre os dias 13 e 22 de junho de 2014 a cidade de Americana recebeu turistas de diversos cantos do país para prestigiar mais uma edição do tradicional rodeio, um dos principais e mais importantes do país. 

Atrações como Jorge e Matheus, Gustavo Lima, Luan Santana, Chitãozinho e Xororó estiveram presentes, levando o público à loucura. 


Na opinião dos dois principais diretores do Clube dos Cavaleiros de Americana, Beto Lahr e Pé Meneghel, presidente e vice, respectivamente, a 28.a Festa do Peão Boiadeiro, encerrada na madrugada desta segunda-feira, dia 23, foi um sucesso. “Diante das restrições econômicas da atual realidade do país e da realização da Copa do Mundo de Futebol em nosso país, mesmo assim podemos dizer que foi um sucesso”, resumiu Beto Lahr. “Se na primeira semana tivemos um público menor do que o normal, já na segunda, que teve mais dias de atividades, recuperamos de forma significativa, cerca de 80%”, completou Pé Meneghel.

Os dirigentes explicaram que, como ocorre em quase todas as edições da Festa do Peão de Americana, esta não foi diferente em relação à diversidade de atrações e algumas inovações experimentadas. Um DJ internacional, a volta do Só Pra Contrariar, a Tenda Parada Funk, a mudança da data do desfile e artistas que se apresentaram pela primeira vez – como Anita e Lucas Lucco – estão na lista apresentada por ambos. “Infelizmente não tivemos o público esperado em shows importantes como o de Luan Santana e no primeiro sábado. Mas, no sábado seguinte, com quase 65 mil pessoas no recinto, grande parte da galera foi recuperada”, detalhou o presidente.

“O rodeio de Americana é o melhor do Brasil, os melhores shows estão aqui. Vamos continuar inovando e tentando, sempre, trazer o que há de melhor”, finalizou o presidente.

Revista Fanzine - Dia dos Namorados

06.2014

Todas as formas de dizer...
"Eu te Amo" 

Comemore o Dia dos Namorados em grande estilo, e transborde seu amor todos os dias! 

 

É dia de celebrar o amor.. No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de Junho por ser véspera do Dia de Santo António, santo português com tradição de casamenteiro.


No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho. A data foi escolhida por ser a véspera do dia de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. É para Santo Antônio que as solteiras rezam e acendem velas pedindo um namorado.

O Dia dos Namorados também faz parte da tradição de outros povos. Nos Estados Unidos e na Europa é comemorado no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim (Valentine´s Day, em inglês).

A origem do dia de São Valentim é controversa. Uma versão da Igreja Católica refere que Valentim foi um sacerdote que viveu em Roma no século III, época em que o Imperador Claudius II proibiu o casamento durante as guerras, por achar que os soldados solteiros eram melhores em combate.

Mas, o sacerdote continuou a realizar os casamentos em segredo. Quando o imperador descobriu condenou Valentim à morte. Após sua execução em 14 de fevereiro, São Valentim passou a ser o padroeiro dos apaixonados.

 

Hoje, é dia de comemorar! Aproveite e diga ao seu amor o quanto é importante.. o quanto o (a) ama, e o quanto é bom ficar ao seu lado... 

Revista Fanzine - Parabéns, MÃE!

05.2014

Parabéns, MÃE!

Ela tem a sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar

 

Ela tem a capacidade de ouvir o silêncio. Adivinhar sentimentos. Encontrar a palavra certa nos momentos incertos. Nos fortalecer quando tudo ao nosso redor parece ruir. Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar.

 

Mãe é uma mulher sublime. Uma mulher que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus, e muito de anjo pela incansável solicitude dos cuidados seus; é uma mulher que mesmo sendo frágil, consegue reagir com a bravura de um leão; uma mulher nos dá segurança porque ao seu lado todas as dores são esquecidas.

 

O dia das Mães, comemorado, neste ano, em 11 de maio, é muito mais do que comércio lotado e correria das compras. O Dia das Mães é a data do perdão, da valorização e do momento de dizer àquela que deu – e dá - a vida por você o quanto ela é importante!

 

Para os filhos aí vai uma dica: o dia das mães tem que ser comemorado todos os dias. Mãe é ser sublime que deve ser honrada, amada e valorizada. Beije-a todos os dias e diga o quanto ela é importante para você. Como é bom ter mãe... como é bom deitar em seu colo e sentir que – de verdade – alguém te ama... como é bom receber e dar um abraço.

 

Como sabiamente o autor cita no livro "Minha Mãe, meu mundo": Sua existência é em si um ato de amor. Gerar, cuidar, nutrir. Amar, amar, amar... Amar com um amor incondicional que nada espera em troca. Afeto desmedido e incontido, Mãe é um ser infinito.

 

Parabéns a todas as mães pelo dia tão especial... aos filhos que tem o privilégio de te-la por perto a beije, abrace, diga que a ama...

afinal... mãe é mãe!

 

Revista Fanzine - Por que comemoramos o Dia do Trabalho?

05.2014

Por que comemoramos o Dia do Trabalho?

Data tem objetivo de chamar os povos para uma profunda reflexão sobre direitos

 

As marcantes histórias de luta dos trabalhadores lembradas a cada primeiro de maio mexem com os outros 364 dias do ano. Muito mais do que um feriado, a data tem por objetivo chamar os povos para uma profunda reflexão sobre direitos adquiridos, senso de cidadania e união popular.

 

Pelo mundo, a ideia de que o trabalhador deveria ser um instrumento para o lucro dos patrões foi sendo questionada e as leis passaram a garantir, nas democracias, um novo papel para o cidadão. Pelos ideais solidificados principalmente a partir do final do século 19, o trabalhador deveria ser o sujeito da história, o transformador social. Primeiro de maio se tornou, assim, mais do que história, mas um presente em constante transformação. Os ventos desta mudança têm raízes na Europa e também na América.

