top of page
EDUCAÇÃO
  • w-googleplus
  • w-tbird
  • w-facebook
Revista Fanzine - Projeto Vivendo com Arte

05.2015

O Cantar no Vivendo com Arte

O projeto tem como objetivo buscar a inclusão social das crianças de Paraisópolis

 

Primeiro a criança vence a timidez e a vergonha, depois ela se apóia nas demais que como ela também estão aprendendo a cantar. Com o passar do tempo aprendem a melodia, o ritmo e por conseqüência a alegria em cantar. Porém o canto coral exige atenção na música, no regente e, além disto, é necessário soltar a voz. Mas é difícil, para uma criança socialmente excluída, com suas emoções reprimidas, na sua maioria pela violência cotidiana, conseguir soltar a voz.

 

Com o corpo ainda tenso, após alguns ensaios, ela aprende a importância do relaxamento, do aquecimento e principalmente da concentração. Mas concentrar-se também é difícil. Na escola os professores exigem concentração mas é difícil, é impossível! Não é divertido! Não existe alegria no ato de estudar.

 

Cantar, cantar é diferente, é gostoso, é alegre e divertido. Então ela aprende que prestar atenção e concentração não é um bicho de sete cabeças, não é algo impossível, é só deixar a musica tomar conta do pensamento e do corpo, apoiando-se às vezes no colega do lado e com ele acompanhando o grupo e deixar se levar, aprendendo o sentido da letra da música ou então a sua melodia. Claro é preciso se concentrar na música, prestar atenção no regente, aprender os movimentos do regente, o momento certo de entrar, de subir o tom, de cortar a frase ou segurar a nota musical.

 

Com o tempo ela se percebe fazendo música com o grupo e descobre o prazer de fazer música.Vem então a primeira apresentação, a expectativa do passeio, de sair do seu pequeno mundo e conhecer novos lugares, novos ambientes. Que legal conhecer um shopping, um teatro com um palco.

 

Mas toda essa gente vai nos assistir? Será que vai dar certo?

 

O susto passa quando ela começa cantar, lembra de como é divertido e gostoso cantar e sem se dar conta se descobre com satisfação a sua capacidade de realização com os aplausos. Todos aqueles ensaios, repetindo músicas e trechos de músicas deram resultado ela foi capaz de fazer algo bonito, encantou as pessoas com o seu canto. A semente da auto-estima começa a brotar.

 

Neste contexto onde cantar é sinônimo de realização, de satisfação, alegria e auto-estima, são colocadas a necessidade da higiene pessoal, da postura, da disciplina, do respeito, do silêncio na hora certa, da pontualidade e do compromisso com os estudos. A resposta é imediata e extremamente gratificante.

 

O ato de repetir músicas e trechos de músicas até acertar não parece mais ser tão cansativo, elas se descobrem reconhecendo os seus erros e procuram corrigi-los, não há competição pois estão no mesmo grupo, “fazem parte da mesma música”.

 

Através do canto coral, estas crianças socialmente excluídas tem a possibilidade de ter contato com este novo universo, onde informações, conhecimentos, conceitos, responsabilidades e regras são trabalhadas com alegria, afetividade e de forma prazerosa.

 

A possibilidade de uma nova apresentação, de um outro passeio, do contato com este novo universo, amplia o seu horizonte, o seu mundo ficou maior, ela agora se permite sonhar, tem esperanças de um futuro melhor.

 

Neste momento você percebe o tamanho da sua responsabilidade, “você se torna responsável por quem cativas”. É uma opção que se faz onde não se é permitido desanimar ou desistir. Mas é também uma experiência prazerosa e gratificante, é um enorme aprendizado.

 

 
O Projeto Vivendo com Arte
 

O Vivendo com Arte atua na Comunidade de Paraisópolis com atividades voltadas à arte educação desde 2001, tendo como espinha dorsal do trabalho o Canto Coral.

 

O projeto atende crianças e adolescentes da Comunidade de Paraisópolis com faixas etárias de 7 a 19 anos aproximadamente, estando essas obrigatoriamente matriculadas na rede de ensino. Além do Canto Coral as crianças participam de Oficinas que dão suporte para o Coral e para a formaçao pscioemocinal dos alunos.

 

São elas:

 

* Oficina de Arte

* Preparatório

* Linguagem Musical 1, 2 e 3

* Flauta 1 e 2,

* Violão 1 e 2,

* Orientação Profissional 1 e 2.

 

Todas as atividades são gratuitas. As crianças e adolescentes estão conosco todos os sábados eventualmente aos domingos e feriados na Etec Paraisópolis das 9h às 14h.

 

 

 

 

 

 

Revista Fanzine - SISU terá mais de 215 mil vagas

03.2015

Educafro

Conheça a organização que  luta pela mobilidade social para população pobre e afro-brasileira

 

O objetivo geral da EDUCAFRO é reunir pessoas voluntárias, solidárias e beneficiárias desta causa, que lutam pela inclusão de negros, em especial, e pobres em geral, nas universidades públicas, prioritariamente, ou em uma universidade particular com bolsa de estudos, com a finalidade de possibilitar empoderamento e mobilidade social para população pobre e afro-brasileira.

 

 

 São objetivos específicos da Educafro que contribuem para o cumprimento de sua missão:

 

Organizar e provocar o surgimento de núcleos de pré-vestibular (novos núcleos) nas periferias de todo Brasil; proporcionar surgimento de novas lideranças e cidadãos conscientes nas comunidades e nas universidades; formação cidadã e acadêmica através das aulas de professores voluntários nos cursinhos comunitários, como também:

 

 

Apresentar propostas de políticas públicas e ações afirmativas aos poderes executivos, legislativo e judiciário;

 

 

Difundir princípios e valores que contribuam para a radical transformação social do Brasil e Américas, com fundamento no ideário cristão e franciscano;

 

Despertar nas pessoas a responsabilidade e autonomia na superação de dificuldades as tornando protagonistas de suas histórias;

 

 

Valorizar radicalmente, a organização de grupos sociais e populares como instrumento de transformação social e pressão junto ao Estado;

 

A Educafro tem a missão de promover a inclusão da população negra (em especial) e pobre (em geral), nas universidades públicas e particulares com bolsa de estudos, através do serviço de seus voluntários/as nos núcleos de pré-vestibular comunitários e setores da sua Sede Nacional, em forma de mutirão. 

