

APRESENTAÇÃO
Fanzine percorre 22 cidades da região
Equipe da revista visitou cada município, conhecendo a história de cada um
Com uma proposta inovadora, a revista FANZINE chega ao mercado para levar ao leitor notícias de 22 cidades da região. São elas: Araras, Americana, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Camanducaia, Campinas, Extrema, Iracemápolis, Itapeva, Itatiba, Jarinu, Joanópolis, Limeira, Mairiporã, Nazaré Paulista, Paulnia, Piracaia, Piracicaba, Rio Claro e São Paulo
Para relatar cada história e mostrar um pouco do charme de cada uma delas, a equipe da Revista Fanzine passou mais um de um mês visitando uma a uma, realizando entrevistas , fotografando e filmando seus pontos turísticos.
E agora, você, leitor confere cada uma delas:
Americana
Localizada na região metropolitana de Campinas, a cidade está inserida na região turística do "Bem Viver" do estado de São Paulo. Americana se destacou no cenário nacional como produtora de tecido, sendo reconhecida como o maior pólo têxtil da América Latina e município de maior progresso na década de 50. Na atualidade, além da vocação têxtil, o município apresenta alguns atrativos em destaque na região que conferem o potencial turístico a ser explorado.
Conhecem a Praia Azul? Situada no km 124 da rodovia Anhanguera, é formada pelas águas do Rio Atibaia devido ao represamento de suas águas para a construção da barragem. É um importante local de recreação e lazer da cidade por possuir um paisagismo característico e conta, ainda, com uma estrutura para atender as famílias e visitantes. E a Praia dos Namorados? É, realmente vale a pena conhecer Americana... E aqui na Fanzine você conhecerá um pouquinho a cada dia sobre essa cidade.
Amparo
Linda por Natureza, Amparo é considerada sinônimo de qualidade de vida. Por lá a agitação e a paz são fórmulas de alegria e bem estar. Passeie na história, faça compras... divirta-se! Além de ser conhecida por sua natureza exuberante, águas medicinais, de clima ameno, Amparo é destaque na preservação de seu patrimônio arquitetônico e histórico, ganhando o título de Capital Histórica do Circuito das Águas.
O município faz divisa com Serra negra, Itapira, Morungaba, Monte Alegre do Sul, Tuiuti, Pedreira, Jaguariúna e Santo Antonio de Posse. Hoje, conta com cerca de 60.404 habitantes
Araras
A 170 quilômetros da capital do Estado, os habitantes de Araras desfrutam de uma infra-estrutura moderna, onde a arborização se faz presente nos quatro cantos da cidade. Aliás, há mais de um século, foi em Araras a realização da 1ª Festa da Árvore no Brasil, considerado o primeiro movimento ecológico do país. Assim a cidade usa o lema "Cidade das Árvores", pois foi a primeira cidade do Brasil a organizar uma comemoração em homenagem ao Dia da Árvore.
O cenário pitoresco é completado por cisnes, patos e gansos acompanhando os visitantes em bando próximos aos pedalinhos encantando a todos com suas danças. O Lago Municipal oferece aos seus visitantes toda infra estrutura necessária para o seu dia de lazer com água potável, quiosques em uma ampla área de descanso, estacionamento, restaurantes e lanchonetes.
Atibaia
Atibaia está longe de ser uma típica cidade do interior. Com um desenvolvimento visível, a cidade conta hoje com mais de 120 mil habitantes e abriga muitos turistas nos finais de semana e feriado que buscam diversas opções de lazer, além do sossego e do ar puro de clima de montanha.
Por ser bem próxima a São Paulo, Atibaia permite que muitas pessoas trabalhem na capital e retornem ao interior no final do expediente, como é o caso da assistente administrativa Maria Paula da Cunha. “Faço esse chamado bate e volta todos os dias, pois só o fato de chegar em Atibaia parece que acaba a sensação de estresse. É maravilhoso morar em Atibaia e, até quando puder fazer isso, farei pois não troco minha terrinha por nenhuma outra”.