 

Em 1886, trabalhadores americanos fizeram uma grande paralisação naquele dia para reivindicar melhores condições de trabalho. O movimento se espalhou pelo mundo e, no ano seguinte, trabalhadores de países europeus também decidiram parar por protesto. Em 1889, operários que estavam reunidos em Paris (França) decidiram que a data se tornaria uma homenagem aos trabalhadores que haviam feito greve três anos antes.

 

Em 1891, franceses consagraram a data de luta por jornadas até oito horas diárias. O século 20 acordou para o fato de que trabalhar mais do que essas oito horas seria considerado inconcebível. Os regimes escravocratas foram repudiados. Trabalho não deveria ser mais sinônimo de exploração.

 

Os trabalhadores compreenderam, em diversas manifestações, que o direito coletivo pode sensibilizar os legisladores, patrões e governos. A sindicalização e o direito à greve são marcos desses últimos 200 anos, lembrados em diversas ocasiões, e que deram às populações noções mais exatas de que o poder emana do povo.

 

O primeiro dia do mês de maio é considerado feriado em alguns dos países do mundo. Além do Brasil, Portugal, Rússia, Espanha, França, Japão e cerca de oitenta países consideram o Dia Internacional do Trabalhador um dia de folga.

 

Gradativamente, outros países foram aderindo ao feriado.

 

No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial.Além de ser um dia de descanso, o 1º de maio é uma data com ações voltadas para os trabalhadores. Não por acaso, a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no Brasil foi anunciada no dia 1º de maio de 1943. Por muito tempo, o reajuste anual do salário mínimo também acontecia no Dia do Trabalhador.

 

Revista Fanzine - Feliz Páscoa!

04.2014

Feliz Páscoa!

Páscoa... ressurreição! A mudança, a transformação, o renascer!

 

Páscoa significa passagem. É a celebração mais importante da Igreja Cristã, onde se comemora a ressurreição de Jesus Cristo.A Páscoa está inserida na Semana Santa, onde na "Sexta Feira Santa" é celebrada a crucificação de Jesus, e no "Domingo de Páscoa" se celebra a Ressurreição e sua primeira aparição para os seus discípulos.

 

O "Domingo de Páscoa" acontece após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera, no hemisfério Norte.

 

A Páscoa é uma festa móvel, varia o dia a cada ano, a data é sempre comemorada entre os dias 22 de março e 25 de abril. A Páscoa é comemorada em vários países. Os espanhóis chamam a data de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

 

Símbolos da Páscoa

 

Um dos símbolos da Páscoa é o coelho. O animal tornou-se símbolo porque, em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração era exatamente no fim do inverno e o início da primavera, quando os animais apareciam nos campos, com seus filhotes, era a época da fertilidade.

 

O ovo também é um símbolo da páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa passagem para uma vida feliz..

Revista Fanzine - 5000 Fanz!!!

04.2014

Um ano... cinco mil curtidas!

Só temos a agradecer o carinho e o respeito dos leitores... a revista é de vocês!

 

Quando escrevemos a matéria de um ano da Revista Fanzine ficamos emocionados de lembrar toda a trajetória... as dificuldades, os tombos, as alegrias... somos um bebê começando a tentar seus primeiros passinhos... e só temos a agradecer todos os leitores da revista pelo carinho e respeito.

 

A recíproca é verdadeira. Cada curtida em nossa Fan Page é uma vitória para nós sim! E hoje estamos em festa... no mês de aniversário da Fanzine, conseguimos chegar a cinco mil curtidas no Facebook.

 

Um número expressivo para o início de uma grande jornada. E só temos a agradecer todos vocês!

 

Nosso muito obrigado por todos aqueles que gastaram o mínimo de tempo para curtir a página da revista, demonstrando a toda equipe Fanzine, que estão realmente gostando do conteúdo e curtindo todas as novidades da revista...

 

A todos os leitores... nossos sinceros agradecimentos! Muito obrigada! A Fanzine é de vocês!

Revista Fanzine - Comportamento, interiores, tecnologia e uma página dedicada à mulher... tudo isso e muito mais na sua revista eletrônica!

03.2014

Período de manutenção garante novidades na Fanzine!

Comportamento, interiores, tecnologia e uma página dedicada à mulher...

tudo isso e muito mais na sua revista eletrônica!

 

Depois de passar duas semanas em manutenção e reformulação, a revista Fanzine volta ao ar com tudo e mais um pouco: quatro abas novas para rechear ainda mais a mídia eletrônica e levar mais conteúdo de qualidade a você, leitor!

 

Após de pesquisar quais assuntos também deveriam ser abordados no site, a equipe da Revista decidiu e a partir de hoje, leitor, você receberá conteúdo de comportamento, interiores, tecnologia e uma página especialmente dedicada à mulher!

 

Assuntos variados, escritos por jornalistas responsáveis e profissionais de cada área, sempre prontos a levar a informação precisa e atual ao leitor.

 

Foram duas semanas de estudos, reformulação e trabalho intenso! Esperamos que gostem das novidades quentinhas para você!

 

 

Enjoy!!! =)
Revista Fanzine - Tráfico humano é tema da Campanha da Fraternidade de 2014

03.2014

Tráfico humano é tema da Campanha da Fraternidade

Igreja Católica quer conscientizar fiéis a fazerem denúncias às autoridades

 

A quarta-feira de cinzas marcou o início da quaresma e também da campanha da fraternidade. Este ano, o tema é o tráfico humano.

 

O cardeal Dom Raimundo Damasceno, presidente da CNBB, apresentou a campanha da fraternidade desse ano em uma missa solene na Basílica de Aparecida, no interior de São Paulo.

 

O vídeo divulgado pela igreja alerta para crimes como o trabalho escravo, a exploração sexual, o tráfico de crianças e a venda de órgãos. Atualmente, de acordo com a ONU, 2,5 milhões e meio de pessoas no mundo são vítimas do tráfico humano.

 

O Papa Francisco enviou uma mensagem para os bispos da CNBB e para todos os fiéis do Brasil. O pontífice afirmou que não é possível ficar impassível sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria.