 

No conjunto de suas atividades, a Educafro luta para que o Estado cumpra suas obrigações, através de políticas públicas e ações afirmativas na educação, voltadas para negros e pobres, promoção da diversidade étnica no mercado de trabalho, defesa dos direitos humanos, combate ao racismo e a todas as formas de discriminação.

 

 

COMO FAZER PARTE

 

Se você já concluiu o segundo grau ou está em via de terminar e quer ingressar na universidade, ou quer ser professor/a voluntário/a em nossos projetos, então não perca tempo:

 

O primeiro passo para quem quer ser aluno/a, professor/a ou coordenador/a da  Educafro é participar das reuniões as quintas-feiras, ás 18h00, ou aos sábados ás 16h00, em nossa Sede Nacional

 

 

Rua Riachuelo nº 342 Centro/São Paulo.

 

Acesse o site

 

 

 

 

 

 

 

Revista Fanzine - SISU terá mais de 215 mil vagas

01.2015

SISU terá mais de 215 mil vagas

Confira o resultado do ENEM nos gabaritos publicados hoje

 

O primeiro SISU do ano de 2015 oferecerá 205.514 vagas de graduação nas Universidades Públicas em todo país. Um aumento de 20% em comparação a primeira edição de 2014.

 

Todos os estudantes que participaram do ENEM 2014 podem concorrer as vagas, com exceção aos que obtiveram nota 0 em redação.

 

Processo de seleção do SISU tem início dia 19, na próxima terça-feira dia 13 os candidatos poderão ter acesso ao resultado do Exame Nacional do Ensino Médio.

 

São 5.631 cursos em 128 Universidades ofertados pelo Sistema de Seleção Unificada conforme informado pelo Ministério da Educação.

 

Das 63 Universidades Federais brasileiras,  59 utilizam do SISU como sistema seletivo de suas vagas de graduação. Todas as instituições públicas devem reservar a partir deste ano,  37,5 % das vagas a estudantes da rede pública, como prevê a lei federal de cotas.  Porém muitas já reservam 50% ou mais das vagas para estudantes de baixa renda.

Revista Fanzine - SQ3R

10.2014

SQ3R

Um acrônomo que promete mudar sua forma de ler e aprender

 

SQ3R ou SQRRR é um método de leitura que pretende ser mais eficiente que a leitura tradicional. Foi apresentado em 1946 por Francis Pleasant Robinson no livro Effective Study (Estudo Eficaz). O nome do método é um acrônimo das palavraS em inglês: Survey (pesquisar), Question (questionar), Read (leitura), Recite (recitar) e Review (revisar). Dessa forma, o método é aplicado em cinco etapas: 

 

1-  Pesquisar (Survey)

Ler a introdução do capítulo, os títulos das seções ou divisões do capítulo, as figuras e legendas. Ao final do capítulo checar, se disponíveis, questões, palavras-chave e resumos. Nesta fase é importante captar as principais ideias para formulação de questões, na fase seguinte.

 

2- Questionar (Question)

Formular questões baseadas no conteúdo assimilado na primeira etapa. Exemplos:

  • Do que se trata o capítulo?

  • Qual o problema ou questão o texto procura resolver?

  • Qual a utilidade da informação?

 

3- Leitura (Read)

Efetuar a leitura do texto, com foco nas respostas para as questões levantadas anteriormente.

 

4- Recitar (Recite)

O leitor deve tentar transmitir a informação baseado no seu entendimento do texto, de forma oral ou escrita. Formular questões e tentar respondê-las. Nessa fase é possível utilizar recursos como mapas mentais, resumos ou frases que resumam o assunto.

 

5- Revisar (Review)

Revisar o estudo utilizando o material desenvolvido durante a aplicação do método.

 

COMO ESTUDAR?

 

Ao estudar faça resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações em árvore, mencionados no item abaixo. Organize-se para periodicamente, ao estudar a matéria, reler os resumos que tiver preparado. Uma boa ocasião é fazê-lo a cada vez que for começar a estudar a matéria. Quando o número de resumos for muito grande, divida-os de forma a que de vez em quando (semana a semana ou mês a mês) você dê uma “passada” por eles. Essa revisão servirá para aumentar de modo extraordinário seu aprendizado e memorização. 

O uso de mais de uma cor em suas anotações é proveitosa, pois estimula mais a atenção e o lado direito do cérebro. Alguns alunos gostam de correlacionar cores com assuntos ou com referências. Por exemplo, o que está em vermelho são os assuntos mais “quentes” para cair, o que está em azul são exceções, princípios na cor verde, e assim por diante. Dessa forma, as cores também funcionam como uma espécie de ícone. 


SQ3R 

Morgan e Deese mencionam estudos feitos pela Universidade de Ohio nos quais se identificou aquele que seria o melhor método de estudo: o SQ3R. Este eficiente método pode ser utilizado isoladamente ou em combinação com outros, sendo referido por praticamente todos os livros que tratam do assunto (metodologia, aprendizado, leitura dinâmica, memorização, etc.). 

Nesse sistema nós reaprenderemos a ler, agora não mais em um passo, mas em cinco. Por demorarmos mais tempo para ler com o SQ3R, aparentemente estará havendo “perda” de tempo. Mas isso é só aparência. Embora se leve um pouco mais de tempo, o ganho de fixação é tão superior que compensa com sobras o esforço de aprender esta nova dinâmica de leitura, em fases. É claro que o leitor só usará este sistema quando achar conveniente, ficando ele como mais um recurso disponível. 

