

JARINU NEWS

02.2015
Carnaval de Jarinu 2015
Jarinu prepara o melhor carnaval de todos os tempos
Com a expectativa de receber milhares de foliões durante o carnaval a Prefeitura de Jarinu, através da secretaria Cultura, Turismo e Lazer já esta com tudo pronto para o Carnaval 2015, o melhor carnaval de todos os tempos.
A grande novidade do Carnaval 2015 é que esse ano será realizado apenas na Rua Independência, local de maior concentração dos foliões, não havendo bailes no Ginásio de Esportes.
O Prefeito Vicente Zacan garante que a cidade já esta preparada para receber os foliões e que tudo esta sendo feito para que a festa seja inesquecível. “O carnaval na rua foi pedido pelos foliões. Vamos fazer um teste e temos certeza que vai dar certo. Queremos deixar a marca de um carnaval tranquilo, como sempre tivemos em nossa cidade. Recebemos milhares de turistas e, como anfitriões, a população já espera todos com muita alegria”.
Ainda segundo Zacan “nunca tivemos incidentes durante o nosso carnaval, por isso, garantimos que esse não será diferente, pois será o melhor de todos os tempos, mesmo sendo na rua com marchinhas, brincadeiras e a matinê para criançada e toda família,” destacou o Prefeito.
Em Jarinu a programação começa na sexta-feira, a partir das 20h, com o desfile do tradicional bloco das bruacas, onde os homens se vestem com roupas femininas e as mulheres também podem se trajar com roupas masculinas, alegrando os foliões na avenida. Neste ano a expectativa é que o bloco das bruacas desfile com centenas de foliões. O bloco conta com integrante de vários bairros da cidade e turistas. Todos se unem para diversão, até mesmo aqueles que estão somente assistindo.
No sábado, domingo e na segunda-feira, na Rua Independência o Carnaval começa às 20h com o desfile dos blocos carnavalescos e escolas de samba, logo depois, num palco que será montado no final da Avenida Independência garantirá a festa até às 03h da madrugada.
O desfile de rua no bairro Maracanã será realizado no domingo, dia 15, das 20h às 22h com os blocos carnavalescos.
As matinês também serão realizadas na Rua Independência, no domingo e na terça-feira de carnaval das 15h às 18h. Haverá tendas de alimentação e bebidas. De acordo com o setor de fiscalização esta proibida o consumo de bebida alcoólica em garrafas de vidro, sendo apenas em copos descartáveis ou latas.
A Prefeitura manterá uma página na Internet com atualização diária das fotos do Carnaval 2015.
Serviço:
Carnaval de rua
Rua Independência, centro
Informações: 4016-4123

06.2013
Aberta a 30 edição da Festa do Morango
de Atibaia e Jarinu
Evento contou com a presença de autoridades locais, estaduais e federais
A tradicional Festa do Morango de Atibaia e Jarinu foi oficialmente aberta neste sábado, dia 29. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, regionais, estaduais e federais. O evento segue até o dia 09 de julho e tem entrada franca.
No ano passado, cerca de 80 mil pessoas visitaram a festa. O espaço ocupado para a realização do evento, assim como para o desenvolvimento das atividades da associação, foi doado por famílias tradicionais da região, sendo que o primeiro presidente foi Duílio Maziero, nome pelo qual o parque foi batizado em reconhecimento aos serviços por ele prestados, e que seus familiares dão continuidade até hoje.
Assim como a data de realização, a programação é escolhida pela própria associação, que visa fortalecer os pequenos produtores e gerar desenvolvimento econômico para a região no setor de agricultura e abastecimento.
“A festa tem um alto custo e todo o lucro das barracas que a associação tem dentro do parque, que são cerca de 30% do total, é revertido em melhorias no espaço. No ano passado construímos 15 novos banheiros e estamos sempre buscando melhorar a estrutura do espaço. Parte da renda é revertida pela associação para a produção de mudas de morangos no sistema cachoeira (planta-se no vaso e, conforme cresce, as folhas crescem verticalmente para baixo), e doadas aos pequenos produtores. A festa está melhor a cada ano. Ela é simples, diferente e realizada para toda região, que tem essa tradição do cultivo e comercialização dos produtos naturais que são os morangos”, concluiu o presidente Oswaldo Maziero.

03.2013
Jarinu: o ponto de encontro dos turistas que procuram sossego
O visitante pode passear e relaxar na pequena cidade aconchegante
Jarinu é uma cidade pequena, hospitaleira, bucólica e aconchegante, com cerca de 20 mil habitantes, em meio a vales e montanhas, rios e lagos, sítios e chácaras. Muito visitada por turistas, tem um dos climas mais agradáveis do país. Expressiva produtora de morango, pêssego e ameixa, a cidade integra o Circuito das Frutas. Ao longo do ano, Jarinu realiza duas festas: a da Ameixa, em dezembro, e a do Morango, em junho.
Exercendo a sua vocação de cidade do interior, ainda promove festas típicas como as do morango, que tradicionalmente acontece entre os meses de junho e julho, recebendo milhares de pessoas em todos os finais de semana do evento. Em Jarinu também se produz cachaça artesanal cuja qualidade é reconhecida nacionalmente e vinhos artesanais em várias e boas adegas de vinho.
Jarinu também integra o recém criado Circuito entre Serras e Águas, juntamente com outros doze municípios situados no entorno das Rodovias Fernão Dias e Dom Pedro, devido às várias nascentes de rios e aos lagos que se encontram no município.
O município de Jarinu ainda se encontra livre de poluição, tanto do ar, quanto em suas terras e águas devido às políticas municipais adotadas, principalmente as relacionadas ao uso de solo e à de só permitir a instalação de indústrias não poluentes.
Jarinu é o local onde o turista pode relaxar, passear, degustar excelentes vinhos e cachaças artesanais, hospedar-se em um dos excelentes hotéis, em uma das aconchegantes pousadas ou em chácaras e sítios de aluguel, comer em um dos excelentes restaurantes, para pescar em um dos vários pesqueiros, para andar a cavalo e muito mais!