 

O tema da campanha da fraternidade será debatido até o fim do ano nas paróquias. A Igreja Católica quer conscientizar os fiéis e fazer com que denúncias cheguem às autoridades.

 

"Tenham a coragem de denunciar quando perceberem alguma violação dos direitos humanos em relação ao tráfico de pessoas e, sobretudo, que procurem também criar iniciativas, que possam esse crime horrível universal e que fere de um modo muito violento a dignidade da pessoa humana”, declarou Dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB.

 

“Não é um tema tão discutido normalmente e é algo que vem acontecendo com muita frequência. Então, a sociedade, ela tem que ser conscientizar sobre isso”, afirma uma fiel.

 

Revista Fanzine - Carnaval 2014

03.2014

Parabéns Rosas de Ouro!

Nem o temporal de granizo apagou o brilho da escola inesquecível! Para todos, nós, Roseira campeã, sim!

 

Parabéns Rosas de Ouro! Parabéns pelo desfile impecável! Parabéns pela garra de todos que estavam na avenida, que fizeram, sim, o carnaval inesquecível!

 

Nem o temporal de granizo que caiu sobre São Paulo na madrugada de sexta-feira para sábado foi capaz de apagar o brilho da Rosas de Ouro. Linda, despontou brilhante na avenida, sem perder seu charme, nem sua beleza, nem sua ousadia. Foi capaz de levantar o público presente, lembrando nossa época de infância, despertando a saudade e a emoção de todos!

 

A Rosas de Ouro somou 269,4 pontos conquistando o vice-campeonato. Com certeza, segundo de membros da comunidade e público geral, os jurados precisariam ser mais orientados, levando em consideração a chuva que caiu, que prejudica as fantasias mais ousadas. Mesmo assim, Roseira vice.

 

Com o enredo Inesquecível, a escola mostrou que não brinca em serviço e mexeu com a memória do público. E, claro, não poderia faltar os primeiros sustos da vida. Tal tarefa ficou por conta da ala Trem Fantasma, uma das mais comentadas.

 

Sabemos que tudo que vimos foi feito com muito amor. Roseira campeã pelo desfile incrível que apresentou! Parabéns a todos que desfilaram, que lutaram, que estiveram ali, no anhembi, mesmo embaixo de forte chuva, não deixando a "peteca cair". E não caiu!

 

Parabéns Roseira... parabéns pelo carnaval inesquecível!

 

Parabéns presidente Angelina Basílio, pela sua garra e determinação. Parabéns a toda diretoria, assessoria e a toda a comunidade...

 

E aí fica o grito... "Saudade.. olho pro céu pra nunca te esquecer, meu carnaval inesquecível, combina com você"!

 

A redação da Revista Fanzine também parabeniza a todos da Mocidade Alegre, campeã do Carnaval de SP 2014 também pelo desfile impecável! E também a todos que fizeram o Carnaval de SP acontecer impecavelmente.. a todas as escolas de samba... parabéns pela garra, luta e determinação! Todos são campeões!

 

 

Revista Fanzine - Veja as Fotos da Roseira

02.2014

Rosas de Ouro:
Indiscutível, o melhor ensaio de São Paulo!

Inesquecível! Com esse enredo a Roseira vai firme rumo à vitória no Carnaval 2014

 

Após conquistar a multidão em 2010 com o enredo campeão sobre o chocolate, e de ganhar o vice-campeonato em 2012 e 2013, a Rosas de Ouro – fundada sob os auspícios da poderosa escola carioca Mangueira – espera vencer o desfile paulistano ficando na memória dos jurados com o enredo ‘Inesquecível’. E, se depender da empolgação dos membros e da torcida, o grito de "Campeão" com certeza sairá da garganta! 

 

Justamente! Quem é roseira, é roseira de corpo, alma e coração! Quem vai em seus ensaios, sai de lá emocionado, apaixonado, querendo voltar... indiscutível, o melhor ensaio de São Paulo... contagiante, empolgante! E não é em vão... concilia o clima familiar da comunidade e o espírito de balada. É um lugar democrático, que também facilita a presença de cadeirantes, por respeitar as normas de acessibilidade.

 

A maior novidade das festas desse ano tem a ver com o tema. A cada dia, a Rosas recebe uma personalidade que fez algo "inesquecível", como o grupo de forró Falamansa, e Simony e Fofão cantando os sucessos do "Balão Mágico", que embalaram gerações! A quadra também se destaca pela estrutura, com banheiros limpos, ótimo som e bares bem localizados, sem filas.

 

Segundo a presidente da Rosas de Ouro, Angelina Basílio, este ano, graças aos apoiadores, a Rosas irá fazer a doação de 85% das fantasias. "Estamos trabalhando muito para sermos campeões neste ano.. com certeza faremos um carnaval 'Inesquecível', assim como diz o nosso enredo.

 

 

Roseira, Inesquecível! Roseira, onde canta o sabiá! A Rosas de Ouro desfila no dia 28 de fevereiro no Anhembi. E, quem ainda não compareceu aos ensaios, não perca a oportunidade de conhecer o que é magia, alegria e descontração!

 

A Revista Fanzine esteve presente no ensaio do dia 12 de fevereiro, registrando cada momento do ensaio inesquecível. O fotógrafo Calebe Pimentel não perdeu nenhum detalhe.