As duas primeiras fases (S e Q) servem para aguçar a curiosidade mental e dar uma noção do que se busca, servem para “abrir” o cérebro e “arar” a terra onde serão lançadas as novas informações. 

As três fases seguintes (3R), que correspondem a três formas diferentes de se ler, correspondem a três momentos de fixação cerebral, um complementar do outro. 

O conjunto facilita o estabelecimento mental de relações e associações, a apreensão, a memorização e a “etiquetação mental”. Em resumo: 

– Defina o que você está procurando ou quer aprender. 
– Formule perguntas e questões. 
– Leia o texto rapidamente, prestando atenção aleatoriamente a termos isolados, lendo os títulos e subtítulos, reparando as figuras, as notas, os termos em negrito. Essa leitura é um “vôo geral” sobre o que será lido em seguida. 
– Leia tradicionalmente, com atenção, e, se quiser, sublinhando o que achar mais importante. 
– Releia o texto, revisando o que for mais importante. Veja se respondeu às perguntas formuladas de antemão. Reforce os pontos de menor fixação. 

Formule perguntas sobre o que se sabe, o que vai ser tratado, o que se quer aprender. Prepare perguntas a serem respondidas. Levante dúvidas. Isso “abre as portas” para a matéria que virá em seguida.I4.3, acima. 

Na primeira leitura, procure apenas a idéia principal, detalhes importantes que sejam rapidamente captados, veja “qual é o lance”. Essa primeira leitura é rápida, “descompromissada”, sem a preocupação com a compreensão total. É um vôo sobre uma floresta antes de descer para caminhar por ela. 

Na segunda leitura faça uma análise melhor, a leitura tradicional, comece a tirar suas conclusões pessoais, a criticar, concordar, anotar, sublinhar, etc. Esta leitura é o passeio a pé pela floresta. Como sublinhar,C19, I5, p. 475. 

Na terceira leitura, você já pode sintetizar, resumir, etc. Aqui você utilizará e melhorará eventuais anotações rápidas feitas na 2ª leitura. Ao final dela você já deverá sentir-se apto a fazer uma explanação sobre o tema. Essa leitura é aquela onde se anota o que ficou de mais emocionante ou importante da visita à floresta, é aquela onde você, novamente do avião, registra os pontos mais bonitos, onde existe esta cachoeira, aquela nascente ou aquela árvore fenomenal, etc. 

Após terminar o estudo pelo SQ3R, pegue o questionário previamente preparado e veja se já pode respondê-lo. O que você responder é o que já foi fixado. Procure em seguida as respostas para as perguntas que não tiver respondido, o que servirá como excelente forma de aprender e fixar a matéria. 

Revista Fanzine- UNESP

09.2014

Unesp define seu calendário para o Vestibular 2015

Período de inscrições será de 15 de setembro a 10 de outubro

 

A Unesp definiu as datas do seu Vestibular 2015 em reunião com outras seis instituições públicas de ensino superior. O encontro aconteceu no dia 28 de abril.

O período de inscrições para a Unesp será de 15 de setembro a 10 de outubro. Antes deste período, a instituição divulgará as datas para pedidos de isenção e redução da taxa.

 

O exame da primeira fase acontecerá no dia 16 de novembro, um domingo. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 14 e 15 de dezembro, um domingo e uma segunda. No ano passado, as provas foram aplicadas para 99.422 candidatos em 36 cidades, sendo 32 destas no Estado de São Paulo.

 

O resultado final da Unesp será divulgado em 28 de janeiro de 2015. A Resolução deverá ser divulgada em julho, com todas as informações sobre cursos e vagas disponíveis para ingresso em 2015. Em 2014, a Unesp ofereceu 7.259 vagas em 171 cursos, disponíveis em 23 cidades.

 

No Vestibular 2015, o Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 25% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Isso deve ampliar a proporção destes alunos nos cursos da Unesp, que nos últimos anos tem sido de cerca de 40% das vagas oferecidas.

 

Sobre a Unesp A Unesp está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo com 34 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.

 

Fundada em 1976, a instituição oferece 181 cursos de graduação e 123 programas de pós-graduação. Tem 48.283 alunos (35.485 na graduação, 11.804 na pós sctricto sensu), 3.625 professores e 7.257 servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade.

 

Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

 

Mais informações

Disque Vunesp: (11) 3874-6300 (de segunda a sábado, das 8 às 20 h)

Sites: http://vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br

Revista Fanzine - OAB - Por William Douglas, alguém reprovado várias vezes em provas e concursos

08.2014

Para você que não passou na prova da OAB

Por William Douglas, alguém reprovado várias vezes em provas e concursos

 

PASSOU OU NÃO PASSOU?

 

 

Esta era a pergunta que eu mais fugia antes de tomar posse no primeiro cargo. Eu me desviava das pessoas na rua, até em prédio eu já entrei só para não ter que responder o doloroso “ainda não”. Pior ainda era responder para as pessoas das quais não dá para fugir: pai, mãe, tia...  Como explicar a reprovação para quem bancava meu curso e meus livros? Até me olhar no espelho era complicado, pois parecia que alguém dentro de mim ficava ralhando comigo. Frustração, vergonha, até uma quase depressão. Doía também imaginar ter que recomeçar tudo de novo, nas mesmas salas... Quando era por poucos pontos, o certo seria ficar feliz pelo progresso, mas o “quase” me matava. Ficava feliz por quem passava, mas também sofrendo por me sentir ficando para trás enquanto o mundo andava. Bem, era assim comigo. E com você?

 

Eu sei como está sendo o seu hoje, porque ele é igual ao meu ontem. E, por isso mesmo, euquase sei qual é seu amanhã, pois ele é meu hoje. Primeiro, vou contar seu amanhã, e depois porque ele é “quase”.