Bom Jesus dos Perdões
Bom Jesus dos Perdões é conhecida por suas manifestações folclóricas, especialmente pela reza de São Gonçalo, realizada por violeiros que exibem a CATIRA, (espécie de dança), e onde é servido o afogado, ensopado com carne bovina e batatas servido com arroz e farinha de milho e alface.
O principal grupo folclórico nessa modalidade é o Nossa Gente, que faz diversas apresentações durante o ano, pela cidade.
Bragança Paulista
As belas paisagens desenhadas por colinas, igrejas, praças e jardins renderam o apelido de Cidade Poesia para Bragança Paulista.
Em pleno desenvolvimento, a cidade conta com mais de 140 mil habitantes. Apesar das universidades que lotam as ruas de jovens e de agito, Bragança Paulista não perdeu o charme de estância.
O estudante de direito Alberto Carvalho mora em Bragança Paulista desde 2011. “Meus pais moram em Guarulhos e passei no vestibular da Universidade daqui e optei por morar nesta cidade. O clima e a hospitalidade das pessoas me encantaram muito e pretendo seguir carreira por aqui”, ressaltou.
Camanducaia
Contornada por serras, cascatas e pinheiros, Camanducaia, no Sul de Minas, tem como principal atrativo o belo distrito de Monte Verde, um dos mais concorridos destinos de inverno da região Sudeste.
Inserida no circuito das Serras Verdes, a região tem o Pico do Selado como ponto culminante, a 2.083 metros acima do mar. Nos meses de junho e julho, os termômetros registram temperaturas negativas com frequência.
Monte Verde é um distrito que atrai milhares de turistas aos finais de semana e feriado. “Sempre que posso venho para Monte Verde com minha família. Esse lugar é lindo e encantador”, comentou a moradora de São Paulo, Tassiana Carvalho Bonant.
Campinas
Com cerca de 2,8 milhões de habitantes, Campinas é uma cidade que não para de crescer, sendo considerada um dos maiores polos tecnológicos da América Latina.
No plano urbanístico, o crescimento e diversificação produtiva somados a um progressivo fluxo migratório permitiram à cidade crescer 15 vezes em território e 5 vezes em população no curso de quatro décadas (1950/1990).
Segundo a comerciante Angélica Matheus, Campinas lhe abriu as portas para o sucesso. “Sempre gostei de lidar com vendas. Quando saí do interior para estudar aqui, percebi o mundo que tinha a minha volta, as oportunidades que poderiam surgir. Fui trabalhar como vendedora em uma loja no shopping e fazia alguns bicos também. Consegui guardar um dinheiro e hoje tenho minha própria loja de roupa e sempre com muito movimento. Campinas foi minha oportunidade de crescimento”.
Extrema
Município situado na divisa com o Estado de São Paulo, Extrema possui inúmeras belezas naturais e é muito procurada por jovens devido às trilhas na mata e ao vôo livre.
Lá é possível fazer muitos esportes de aventura como rafting, bóia-cross, trilhas de moto, jipe ou quadriciclo, além de trekking e voo livre.
Uma boa dica de passeio é subir a Serra do Lopo pela Estrada da Embratel até as rampas de voo livre, de lá é possível ver a cidade, as cidades vizinhas e a represa de Joanópolis. “Gosto de vir aqui para admirar a paisagem, que me permite uma paz interior muito boa”, comento a estudante Priscila Ferreira.
Iracemápolis
Conhecido como “cidade dos lábios de mel”, o município de Iracemápolis está localizado a 170 km da capital e surgiu de um vilarejo denominado Santa Cruz da Boa Vista. A origem do nome vem de Iracema que provém da língua indígena e quer dizer virgem dos lábios de Mel e pólis é de origem grega e significa cidade.
Iracemápolis se emancipou de Limeira em 31 de dezembro de 1953. A posse do primeiro prefeito, vice-prefeito e dos vereadores ocorreu no dia seguinte, primeiro dia de 1954.
Daí para cá, o Município não parou de crescer. A presença importante da indústria açucareira cumpre o papel de dar à cidade um lugar de destaque entre os municípios brasileiro, a Usina Iracema é hoje uma das mais modernas do país no ramo açucareiro.