 

 

Samba Enredo - Carnaval 2014

 

Enredo: Inesquecível

Compositores: Dr. João, Daniel Osmal, Thiago, Luccas, Luisão e Gabriel Lima

Interprete: Darlan

 

O CRIADOR ABENÇOOU

ME FEZ NASCER, NUM GESTO DE AMOR

E SENTIR NA FORMA DE SORRIR A PROTEÇÃO

DE UM ANJO LINDO A ME GUIAR

PELOS CAMINHOS DESSA VIDA

VIAJEI NO TEMPO, NAS MINHAS LEMBRANÇAS

DE QUANDO ERA UMA CRIANÇA

QUE TINHA MEDO DO BICHO PAPÃO

FAZIA ARTE POR TODAS AS PARTE

SEU LI, BRINQUEI NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO

 

FUI REBELDE, " O TERROR" (BUUUU)

NO BAILE DANCEI COM VOCÊ

PRIMEIRO BEIJO, ME APAIXONEI PRA VALER

OH! MEU BEM QUERER

 

QUANDO DEI POR MIM JÁ HAVIA CRESCI

DOUM CIDADÃO NA "DIREÇÃO" DE SER FELIZ

GANHEI A CONSCIÊNCIA DE LUTAR

PARA MUDAR A CARA DESSE MEU PAÍS

E CONSEGUINDO ME FORMAR

O FUTURO COMEÇAR ?E NESSA HORA DISSE "SIM"

SÃO TANTAS CENAS E CANÇÕES

QUE EMBALARAM GERAÇÕES

NOSTALGIA QUE INVADE O MEU PEITO

SAUDADE! OLHO PRO CÉU PRA NUNCA TE ESQUECER

MEU CARNAVAL "INESQUECÍVEL"COMBINA COM VOCÊ!

 

É TÃO BOM RECORDAR

MOMENTOS MARCANTES DA NOSSA HISTÓRIA

ROSEIRA IMPOSSÍVEL NÃO LEMBRAR

ROSEIRA ONDE CANTA O SABIÁ

 

 

 

Revista Fanzine - No dia 29 de janeiro, coincidentemente à comemoração do Dia do Jornalista, redação da Fanzine volta de férias, cheia de novidades para 2014

29.01.2014

Jornalista.. hoje você é a manchete!

No dia 29 de janeiro, coincidentemente à comemoração do Dia do Jornalista, redação da Fanzine volta de férias, cheia de novidades para 2014

 

Passaram-se o período das festas, férias e nada como voltar ao trabalho, à ativa...  

depois de um período de merecido descanso, a redação da Revista Fanzine volta com muitas novidades para 2014.

 

E não poderia escolher data melhor para voltar aos trabalhos.

 

Hoje, dia 29 de janeiro, comemora-se o Dia do Jornalista... aquele que escreve o hoje para a memória do amanhã... Queremos desejar a todo profissional incansável, dinâmico, disposto, atento, inteligente, a serviço da notícia, da informação e dos fatos, que a pauta do dia seja comemorar!

 

Na pessoa do mestre Jornalista  Paulo Cannabrava Filho, fundador da Nova Sociedade Comunicação Ltda. saudamos a todos os jornalistas!!!

 

E, no seu dia, os profissionais da imprensa, aqui da redação da Revista Fanzine, estão trabalhando, para mostrar a você leitor, uma revista com textos objetivos, de fácil leitura, com imagens que falam por si só.

 

Confira as novidades de sua revista Eletrônica... informação - de agora - 19 cidades, agenda, vídeos, social... tudo isso a apenas um clique! 

 

Revista Fanzine - GP de Motos

​11.08.2013​

Emoção e aventura marcam etapa do GP Motos

Evento aconteceu no dia 22 de setembro em São Paulo; próxima etapa acontece dia 20, em Santa Cruz do Sul/RS

 

No dia 22 de setembro, o Autódromo de Interlagos sediou mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, que contou com categorias GP 250, GP 600 e GP 1000. 

Na categoria GP 600 a vitória foi do Argentino Sérgio Fasci. Largando da pole position, o piloto da MGBike Yamaha Racing completou as 12 voltas da categoria GP 600 com um tempo total de 24mins14s416. André Veríssimo, da Motrix Scigliano Racing, chegou em segundo na pista, mas foi desclassificado na vistoria por irregularidade técnica.Dudu Costa, que defende as cores da Mobil Rush Team herdou o segundo lugar, e Marcos Trotta, Motom, o terceiro. A vitória de Fasci também deu a ele o título de campeão paulista, evento que corre em paralelo ao Brasileiro.

GP 1000

Os pilotos da categoria GP 1000 fizeram uma das mais intensas disputas até agora no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. No final, a vitória foi do argentino Diego Pierluigi, piloto da JC Racing Team, lhe deu o vice-campeonato no Paulista de Motovelocidade, evento que acontece paralelo ao Campeonato Brasileiro. Na segunda colocação ficou o português Miguel Praia, da Center Moto Racing Team, seguido de Wesley Gutierrez, da HPN Racing By Target Race. Luciano Ribodino, da Alex Barros Racing, quinto colocado na corrida de domingo, ficou com o título de campeão paulista, somando 58 pontos, contra 47 de Pierluigi e 32 pontos de Gutierrez.

Para o campeão da competição estadual, esse é um título que dá ânimo para a equipe na continuidade do certame nacional. “Um título é sempre importante. Não fiz uma boa corrida em Interlagos, tive problemas em manter os pneus até o fim, mas fiz os pontos necessários para ficar com o título. Isso é gratificante”, salientou Ribodino. Na somatória dos pontos na disputa nacional, Ribodino continua líder, com 104 pontos, seguido de Diego Faustino, com 62 e Wesley Gutierrez, com 61 pontos alcançados. 

GP Master 

Parte integrante do grid da GP Light, a categoria GP Máster também conheceu o campeão paulista entre os pilotos mais experientes. O troféu ficou com Victor Braga, da SBK Rio, que completou as 12 voltas em 21mins31s041. Ele foi seguido no pódio por seu irmão, Alberto Braga, que defende as cores da Center Moto Racing Team e por Othon Russo, da Crazy Dog. A ordem do pódio também foi a ordem final do Campeonato Paulista, evento paralelo ao Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, onde Victor alcançou um total de 53 pontos, apenas um ponto a mais do que Alberto e três pontos à frente de Russo.