 

Meu hoje começa com orgulho de você e por você. Eu criei a matéria “como passar em provas e concursos” e por isso me sinto habilitado a dizer que entendo mais disso do que seus pais, vizinhos, até mesmo mais que você, ao menos por enquanto. Não escute nem se apequene por ninguém que olhe feio para você, ok? Não pratique auto-bullying também, valeu? Eu, que entendo de concursos, estou muito orgulhoso de você. Seus professores no curso, presencial ouon line, e eles também são especialistas, são feras no assunto, também estão muito orgulhosos de você, pode perguntar a eles.

 

Você foi lá e fez a “danada” da prova. Simples assim. Venceu o medo, fez sua parte, tentou. Algo deu errado? Claro, porque afinal de contas você não passou. Mas por favor, veja também quantas coisas deram certo, quantas estão dando certo. Você tem tudo o que precisa para ir lá de novo e na próxima vez passar.

 

Seu hoje está difícil, mas vamos falar do seu amanhã (o meu hoje, o hoje dos seus professores do curso).

 

Hoje ninguém me julga por aquele monte de reprovações, e eu tive um monte delas. Hoje só olham as “pipocas” que explodiram. As pipocas que não explodiram ficaram no fundo da panela do tempo e da vida. Hoje eu e seus professores, todos estamos “passados”, aprovados, empossados, e você estará assim daqui a um tempo. Estou quase certo disso.

 

Vamos ao “quase”. Quem fizer o que tem que ser feito estará comemorando sua aprovação daqui a algum tempo. A diferença entre o sonho e a realidade é só a quantidade de tempo e de trabalho necessários. Trabalhar é estudar, treinar, rever, aperfeiçoar a si mesmo.  Só quem não vai passar será aquele que entrar em um processo infinito de autocomiseração e desânimo. Não faça isso. Faça o contrário: lembre que você já é um vencedor, apenas ainda não colheu tudo que um vencedor colhe, porque boas colheitas levam tempo para acontecer. Se outro colheu rápido, sorte dele, que bom! Cada um tem seu tempo de germinar e nascer. Vá viver sua vida e sua história, pare de ficar pensando nos outros. Cuide de você. Você é sua melhor carta para jogar o jogo da vida ... e temos que jogar com as cartas que temos na mão.

 

Seu amanhã vai apagar o dia ruim que você está passando hoje. O seu amanhã será ótimo se você fugir do “quase”.

 

Há uma tentação de desistir, de chutar tudo para o alto, de se concluir incapaz. Esqueça isso. Lamente, chore, mas só para desopilar o fígado. Descanse dois a três dias e volte para os livros. Refaça a prova, veja onde errou, onde precisa treinar mais. Lembre que você já caminhou parte da estrada, que levou um tombo, mas que eles ensinam a caminhar melhor. Lembre que você pode. Reprovação é uma vírgula, não uma sentença final. Concurso se faz não para passar, mas até passar. Simples assim.

 

Hoje você só está diante de uma pipoca que não explodiu: não a mastigue. Elas são duras. Invista toda sua alma e até sua frustração em procurar a pipoca boa. Elas são macias, saborosas. Chore, sofra, tire uns dois a três dias para curtir a ressaca, e volte para a mesa de estudos, para o livro, para o curso, para sua história de vencedor, porque você é um.

 

Celebre seus amigos que passaram. Você viverá isso daqui a um tempo. Celebre a si mesmo. Junte-se a mim e aos seus professores nesse extremo orgulho de você estar vivendo sua história e seguindo sua estrada. Estrada com pedras sim, mas com final feliz.

 

Eu e seus professores, nós temos muito orgulho de você. Celebramos sua coragem e seus progressos. E se você seguir em frente, e fizer o que tem que ser feito, celebraremos juntos não só a dor de hoje, mas também as vitórias imensas que o amanhã vai trazer.

 

Revista Fanzine - Todos pela Educação

07.2014

Todos pela Educação

Escolas têm até 4 de agosto para aderir à jornada ampliada e qualificar aprendizagem

 

Escolas da educação básica pública, municipais e estaduais, podem aderir ao Programa Mais Educação até 4 de agosto. Em 2013, o programa atendeu estudantes de 49 mil escolas das 27 unidades da Federação e, neste ano, a meta é atingir 60 mil escolas.

 

Ao oferecer educação integral ou jornada ampliada, as redes públicas contribuem para qualificar a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, reduzir a repetência e a evasão escolar. Escolas que ingressam no programa oferecem, no mínimo, sete horas diárias de atividades, que compreendem aula das disciplinas do currículo, orientação de leitura e estudo, acompanhamento pedagógico e atividades orientadas nos campos da cultura e dos esportes.

 

Para facilitar a escolha de diretores e coordenadores pedagógicos, o Ministério da Educação oferece às escolas uma relação de atividades nas áreas de educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza; e educação econômica. O acompanhamento pedagógico é obrigatório.

 

Para participar do Mais Educação, as escolas devem preencher o cadastro no PDDE Interativo, informar dados como os número de estudantes e escolher as atividades.

Revista Fanzine - Pro Uni

06.2014

MEC divulga resultado do ProUni

MEC divulga resultado do ProUni

 

O Ministério da Educação divulgou neste domingo (15) na internet o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). A partir de segunda-feira, os candidatos devem se dirigir à faculdade para a qual foram pré-selecionados, levando os documentos que comprovam as informações prestadas na ficha de inscrição.

Para evitar contratempos, o candidato deve verificar o horário e o local no qual deve comparecer para a apresentação das informações. O prazo para que isso seja feito vai até o dia 24. Caso perca o prazo, o candidato é automaticamente retirado do processo.

O ProUni oferece bolsa de estudo integral ou parcial (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.

O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para bolsa parcial.

Esta edição do programa ofertou 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos.

 

De olho no SISU

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. No dia 24 de junho será divulgado o resultado da segunda chamada. 
24/06 a 07/07 - Prazo para participar da Lista de Espera
27/06 a 02/07 - Matrícula da 2ª chamada
14/07 - Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Revista Fanzine - ENEM

05.2014

Abertas inscrições para o ENEM 2014

Prazo vai até 23 de maio; provas serão nos dias 8 e 9 de novembro

 

O sistema de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 foi aberto às 9h desta segunda-feira (12). As inscrições podem ser feitas até as 23h59 do dia 23, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/.