Itapeva
A natureza exuberante de Itapeva encanta os visitantes que procuram por tranquilidade e belas paisagens. Para os turistas que procuram um passeio a dois, os meses frios são a melhor opção para conhecer a cidade.
Do alto da Pedra Chata, a vista abrange praticamente todo o lado oeste do Circuito Serras Verdes, que também inclui as cidades de Camanducaia, Extrema, Toledo, Munhoz e Bueno Brandão, Cambuí e Senador Amaral.
O aposentado Antônio Ferreira mora em Itapeva há 30 anos. “Optei por Itapeva pelo sossego. Aqui é tudo tranquilo, recebemos turistas, fazemos boas amizades”, comenta.
Itatiba
Itatiba cresce e se desenvolve sem abrir mão de seus princípios e personalidade.
O moderno e o histórico se unem nas ruas e prédios dessa cidade, com jeito de interior e ambição de metrópole. A ‘Princesa da Colina', como é conhecida, cresceu e hoje tem porte de ‘Rainha'.
Itatiba é a cidade onde todos querem viver.
Segundo a aposentada Maria da Graça, colaboradora da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do Rosário, morar na cidade de Itatiba é muito gratificante. “O clima é ameno, as pessoas são muito hospitaleiras... é muito bom morar nessa cidade”.
Jarinu
Jarinu é uma cidade pequena, hospitaleira, bucólica e aconchegante, com cerca de 20 mil habitantes, em meio a vales e montanhas, rios e lagos, sítios e chácaras.
Muito visitada por turistas, tem um dos climas mais agradáveis do país. Expressiva produtora de morango, pêssego e ameixa, a cidade integra o Circuito das Frutas. Ao longo do ano, Jarinu realiza duas festas: a da Ameixa, em dezembro, e a do Morango, em junho.
Jarinu é o local onde o turista pode relaxar, passear, degustar excelentes vinhos e cachaças artesanais, hospedar-se em um dos excelentes hotéis, em uma das aconchegantes pousadas ou em chácaras e sítios de aluguel, comer em um dos excelentes restaurantes, para pescar em um dos vários pesqueiros, para andar a cavalo e muito mais!
Joanópolis
Com cerca de 10 mil habitantes, Joanópolis mostra uma repleta variedade de paisagens naturais, onde os mais diversos esportes podem ser praticados em parceria com a natureza.
Conhecida como estância turística, a cidade fica bem próxima da divisa com Minas Gerais, suas várias nascentes e montanhas contribuem para diversificar suas atrações e trazer muita diversão e vastas formas de apreciarem suas qualidades.
Seu maior ponto turístico é a Cachoeira dos Pretos, que está localizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira.
Limeira
O turismo de negócios é o foco da rede hoteleira, cuja taxa de ocupação é alta durante a semana, mas cai aos sábados e domingos. Conhecida pela produção de sucos, Limeira tem visto crescer a fabricação de joias e bijuterias.
Fundada ainda no século 19, Limeira, localizada no leste do estado de São Paulo, já foi um grande centro cafeicultor, a Capital da Laranja e o Berço da Citricultura. Hoje, o município destaca-se como polo industrial do interior do estado, além de cultivo de cana-de-açúcar e produção de mudas cítricas. Com diversos locais para conhecer, um destaque são suas históricas fazendas, que hoje movimentam o turismo ecológico e rural da cidade
Mairiporã
A cidade de Mairiporã conta com cerca de 80 mil habitantes.
As principais atrações turísticas são: Cabeceira do rio Juqueri, cachoeira Sete Quedas, morro da Pedreira Mantiqueira, Pico Olho d’Água, Prainha, Serra da Mantiqueira, Ponte Amarela, Belvedere e Mirante do Lello.
O principal atrativo da cidade é estar bem próxima à Serra da Cantareira - em propriedades arborizadas e tranquilas, ficam hotéis e restaurantes muito eficientes na arte de afastar o stress. Pertence ao Circuito Entre Serras e Águas.