Pelo certame nacional, Victor Braga também é o líder, com 93 pontos. Em segundo, aparece Sidnei Scigliano, 91 pontos, que nesta etapa em São Paulo, apresentou problemas e não completou a prova. Na terceira colocação está Alberto Braga, com 78 pontos. “A prova deste domingo foi difícil para todos. A diferença entre o chão seco e molhado altera a corrida, e em alguns pontos precisamos de mais cuidado. Mas foi uma competição muito equilibrada, como a gente pode ver na própria tabela de classificação”, observou Victor. Alberto concorda com seu irmão. “O campeonato está de parabéns. O nível é muito forte e isso puxa todos os outros pilotos para cima”, disse ele. Já Russo, sai satisfeito com o terceiro posto em Interlagos. “Para mim, um resultado ótimo, que motiva a buscar mais na próxima etapa”, sintetizou.
 
Todas as motocicletas do Moto 1000 GP utilizam como combustível a gasolina Petrobras Podium e como lubrificante o Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, que fornece seus pneus de competição a todas as equipes. O Campeonato Brasileiro de Motovelocidade tem o apoio de Beta Ferramentas, BMW Serviços Financeiros, Servitec, LeoVince, Shoei, Tutto Moto, HPN, Denko, Airfence Brasil e Peterlongo.


A equipe da Revista Fanzine agradece e elogia o respeito e competência da Grelak Comunicação, em nome de Clóvis Grelak, e de todos os patrocinadores do evento. Parabéns aos organizadores!]

 

 

Moto 1000GP

 

O MOTO 1000 GP foi idealizado por Gilson Scudeler, piloto sete vezes campeão brasileiro, e por Alex Barros, campeão brasileiro, piloto com maior destaque em provas internacionais de motovelocidade.

 

Esta soma de experiências permitiu lançar o Campeonato em 2011, com o objetivo de desenvolver a modalidade nos aspectos desportivos, comerciais e promocionais, atendendo às necessidades de pilotos, de patrocinadores e de entretenimento do público.

 

No aspecto desportivo, o Campeonato é direcionado para desenvolver não só as qualidades dos pilotos na pista, mas também a sua postura profissional quando representar uma marca, dar visibilidade a um produto, atender às expectativas do público e, assim, embasar o crescimento da motovelocidade no Brasil.

 

O MOTO 1000 GP tem como principais atrações as categorias com motos de 1000cc, de última geração, com preparação especial para competição. As corridas são intercaladas com shows de manobras radicais, exibições de motos especiais e sorteios de brindes para o público.Apoiado desde o início por grandes marcas e pela DORNA (que organiza o MotoGP), o MOTO 1000 GP preza pelo alto nível técnico das provas e pela segurança dos pilotos, utilizando padrões internacionais em seus eventos.

 

A sexta etapa do Moto 1000GP acontece no dia 20 de outubro, na cidade de Santa Cruz do Sul/RS mantendo o alto nível de todas as competições. Mais informações acesse: www.moto1000gp.com.br

 

Revista Fanzine - Dia dos Pais deve ser comemorado diariamente, com abraço, beijo e consideração!

​11.08.2013​

Pai.. Paizão..

Dia dos Pais deve ser comemorado diariamente, com abraço, beijo e consideração! 

 

Neste domingo, dia 11 de agosto, comemorou-se o Dia dos Pais. A data daquele que é o herói, a figura, o respeito. Mas lembre-se: dia dos pais deve ser comemorado todos os dias... celebrado diariamente com abraço, beijo, consideração, admiração! 

O Dia dos Pais tem uma origem semelhante ao Dia das Mães e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram vida! 

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.

A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).

No Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. 

 

Se você ainda tem o privilégio de ter seu paizão, seu herói por perto, aproveite: abrace-o, beije-o. Diga o quanto o ama! Faça isso todos os dias! Porque ele é e sempre será o seu herói! 

 

Revista Fanzine - "Torcedores de diversos times se unem para torcer por nossa seleção

​01.07.2013​

Bares lucram com final da Copa das Confederações 

Torcedores de diversos times se unem para torcer por nossa seleção 

 

Vitória maravilhosa do Brasil na Copa das Confederações 2013. Vitória também para os donos de bares e restaurantes da região que lucraram com a final do Campeonato. Bonito de se ver torcedores de diversos times unidos para torcer por nossa seleção, tão criticada até então. 

 

Com direito a uma bela atuação em campo e placar elástico no Maracanã, o Brasil derrotou a Espanha por 3 a 0, neste domingo, e conquistou o tetracampeonato da Copa das Confederações. Os gols da seleção foram marcados por Fred, aos 2 minutos do primeiro e aos 2’ do segundo tempo, e por Neymar, aos 43’ da etapa inicial.

 

O título foi construído numa atuação de gala da seleção comandada por Felipão. Melhor em campo, não deixou os espanhóis jogar e contou com o oportunismo da dupla Fred e Neymar para conquistar a vitória. A determinação do time foi reconhecida pela torcida, que lotou as arquibancadas do Maracanã e desde o momento da execução do hino nacional deu mostras de que jogaria junto com o time durante os 90 minutos de jogo.

 

A vitória teve um sabor ainda mais especial, por ser num dia especial ao futebol brasileiro, na data em que se comemora os 11 anos da conquista do pentacampeonato mundial, num time também comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari. 

 

Com a conquista, o Brasil tenta a retomada de seu prestígio no futebol mundial, que foi gradativamente diminuída desde a conquista do penta. De lá para cá, antes do título desta noite, o time verde-amarelo venceu duas vezes a Copa América (2004 e 2007) e duas vezes a Copa das Confederações (2005 e 2009), mas caiu nas quartas de final dos dois Mundiais seguintes.

 

Como plus, o Brasil comemora a conquista da Copa das Confederações sobre a atual campeã mundial e uma das favoritas para a Copa de 2014. Desde a Copa de 2006, na Alemanha, a Espanha não levava três gols em um jogo oficial – nas oitavas de final do Mundial, perdeu para a França por 3 a 1.

 

Este é o quarto título brasileiro na Copa das Confederações, o maior vencedor do torneio. Antes havia vencido em 1997, 2005 e 2009. Agora, em terras brasileiras, veio o tetracampeonato e o peso de tentar quebrar um tabu: nunca o campeão da Copa das Confederações foi campeão do Mundo no ano seguinte.

