

MAIRIPORÃ NEWS

02.2015
Mairiporâ Carnaval 2015
Mairiporã terá quatro dias de carnaval com desfile dos Blocos
Este ano, o Carnaval contará com quatro dias de festa no período de 14 a 17 de fevereiro, à moda antiga, onde os blocos carnavalescos tradicionais da cidade vão agitar os foliões e percorrerão as ruas da cidade, liderados por um mini trio elétrico. Na concentração, os foliões poderão contar com policiamento, banheiros químicos, tendas e ambulância.
A festa começa no sábado, dia 14 de fevereiro: das 14h às 18h, com o desfile do Bloco dos Sujos, em Terra Preta e das 20h às 24h, será a vez do Bloco Vem Kum Nóis, partindo da Padaria do Zinho na Laudemiro Ramos, Cardoso César, XV de Novembro, Coronel Fagundes e Espaço Mário Covas, onde acontece a dispersão.
No domingo, 15 de fevereiro, das 20h às 24h, o Bloco Fernão Dias fará a festa seguindo o percurso: Rua Dom José, Cardoso César, XV de Novembro, Coronel Fagundes e Espaço Mário Covas. Na segunda-feira, 16 de fevereiro, será a vez do Bloco Maria Sapatão (mesmo percurso) e na terça-feira, 17 de fevereiro o Bloco Caprichosos (mesmo percurso).
Pelo menos 30 municípios de São Paulo, Ceará e Minas Gerais cancelaram as festas de Carnaval devido à crise hídrica, problemas financeiros provocados pela redução dos repasses da União por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ou ainda a necessidade de priorizar ações emergenciais como o combate à dengue, por exemplo. Em outras cidades a programação das festividades foi reduzida.

03.2013
Mairiporã: aldeia pitoresca
Recanto de paz próximo à grande metrópole
Mairiporã significa "o habitante mairy" (o europeu-francês). Já uma versão local define-o por aldeia pitoresca. Em sua evolução, a área, inicialmente Juqueri, se configurou à maneira de outros núcleos de povoamento ao redor da Vila de São Paulo. Em 1696, o povoado foi elevado à categoria de Vila de Nossa Senhora do Desterro de Juqueri e, em 1783, passou a ser Paróquia.
A Vila de Juqueri adentrou o século XVIII como fonte de produtos agrícolas para São Paulo, chegando a produzir algodão e vinho para exportação. A associação do nome Juqueri ao hospital causava confusão na entrega de correspondências e desconforto entre os juquerienses. Em dezembro de 1948, foi permitida a mudança do nome do município para Mairiporã.
As principais atrações turísticas são: Cabeceira do rio Juqueri, cachoeira Sete Quedas, morro da Pedreira Mantiqueira, Pico Olho d’Água, Prainha, Serra da Mantiqueira, Ponte Amarela, Belvedere e Mirante do Lello.
O principal atrativo da cidade é estar bem próxima à Serra da Cantareira - em propriedades arborizadas e tranquilas, ficam hotéis e restaurantes muito eficientes na arte de afastar o stress. Pertence ao Circuito Entre Serras e Águas.