Nazaré Paulista
Nazaré Paulista fica bem próximo à cidade de São Paulo e é um dos famosos destinos escolhidos pelos turistas.
Sua área total possui 326,542 km² e uma média de 16,413 habitantes. Atualmente é referência em ecoturismo com suas belezas naturais, tais como montanhas, cachoeiras e vales.
A Represa de Atibainha oferece práticas de canoagem, mergulho e jet-ski, onde turistas de todo o estado passam tarde agradáveis no local. A Cachoeira Gavirutuva é ótima para trilhas e prática de esportes radicais.
Piracaia
Se você gosta de fazer turismo ecológico, Piracaia é uma excelente dica. Ali é possível fazer trilha, tomar banho de cachoeira e comer muito bem.
Cercada por enormes represas que integram o sistema Cantareira, a cidade oferece aos seus visitantes as pesca amadora e ecológica, além da prática de esportes náuticos.
Os praticantes de esportes radicais como rafting e boia-cross tem diversão garantida nas cachoeiras do Pião e Atibainha. Algumas cachoeiras estão encravadas na Mata Atlântica, o que se por um lado dificulta o acesso por outro garante a sua preservação.
Piracicaba
Piracicaba, localizada na área central do Estado de São Paulo, tem em seu rio, que dá nome a cidade, um cartão de visita inesquecível, que foi imortalizado na letra de Tião Carreiro, Piraci e Lourival Santos, compositores de “Rio de Lágrimas” e tornaram tanto a cidade como o rio, conhecidos em todo o Brasil.
O município - conhecido como noiva da colina, pelo salto memorável na águas do Piracicaba – tem atualmente 364.872 mil habitantes, é servido por nove rodovias e é reconhecido pela sua beleza, pujança econômica, centros universitários e tecnológicos de excelência, grandes multinacionais e pelo fato de aliar, de forma majestosa, todo seu franco e constante desenvolvimento com a simplicidade de seu povo; com o respeito e conservação às manifestações culturais e por figurar como uma cidade caipira do interior, que encanta seus visitantes com seu modo de ser e de viver.
Todas estas características juntas produzem uma cidade que merece ser visitada, com roteiros e atrativos variados para gostos e vontades diferentes.
Rio Claro
Rio Claro, carinhosamente conhecida como "Cidade Azul". Localizada a 175 km de São Paulo, Rio Claro conta hoje com cerca de 196 mil habitantes, segundo dados estatísticos do IBGE. Oferece boas opções de turismo e de lazer, voltados para a ecologia, história e cultura.
Há monumentos bem conservados do século 19, como o museu Theodor Kölle, construído por volta de 1865. A estação ferroviária, inaugurada em 1910 e hoje desativada, tem seu prédio tombado e é considerada um marco arquitetônico da cidade. O Gabinete de Leitura, de 1890, abriga vasto acervo de obras raras.Não deixe de passar pela Usina Hidrelétrica de Corumbataí, de 1895, considerada a mais antiga do estado.
Para curtir a natureza, Rio Claro abriga uma floresta, com mais de 2 milhões de hectares, e o lago Azul, bom para caminhadas.
São Paulo
Fascinante, São Paulo é uma metrópole superlativa em tudo, inclusive na diversidade. Efervescente caldeirão de estilos e culturas onde convivem pessoas de mais de 70 nacionalidades, também é um grande centro de entretenimento: são mais de 280 salas de cinema, 180 teatros, mais de 90 centros culturais e 110 museus, além de inúmeras casas noturnas dos mais diversos estilos para uma das noites mais agitadas do planeta. Sem falar nas compras – com 79 shoppings e dezenas de ruas de comércio especializado. E na gastronomia – há mais de 12,5 mil restaurantes, com 52 tipos de cozinha de todas as partes do mundo. Por motivos assim, vale muito a pena descobrir esta cidade global, repleta de conhecimento, tendências, cheiros e cores.
Falar de São Paulo implica, antes de tudo, em conhecer sua trajetória, uma trajetória tão rica que conta a vida de uma nação. E a redação da revista FANZINE estará atenta a tudo o que acontece nesse estado... um estado de muitos destinos.