 

 

Revista Fanzine - Todas as formas de dizer "Eu te amo..."

​12.06.2013​

Todas as formas de dizer "Eu te amo..."

Demonstração de afeto e carinho é a perfeita forma de declarar seu amor

 

Hoje é o Dia dos Namorados. Aquele dia que o clima de romance está no ar, o amor prevalece! Vale tudo para agradar à pessoa amada. Data comercial ou não, o que importa é que deve ser comemorada. Seja do jeito que for; o que importa é dizer à pessoa que está do seu lado o quanto a ama e o quanto é importante para você. 

 

 

Independente da forma de dizer "Eu te amo", o que importa é demonstrar seu amor e surpreender. Não só nesta data, mas sempre que tiver vontade. O amor é assim: mágico, surpreendente! 

 

Mas hoje, especialmente hoje, em que comemora-se no Brasil todo o Dia dos Namorados não deixe de demonstrar - de um jeito mais especial - o quanto ama seu (sua) companheiro (a). 

 

 

História

 

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho. A data foi escolhida por ser a véspera do dia de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. 

 

O Dia dos Namorados faz parte da tradição de outros povos. Nos Estados Unidos e na Europa é comemorado no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim (Valentine´s Day, em inglês).

A origem do dia de São Valentim é controversa. Uma versão da Igreja Católica refere que Valentim foi um sacerdote que viveu em Roma no século III, época em que o Imperador Claudius II proibiu o casamento por achar que os soldados solteiros eram melhores em combate.

 

Mas o sacerdote continuou a realizar os casamentos em segredo. Quando o imperador descobriu condenou Valentim à morte. Após sua execução em 14 de fevereiro, São Valentim passou a ser o padroeiro dos apaixonados.

 

O Dia dos Namorados é uma data especial não só para os namorados mas para todos os casais que se amam. As expectativas em torno desse dia permitem as mais variadas demostrações de amor e carinho entre ambos​.

 

12.05.2013
Dia das Mães:
homenagem àquela que dá tudo por nós!

Data deve ser comemorada todos os dias, com valorização dos filhos às mães



“Mãe... é uma só que a gente tem no mundo”. Como sabiamente dizia o poeta, mãe é muito mais

do que uma simples palavra. A data vai muito além do que comércio.

O dia das Mães, comemorado, neste ano, em 12 de maio, é muito mais do que comércio lotado e correria das compras. Não! O Dia das Mães é a data do perdão, da valorização e do momento de dizer àquela que deu – e dá - a vida por você o quanto ela é importante!



Para os filhos aí vai uma dica: o dia das mães tem que ser comemorado todos os dias. Mãe é ser sublime que deve ser honrada, amada e valorizada. Beije-a todos os dias e diga o quanto ela é importante para você. Como é bom ter mãe... como é bom deitar em seu colo e sentir que – de verdade – alguém te ama... como é bom receber e dar um abraço. Como é bom...

Mãe é uma mulher sublime.  Uma mulher que existe que, pela imensidão de seu amor, tem um pouco de Deus, e muito de anjo pela incansável solicitude dos cuidados seus; é uma mulher que mesmo sendo frágil, consegue reagir com a bravura de um leão; uma mulher nos dá segurança porque ao seu lado todas as dores são esquecidas.



Domingo, dia 12 de maio, aproveite e diga a sua mãe o quanto a ama e o quanto ela é importante para você. Porque mãe é aquela que sabe o que você precisa e estará sempre do seu lado, nos momentos bons ou ruins, sempre com um sorriso aberto, pronta para lhe dar colo e sempre com uma palavra, que te acalma e te consola a toda hora!



Parabéns a todas as mães! E que essa data seja comemorada em grande estilo, em c

onformidade com o significado tão forte que faz jus a esse nome!

 

Confira a homenagem que Gabriel Povoas fez a sua mãe Daniela Mercury no show de encerramento da 11 Festa do Caqui de Itatiba. Uma música que retrata perfeitamente o

significado da palavra “MÃE”.



 

 

Revista Fanzine - 25 de Abril
15.04.2013
Em Lisboa: Associação 25 de Abril
recusa ir ao Parlamento

<<Paulo Cannabrava Filho>>

 

A Associação 25 de Abril ( A25A) recusou o convite para estar presente nas cerimónias oficiais do 39. º aniversário da Revolução dos Cravos, na Assembleia da República, revelou seu presidente, coronel Vasco Lourenço. Esta é a segunda vez – e consecutiva – em que a A25A não participa nesse evento.

Para a associação, numa mensagem alusiva às celebrações, “assistimos e sofremos na pele ao destroçar de muito do que de bom se conseguiu, ao retrocesso para ‘ tempos da outra senhora’, à destruição do Portugal de Abril e ao abrir de portas a novas escravidões, à iniquidade, à perda de soberania”.

Porém, “estamos a lutar, com as armas que a Democracia conquistada com Abril ainda nos permite, contra os novos tiranos que nos roubam o pão, o trabalho e a soberania”, garantiu a A25A, adiantando: “Estamos a lutar contra a corrupção [...] e exigir a punição dos seus autores.” Além de responsabilizar o Chefe do Estado, o Governo e o Parlamento pela dimensão da crise em Portugal, a A25A criticou “as oposições políticas ou sindicais” por serem “incapazes de apontar alternativas”.

Em comunicado a Nação, Vasco reitera estar convencido de que “o próximo 25 de Abril será aproveitado pelos democratas portugueses, em especial pelos militares de Abril, para mostrar o profundo desacordo com a prática dos (des)governantes e para evidenciar a sua forte determinação em recuperar Abril.

Aqui fica meu apelo a todas e a todos: participem nas várias comemorações que  haverá por todo o país. (In DN/Lisboa e A25A).

 

Pela importância e atualidade, certo de que ajuda a compreender a conjuntura portuguesa reproduzimos o Pronunciamento de  Vasco Lourenço nas comemorações de 25 de Abril do ano passado. Válido porquanto nada mudou e por que foi omitido pela mídia conservadora.