 

O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, e a expectativa é que até 8,2 milhões de estudantes se inscrevam este ano. Os candidatos podem tirar dúvidas sobre a inscrição em um passo a passo produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame, no site enem.inep.gov.br.

 

Em 2013, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram no Enem e mais de 5 milhões fizeram as provas. A taxa de inscrição não mudou – continua R$ 35 –, e o pagamento do boleto deve ser feito até o dia 28 de maio.

 

Ficam isentos da cobrança todos os alunos de escola pública ou que comprovarem renda familiar mensal inferior a R$ 1.086.

 

Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, entre as 13h e as 17h30 (horário de Brasília).

 

No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, o tempo de exame será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).

 

Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual) em 1.699 municípios do país.

 

Este ano, 785 mil funcionários vão ajudar na realização do Enem, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de prova.

Revista Fanzine - Dr. Willian Douglas ensina a todos com sua palestra que aborda técnicas de otimização de estudo

04.2014

Como passar em provas e concursos?

Dr. Willian Douglas ensina a todos com sua palestra que aborda técnicas de otimização de estudo

 

Quem não tem como meta passar em um concurso público? É estabilidade e segurança pra vida toda! Nos dias atuais, ser aprovado em um concurso público pressupõe muito mais do que apenas estudar. Necessário se faz, dentre outras coisas, tempo livre para dedicar-se, saber dar preferência a determinadas matérias, preparar-se mental e fisicamente para o dia da prova, deixando de lado as pressões inerentes à sua realização e, mais do que tudo isso, ter força de vontade.

 

Dr. Willian Douglas, juiz federal e professor universitario é considerado o guru dos concursos. Autor do best seller "Como passar em provas e concursos", percorre o Brasil ministrando a palestra sobre o assunto, aborda as técnicas de otimização de estudo, incluindo organização, planejamento, técnicas de estudo propriamente ditas e técnicas de realização de prova. A palestra aborda também programação do cérebro, memória e assuntos correlatos. O conteúdo da palestra é aquele que já foi ouvido por mais de 800.000 pessoas no país, baseada no best seller “Como Passar em Provas e Concursos”, o primeiro, melhor e mais completo manual sobre o assunto, com mais de 150.000 mil exemplares vendidos.

 

"O cérebro humano só guarda o que nos agrada muito ou o que nos traumatiza. O apreendizado é muito ligado à emoção. Se você não gosta de uma certa matéria, provavelmente não irá conseguir aprendê-la. O primeiro passo, portanto é aprender a gostar daquelas disciplinas que temos "nojinho", pois são sempre elas que vão causar uma reprovação", esclarece William. Para ele, as matérias tem de ser encaradas como uma chave para o serviço público e para as coisas boas que o cargo traz.

 

Muitos concurseiros se identificaram com a história de vida do especialista, que antes de alcançar sua vitória, passou por muitas reprovações, como os concursos de fuzileiro naval, defensor público, juiz de Direito, entre outros. "Eu sou um especialista em reprovação. Sei como é ser rejeitado, como é receber um não. Muitas vezes, com as reprovações, acabamos desanimando, escutando vozes internas e externas negativas, que nos fazem pensar que não nascemos para isso. Mas todos nós temos que ter em mente: se somos capazes de sonhar, somos capazes de fazer", declarou o "guru". William ressalta que a reprovação deve ser encarada como um certificado de coragem, e uma espécie de laudo que irá apontar onde o estudante deve melhorar.

 

A palestra ainda esclarece como deve ser a rotina de um estudante. Segundo o juiz federal, não se deve perder tempo discutindo o que deveria ou não cair na prova. Além disso, é necessário ter um momento de descanso, onde deve-se recarregar as energias. Outro ponto bastante ressaltado no encontro foi a importância de uma organização de estudos, pois isso ajuda a melhorar o desempenho. "Não basta ter somente o conhecimento, é preciso ter motivação e descobrir o que te faz aguentar a demora para sair um concurso, a pressão dos estudos", afirmou.

 

"Todos devem ter em mente que a melhor maneira de se mudar de vida é com o concurso público. Num mundo onde temos discriminação de raça, onde temos que seguir padrões de beleza, passar em uma seleção é a melhor forma de ser bem sucedido. Um concurso não quer saber se você é bonito ou feio, pobre ou rico. Não se deve fazer concurso para passar, e sim até passar".

 

O famoso branco na prova é sempre uma história que todo estudante tem em comum. William Douglas explica que quando o ser humano fica tenso, ele para de acessar sua memória. E isso muitas das vezes pode acontecer porque o candidato enxerga a prova como uma ameaça, quando ela deve ser encarada como uma coisa boa. Se isso for feito, William garante que o nervosismo irá sumir e assim será possível enxergar os bens que a avaliação trará.

 

"A fórmula básica para se passar em um concurso é simples. Deve-se ter atenção, ficar calmo e se concentrar. Além de ter foco nos estudos e na avaliação, deve-se ler o edital, e as normas da avaliação. Releia a questão, não tenha pressa de ir para casa, confira todas as respostas. Isso pode fazer diferença e você pode marcar mais um pontinho que pode ajudar na nota", disse o especialista.

Revista Fanzine -  Intercâmbio: de olho no custo-benefício!

03.2014​

Intercâmbio: de olho no custo-benefício!

Que tal escolher destino menos popular para realizar seu intercâmbio? Essa é a aposta de algumas agências 

 

Planejar um intercâmbio em países ou cidades menos "tradicionais" e com menor procura de estudantes pode melhorar o custo-benefício da experiência -- em preço e em aproveitamento da cultura local e contato com habitantes nativos.

 

Essa é a aposta das agências de intercâmbio.Exemplos disso são Malta, África do Sul e China, que passaram a ser procurados por brasileiros para o aprendizado de inglês nos dois primeiros casos e de mandarim no último.