Companheiros e companheiras de Abril


Aqui estamos nós, mulheres e homens de Abril, a comemorar o “dia inicial, inteiro e limpo”, o dia em que se abriram as portas a todos os sonhos!


Fazemo-lo no local próprio, face à situação a que chegou o nosso país. Fazemo-lo numa perspectiva de festa pela ação libertadora, mas também numa perspectiva de luta pela realização dos ideais e valores que há 38 anos nos lançaram na procura de uma sociedade mais livre, mais justa, mais solidária.


Há 38 anos, os Militares de Abril pegaram em armas para libertar o Povo da opressão e criar condições para a superação da crise que então se vivia.


Fizeram-no na convicta certeza de que assumiam o papel que os Portugueses esperavam de si. Hoje, não abdicando da nossa condição de cidadãos livres, conscientes das obrigações patrióticas que a nossa condição de Militares de Abril nos impõe, sentimos o dever de tomar uma posição cívica e política na defesa dos mesmos valores de Abril que enformam a Constituição.


É a mesma ética e moral que nos conduziu em Abril que no-lo impõem!


Fazemo-lo, não apenas, como militares, mas sim como cidadãos de corpo inteiro, quequerem contribuir para pôr termo ao “estado a que isto chegou”, como diria Salgueiro Maia.


Temos de ser capazes de vencer o medo, a apatia, o conformismo, a inevitabilidade com que nos querem amarrar. Temos de ser capazes de dizer não ao atual estado de coisas e voltar a sonhar!


Não somos donos do 25 de Abril. Desde o próprio Dia da Libertação que ele pertence ao povo português! Não abdicamos é de também o considerarmos nosso, pois nós também somos povo!


Companheiras e companheiros de Abril, não podemos culpabilizar o 25 de Abril pela contínua atitude dos responsáveis políticos que, com a sua acção desbarataram a nossa confiança, destruíram esse bem precioso e vêm demonstrando não estar à altura das funções para que foram escolhidos.


O que nos coloca numa situação verdadeiramente dramática: a perda de confiança dos cidadãos nos seus dirigentes é bem mais perniciosa do que a dívida pública!


O eleito tem de ter uma permanente preocupação com o que o eleitor quer dele, com os seus anseios, as suas necessidades. O poder não é do eleito, mas sim do eleitor, que apenas lho outorga temporariamente. Por isso, o eleito não pode, uma vez escolhido, vender-se a outro qualquer poder, nomeadamente ao poder económico e financeiro.


Hoje, os eleitos já não representam a sociedade portuguesa, por isso temos de ser capazes de mudar a situação: quer através de uma maior participação nas escolhas, que impeçam que o Presidente da República tenha sido escolhido por menos de 25 por cento dos eleitores, quer através de um maior e melhor controlo da acção dos eleitos. Já se provou que estes não podem ser deixados em “roda livre”, temos de ser capazes de encontrar fórmulas de uma melhor prestação de contas, por parte deles, e de um mais eficaz controlo da nossa parte.


É tempo de chamarmos à responsabilidade quem, tendo-a não cumpre os deveres que essa mesma responsabilidade lhe impõe.


Não tenhamos dúvidas: a corrupção, o compadrio, o lobismo corporativo e a abjecta mistura e dependência entre o poder político e o poder económico/financeiro parasitário – parasitário porque não é produtivo – não são mais do que resultados do sequestro da democracia portuguesa por aparelhos partidários fechados sobre si próprios que, sistematicamente, procuram inibir a participação política dos cidadãos e, até, dos seus próprios militantes!


Estamos certos que alguns irão procurar, a partir da Assembleia da República eleita, legitimar a rendição nacional à ditadura dos “mercados”. Por considerar que, nas atuais condições, a Assembleia da República não representará efetivamente os portugueses, queremos aqui proclamar que o povo português, verdadeira e única fonte de soberania, não concede a essa Assembleia da República, independentemente da composição que venha a ter, o poder de entregar a Soberania Nacional, tendo, ao contrário, o dever e a responsabilidade de se opor firmemente a tais desígnios.


Companheiras e companheiros de Abril,  acabei de reler algumas das passagens da intervenção que aqui fiz há um ano, quando este governo não estava em funções. Podia ter relido toda a intervenção.
Fica assim claro que as recentes atitudes por nós tomadas não são conjunturais, não são partidárias, não são assumidas apenas porque temos o governo que temos

.
Entretanto, neste ano que passou, muito piorou em Portugal.


Portugal é hoje é um país onde:


- O contrato social estabelecido na Constituição da República Portuguesa foi rompido pelo poder. Não podemos aceitar a hipocrisia dos que justificam a não renegociação com as PPP’s com o argumento do imperativo de honrar os contratos com a finança, mas não hesitam em ignorar e romper unilateralmente os contratos que têm com muitos milhões de portugueses! O roubo dos 13.º e 14.º meses aí estão para o provar!



- O impedimento às reformas antecipadas e todas as alterações que cada dia implantam aí estão para o demonstrar! Hoje somos um país onde as medidas e sacrifícios impostos aos cidadãos portugueses ultrapassaram os limites do suportável. Condições inaceitáveis de segurança e bem-estar social atingem a dignidade da pessoa humana.


- O rumo político seguido protege os privilégios, agrava a pobreza e a exclusão social, desvaloriza o trabalho.


- Sem uma justiça capaz, com dirigentes políticos para quem a ética é palavra vã, Portugal é já o país da União Europeia com maiores desigualdades sociais.


- Portugal não tem sido respeitado entre iguais, na construção institucional comum, a União Europeia.


- Portugal é tratado com arrogância por poderes externos, o que os nossos governantes aceitam sem protesto e com a autossatisfação dos subservientes.


- O nosso estatuto real é hoje o de um “protetorado”, com dirigentes sem capacidade autónoma de decisão nos nossos destinos.