 

A informação é de uma pesquisa realizada pela Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais). A fonte desta matéria é do portal UOL. "Malta e África do Sul estão em uma curva bem crescente pelo fato de muitas pessoas ainda precisarem aprender o inglês", afirmou a gerente comercial da agência Experimento, Emília Miguel. Segundo ela, a escolha é "fácil" por causa dos preços mais em conta que os tradicionais Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. No caso de Malta, explica Emília, existe ainda a vantagem de estar na Europa e facilitar o turismo no Velho Mundo.

 

Já o interesse pela China se dá por conta de seu gigantismo -- e das possibilidades de novos mercados e negócios que o país pode oferecer. Segundo Emília, esses estudantes "já falam bem inglês e querem arriscar aprender outras coisas".

 

Cada um dos destinos têm vantagens e desvantagens -- na África do Sul , por exemplo, ainda há marcas do apartheid e relatos de violência urbana nos grandes centros. Antes de se decidir, convém que o intercambista faça uma boa pesquisa.

 

Cidades diferentes em países tradicionais

 

"Aconselho também países tradicionais como Inglaterra, Austrália e Estados Unidos, mas em cidades diferentes [menos procuradas para intercâmbio de idiomas]. Na Austrália, por exemplo, a gente encontra escolas fantásticas na Tasmânia, inclusive para High School (ensino médio)", afirmou Carlos Robles, presidente da Belta.

 

A gerente de produtos da agência de intercâmbio CI, Luiza Vianna, acredita que existe uma preocupação dos estudantes de ir para lugares com menos brasileiros, o que não acontecia tanto antes. "Ao escolher uma cidade como Bristol, na Inglaterra, você tem menos brasileiros [do que em Londres, por exemplo] e tem umaexperiência muito mais autêntica do cotidiano e do povo inglês", disse Luiza.

 

"Dependendo da cidade, o bacana é que as pessoas são muito mais acolhedoras. Em algumas cidades que não são acostumadas com tanto turismo, como Edimburgo -- que não é uma cidade pequena, mas não está na rota de turismo --, as pessoas param na rua e te ajudam", disse a gerente da CI.

 

De acordo com Carlos Robles, o custo-benefício de ficar em uma cidade pequena nos países tradicionais é bem melhor. "Com um custo de vida mais barato, o estudante economiza e pode fazer outras coisas", orienta.

 

Outra vantagem de ir para um país que ainda não seja tão procurado para intercâmbio, segundo o presidente da Belta, é que geralmente eles estão tentando entrar nesse mercado e, por isso, irão fazer mais ofertas e oferecer grandes vantagens.

 

"Sempre aconselho o pessoal a optar por home stay [moradia em casa de família], pois permite que você se integre com a cultura, converse com alguém que mora no país, que é um cidadão de lá. Sempre fico em casa de família, você sai, conhece os amigos deles e ele podem te dar dicas até sobre onde comprar mais barato", contou Robles.

 

O presidente da Belta acredita que, mesmo com todos os outros fatores, a escolha do destino tem relação direta com o perfil do estudante: "Acho que o perfil de cada um já é mas ou menos definido.

 

Quem busca Nova Iorque ou Los Angeles não é o mesmo que vai buscar China ou Austrália -- ou é quem já fez [intercâmbio] e busca novas alternativas."

 

 



 

Revista Fanzine - Unicamp

02.2014

Unicamp divulga aprovados na 1ª chamada do vestibular 2014

Matrícula presencial acontece no dia 07, quando também sairá a lista

da segunda chamada

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou na manhã  do dia 03, a lista dos aprovados na primeira chamada do vestibular 2014. A consulta também pode ser feita pelo número da inscrição, pelo nome do candidato ou pela inicial do primeiro nome da pessoa no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

Os aprovados no vestibular devem efetuar a matrícula online a partir das 9h desta terça-feira (4), até as 23h59 desta quarta (5). Quem não fizer o processo virtual perde o direito à vaga e não pode ser convocado nas chamadas presenciais. Nesta edição, os selecionados vão preencher 3.460 vagas em 69 cursos da Unicamp, além de outros dois da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). O processo seletivo 2014 teve um número recorde de inscritos: 73,8 mil.

Após fazer a matrícula pelo site, é obrigatório que o candidato compareça na matrícula presencial, prevista para esta sexta-feira (7), quando sai também a lista da segunda chamada. Esses segundos convocados devem se matricular no dia 12, nos respectivos campi dos cursos pretendidos. Já a terceira chamada está programada para o dia 27.

A Unicamp prevê até dez chamadas para o processo seletivo. O calendário e as orientações necessárias para a matrícula estão disponíveis na página da Comvest e no manual do candidato.

A matrícula presencial exigirá o comparecimento do estudante ou de seu procurador, legalmente constituído, para assinatura da lista de matrícula e entrega dos documentos no serviço de graduação da unidade responsável pelo curso para o qual o estudante foi aprovado.

Veja os documentos necessários para fazer a matrícula na Unicamp e na Famerp:

- Diploma ou certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
- Histórico escolar completo do curso de ensino médio;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Cédula de identidade nacional para brasileiros, registro nacional de estrangeiro para estrangeiros residentes no Brasil e passaporte para estrangeiros não-residentes no Brasil;
- CPF (cadastro de pessoa física), para os brasileiros ou estrangeiros com Registro Nacional de Estrangeiro. Não será aceito CPF de responsável;
- Título de eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos;
- Cerificado de reservista ou atestado de alistamento militar para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino;
- Uma foto 3x4 recente para a Unicamp e duas fotos 3x4 recentes para a Famerp.

Confirmação de matrícula
Os candidatos matriculados nas 1ª e 2ª chamadas, inclusive os que aguardam remanejamento, deverão obrigatoriamente fazer a confirmação de matrícula nos respectivos campi, no dia 20, das 9h às 16h.

Alunos ingressantes aos cursos ministrados em período noturno poderão confirmar a matrícula das 18 às 21 horas. Deixar de confirmar a matrícula também acarretará no cancelamento na opção em que estiver matriculado e a perda definitiva da vaga.

Revista Fanzine - SISU

01.2014

SISU oferece mais de 170 mil vagas

Matrícula dos aprovados na primeira chamada do Sisu 2014 terminou dia 21

 

Na última terça-feira, dia 21, foi o último dia para a matrícula dos aprovados na primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2014 que, neste ano, selecionou candidatos para 115 instituições de ensino superior públicas e ofereceu 171.401 vagas.

 

O sistema registrou 2.559.987 inscritos, segundo dados apresentados pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na última segunda-feira (13).

 

O número total de inscrições no sistema foi 4.988.206 - cada candidato poderia fazer duas opções de curso.

 

Entre os cursos que selecionam 100% dos seus alunos pelo Sisu, arquitetura e urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo teve a maior concorrência, com 312 alunos por vaga.

 

Em seguida, aparece medicina da Federal do Acre, com 210 candidatos por vaga. O terceiro lugar é ocupado por medicina na Federal de São Carlos, com 197 estudantes por vaga.

 

De acordo com o ministro, os Estados que tiveram maior número de inscritos foram Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará. As instituições com maior volume de inscritos foram UFC (Universidade Federal do Ceará),UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFBA (Universidade Federal da Bahia).

 

Segunda chamada A segunda chamada de aprovados será realizada no dia 27 de janeiro e as matrículas serão entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

 

As instituições participantes deverão informar a ocupação das vagas de acordo com o seguinte cronograma:

 

Primeira Chamada: de 17 a 24 de janeiro de 2014

 

Segunda Chamada: de 31 de janeiro a 7 de fevereiro de 2014

 

Lista de espera As inscrições para a lista de espera serão realizadas, no portal do Sisu, entre os dias 27 de janeiro e as 23h59 do dia 7 de fevereiro.

 

O estudante só poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à primeira opção.Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares.

 

A lista de espera será utilizada para preenchimento das vagas não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu.

 

A ocupação das vagas será feita segundo critérios definidos em edital próprio de cada instituição participante.

Revista Fanzine - Fuvest

01.2014

Primeira fase da Fuvest foi considerada
atual e inteligente

Resultado sai dia 16 e, segundo candidatos, questões mais difíceis foram de matemática e química

 

Neste domingo, dia 24, aconteceu a primeira fase da FUVEST.

 

O exame teve um contingente de 172 mil inscritos, de quase todas as partes do País, exaltados pela oportunidade de atingir nota classificatória para a segunda do exame, que selecionará os ocupantes das 11.057 vagas de cursos na Universidade de São Paulo (USP).

 

Porém, o exame registrou pela terceira vez consecutiva número recorde de abstenção de candidatos.

 

Neste ano, não compareceram 19.867 pessoas, o que corresponde a 11,5% do total. Também foi recorde o número de inscritos: 172.037 candidatos.Em 2012 a taxa registrada de abstenções foi de 10,7%, ante 9,95% no ano anterior. Na primeira fase de 2010, o índice foi de 7,79% de faltantes.

 

Segundo o coordenador de comunicação da Fuvest, José Coelho Sobrinho, a instituição ainda estuda quais fatores influenciaram o grande registro de faltas. "A Fuvest vai analisar em cada cidade o que ocorreu, quais os elementos que interfeririam na presença das pessoas em cada um dos postos."

 

Segundo Sobrinho, não houve registros de ocorrências e a aplicação da prova foi "tranquila".Professores afirmaram que a primeira fase do vestibular da Fuvest foi uma "prova bem feita, inteligente e atual."

 

Mais de 152 mil candidatos fizeram o exame. O resultado dos aprovados para a segunda fase será divulgado no dia 16 de dezembro. Para eles, a prova foi bem elaborada, com enunciados claros.

Revista Fanzine - ENEM

10.2013​

Resultado do Enem 2013 será divulgado
no início de janeiro

Espelho da correção da redação vai ser divulgado em fevereiro, sem possibilidade de recursos

 

O Ministério da Educação (MEC) informou na noite de 29 de outubro que o resultado da edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será publicado na primeira semana de janeiro de 2014. No ano passado, o resultado foi divulgado no final de dezembro.

 

O MEC também disponibilizou os gabaritos oficiais do Enem 2013, divididos por dia e cor de prova. Os participantes não poderão entrar com recurso contra os gabaritos. Assim como no Enem 2012, os cadernos de provas não foram divulgados junto com os gabaritos.Os espelhos das correções das redações do Enem 2013 serão liberados em fevereiro, mas apenas para fins pedagógicos.

 

O MEC reverteu na Justiça todas as decisões que davam direito ao participante entrar com recurso contra a nota da redação. Desde 2009, foram 13 ações civis públicas contra o Enem.A redação do Enem 2013 será avaliada por duas corretores entre os mais de 4 mil contratados.

 

A discrepância entre as notas de ambos não poderá ultrapassar 100 pontos no total ou 80 pontos em uma competência — no ano passado, o limite era de 200 pontos no total. Quando a diferença for superior ao limite, a redação passará por um terceiro corretor.

 

Se o terceiro corretor não chegar a um acordo com os outros dois avaliadores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, presidida por um doutor. Essa banca também é acionada para examinar as redações com nota máxima (1.000). A partir do Enem 2013, as redações que apresentarem algum tipo de deboche serão zeradas.

 

Como foi

 

As provas do Enem 2013 foram aplicadas no último final de semana, dias 26 e 27 de outubro. Entre os 7,1 milhões de inscritos, mais de 2 milhões não compareceram para fazer o exame.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os ausentes custaram aproximadamente R$ 58 milhões aos cofres da nação.

 

O caderno de provas do primeiro dia do Enem teve 45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química).