Aos milhares, os portugueses abandonam de novo a sua Pátria, à procura de melhor vida noutras paragens.
As chamadas “elites” associadas aos sucessivos poderes desprezaram, desde há muitos anos, os conteúdos programáticos da Constituição da República, nascida com o 25 de Abril, transformando o seu cumprimento numa mera formalidade, num pormenor, como se atrevem a considerá-la pela boca de um ministro.


Por outro lado, no que concerne à nossa integração na Comunidade Europeia, essas mesmas “elites” resolveram sempre os assuntos europeus à porta fechada, escamoteando a realidade aos portugueses, sem os consultar, mentiram-lhes no que respeita às políticas de convergência. Como fizeram bem recentemente, na aprovação dos Novos Tratados Europeus.


O que deveria ter sido informação, reflexão, debate e mobilização para o trabalho foi substituído por propaganda, através de uma comunicação social mais ou menos condicionada, que nos ludibriou com ilusões, procurando agora culpabilizar os portugueses pelas causas da crise.


O facto é que o projeto europeu está em causa, pouco restando dos sonhos de Jean Monnet e Schuman. Hoje vivemos a Europa dos Merkozy, onde a solidariedade que lhe deu corpo desapareceu e foi substituída por uma nova ânsia de domínio pelos mais fortes.


Com efeito, nós consideramos que só a solidariedade, que criou o Estado Social, permitiu a consolidação do projeto europeu.


Não defendemos que o atual Estado Social seja intocável, que não seja discutível. É evidente que o mesmo terá de ter presentes as enormes alterações no mundo, em termos políticos e económicos. Não pode é ser o bode expiatório, para resolver os erros dos que nos trouxeram à crise!


Sabemos que o mais fácil é extorquir aos que têm menos capacidade, isto é ao Estado Social, mas temos de ter presente que este, sendo um conjunto de direitos de cidadania é também o cimento da coesão social! E as rupturas na coesão social acabam muitas vezes em soluções totalitárias.


Para o futuro, todos os europeus têm interesse numa Europa forte. No Mundo atual, que pertence cada vez mais a outros, a Europa só terá voz se estiver unida. Quer a Alemanha, a França ou a Inglaterra são países demasiado pequenos para este Mundo!


E, se para esse fortalecimento, é necessário e importante dar forma às relações comerciais, enfrentar as mudanças climáticas, garantir as matérias-primas, com realce para as fontes energéticas, essa Europa forte só será um facto se for coesa, solidária e proteger os direitos fundamentais dos cidadãos.


Só assim poderá garantir a estabilidade a democracia e a paz no seu seio! E isso só será viável se a solidariedade ocupar lugar de relevo. Por isso é tão necessário colocar a solidariedade na ordem do dia…
Isso passa por nos opormos a que a crise seja combatida pelos seus autores, que recorrem inevitavelmente às soluções que à crise nos trouxeram. Eles não conhecem outras e já demonstraram do que são ou não capazes!


Temos que ser claros e contundentes: a responsabilidade pela crise, pelo endividamento, pelos défices, não cabe aos cidadãos em geral! Não foi o desperdício do passado que nos levou à atual situação! Os cidadãos pagaram os seus impostos e foram os governantes que assumiram as decisões que aqui nos trouxeram.
Como não podemos aceitar que a responsabilidade é da administração pública, e das suas instituições.
Teremos de defender uma economia que reduza a pobreza e promova os cuidados de saúde, a educação, a boa habitação e alimentação condigna, para a maioria dos cidadãos. Uma economia que reconheça o valor e a dignidade do trabalho. Enfim, uma economia que, assente numa sociedade com justiça e homens bons e justos, reclame que a finalidade da ação é o homem e o seu bem em si, não o privilégio de alguns, desculpados por via do assistencialismo, a forma mais discriminatória de distinguir os incluídos dos excluídos.


Deve banir-se o assistencialismo como forma de ajuda e proteção dos cidadãos excluídos.
Para isso teremos igualmente que lutar contra o afastamento, cada vez mais acentuado, dos eleitos dos eleitores, que fez crescer para números inaceitáveis em democracia a abstenção, a indiferença e a desconfiança no seio do povo português. Tudo isso fez com que a corrupção passasse a ser regra do poder, as instituições fossem presa fácil de interesses de grupo ou de partido, a democracia se degradasse cada vez mais.


É neste quadro que as medidas em curso nas áreas do trabalho, do emprego, da Segurança Social e da saúde, provocam na nossa sociedade pobreza, insegurança e fome, o que leva ao desespero de muitos cidadãos portugueses. Volta a haver um grupo restrito de privilegiados que detém, de novo, toda a riqueza nacional.


Isso leva-nos a lembrar ao poder político que a sua função é defender os direitos dos Portugueses, defender a autonomia das decisões e a soberania nacionais, no contexto atual.
O que, lamentavelmente, não vem acontecendo!


Impõe-se aqui reafirmar a nossa convicção de que os problemas da Democracia se resolvem com mais Democracia, por isso não nos arvoramos em “salvadores da pátria”, nem queremos assumir um protagonismo que só cabe ao povo português na sua diversidade e múltiplas formas de expressão.


Nesse mesmo sentido, declaramos ter plena consciência da importância da instituição militar, como recurso derradeiro nas encruzilhadas decisivas da História do nosso Portugal. Por isso, declaramos a nossa confiança em que a mesma saberá manter-se firme, em defesa do seu País e do seu Povo. Por isso, aqui manifestamos também o nosso respeito pela instituição militar e o nosso empenhamento pela sua dignificação e prestígio público da sua missão patriótica.


Concluo:


1. Reafirmar a nossa convicção na vitória futura, mesmo que sofrida, dos valores de Abril no quadro de uma alternativa política, económica, social e cultural que corresponda aos anseios profundos do Povo português e à consolidação e perenidade da Pátria portuguesa.


2. Apelar ao Povo português e a todas as suas expressões organizadas para que se mobilizem e ajam, na salvaguarda da liberdade e da democracia em Portugal.


Viva o 25 de Abril!
Viva Portugal
!
Rossio 2012
Vasco Lourenço

bottom of page