 

No segundo dia de provas, os candidatos tiveram que fazer uma redação com o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” e responder 90 questões objetivas divididas igualmente entre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e Matemática e suas Tecnologias.

 

Durante os dois dias de provas, o MEC e o Inep monitoraram todo o processo nas redes sociais. Ao todo, 36 participantes foram eliminados por postarem fotos de dentro dos locais de provas nas redes sociais. Para mais informações sobre o Enem, acesse o Edital ou entre em contato com o MEC pelo telefone 0800 616161.

Revista Fanzine - Palestra na Feira do Estudante foi uma das mais procuradas

08.2013​

Talento do vôlei,
Nalbert fala sobre vitória e superação

Palestra na Feira do Estudante foi uma das mais procuradas 

 

Quando o assunto é vestibular, os atletas têm muito a ensinar. Afinal, poucas carreiras exigem tanto foco e superação quanto as esportivas.

Pensando nisso, a Feira do Guia do Estudante convidou para um bate papo o jogador de vôlei Nalbert, o primeiro jogador na história do vôlei a conquistar o título mundial nas três categorias (infanto-juvenil, juvenil e adulto). Além disso, Nalbert foi bicampeão da Liga Mundial e campeão olímpico (Olimpíada de Atenas).

Capitão da seleção brasileira por oito anos, ele deu dicas e uma palestra entusiasmante para ajudar os vestibulandos a se manterem focados na reta final.

 

Entrevistado por Fábio Volpi, Nalbert elogiou o evento e o preparo dos estudantes, que fizeram perguntas inteligentes sobre vestibular, esportes, dopping, e orientação sobre como conduzir grandes talentos ao esporte nacional! 

Revista Fanzine - "Fiz Senac e me dei bem"

08.2013​

"Fiz Senac e me dei bem"

Alexandre Herchcovitch participou de palestra do SENAC na feira do estudante 

 

Sob o tema "Fiz Senac e me dei bem", o estilista Alexandre Herchcovith participou de palestra na Feira do Estudante, no último sábado, dia 24. 

 

Muita gente estava à espera dessa palestra, uma das procuradas no evento, seja por estudantes de moda, simpatizantes da área e fãs do estilista, que contou um pouco sobre sua trajetória e o quanto é importante estudar no SENAC.

 

Alexandre Herchcovitch é diretor artístico do Bacharelado em Design de Moda do Centro Universitário Senac. Na palestra, esteve ao lado de alunos e ex-alunos que também contaram um pouco de como foi e é importante cursar o SENAC para o sucesso profissional! 

 



 

Revista Fanzine - Educafro promove evento com palestra do Dr. Willian Douglas

05.2013​

Educafro promove evento com palestra
do Dr. Willian Douglas

Juiz Federal é considerado mestre em concursos públicos e estará em Atibaia

neste sábado, dia 18 de maio

 

No próximo dia 18 de maio, a Educafro - Região Bragantina vai contar com palestra do renomado Dr. Willian Douglas. O evento será no Atibaia Residence Hotel, às 13h e a entrada custa R$ 5,00.



Para o coordenador regional da Educafro, Prof. Rodrigo Parras, a palestra é uma oportunidade de saber mais sobre concursos e também de os participantes obterem informações de como alcançar seus objetivos profissionais.



O Dr. William Douglas é juiz federal, professor universitário, mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF) e pós-graduado em Políticas Públicas e Governo – EPPG/UFRJ. É professor honoris causa da Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ.É conferencista e palestrante. Possui larga experiência na realização de provas e concursos públicos, sendo 1º colocado em vários concursos, entre os quais Juiz de Direito/RJ, Defensor Público/RJ, Delegado de Polícia/RJ, CPOR/RJ (Arma de Infantaria) e Vestibular para Direito/UFF. Foi 3º colocado em concurso nacional de monografias sobre a Justiça Federal, 4º colocado no concurso público para professor de Direito, na Universidade Federal Fluminense – UFF, 5º colocado no concurso para Analista Judiciário/TRF da 2ª Região e 8º colocado no concurso para Juiz Federal/TRF da 2ª Região.

 

É ainda autor de vários livros, com mais de 250 mil exemplares vendidos, nas áreas de educação/concursos, jurídicos, desenvolvimento pessoal e espiritualidade.



A Educafro



A Educafro – Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes é uma rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários.

Sua missão é promover a inclusão da população negra (em especial) e pobre (em geral), nas universidades públicas e particulares com bolsa de estudos, através do serviço de seus voluntários(as) nos núcleos de pré-vestibular comunitários.

A subsede Regional da Educafro fica em Atibaia e é responsável por coordenar os núcleos das cidades da região Bragantina.

Revista Fanzine - Passeio da Lanterna é tradição em Atibaia

03.2013​

Passeio da Lanterna é tradição em Atibaia

Caminhando juntas, as crianças cantam músicas  que falam sobre o homem,  a natureza, o céu e a terra



A chegada o inverno é comemorada em grande estilo também na cidade de Atibaia.

Há treze anos, os alunos da Escola Municipal Ercília Bacci, do bairro do Maracanã, realizam o Passeio da Lanterna, no qual as crianças carregam suas lanternas passeando pelas áreas abertas da escola simbolizando essa luz interior: o fogo divino e transformador que todo ser humano tem dentro de si.



Trilhar esse caminho é uma prova de coragem e a lanterna acesa é um estímulo que pode ajudar essas crianças. Caminhando juntos, todos cantam canções folclóricas que falam sobre o homem, sobre a natureza, sobre o céu e a terra e suas relações.



A festa comemora a chegada do inverno, época em que há uma grande inspiração da terra, uma aquietação da natureza. O clima fica mais frio, a noite chega mais cedo, e tudo favorece a uma atitude de recolhimento e interiorização.



 

A entrada é franca e o evento é sempre aberto ao público.  O tradicional Passeio da Lanterna é realizado em vários locais do país. 

E a cobertura completa você acompanhará aqui pela FANZINE!



 

bottom of page